Página inicial > Últimas Notícias > Outorga de grau do ICET diploma 51 novos profissionais

Outorga de grau do ICET diploma 51 novos profissionais

• Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 17h33
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Os formandos dos cursos de Agronomia, Engenharias de Produção e em de software,  Farmácia, Química Industrial, Sistemas de Informação, Licenciaturas em Ciências: Matemática e física e Química e Biologia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam) foram diplomados na última sexta-feira, 22, no auditório do Instituto. Presidindo a sessão solene, o titular do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Raimundo Ribeiro Passos representou o reitor, professor Sylvio Puga, por delegação de competência.

Além da participação do diretor do ICE, estiveram presentes diretor do Icet, o paraninfo do curso de Farmácia, o patrono dos cursos de Química Industrial e de Ciências: Química e Biologia, o professor Geone Maia Corrêa, o paraninfo do curso de Agronomia, professor Gerlândio Suassuna Gonçalves, o paraninfo do curso Engenharia de Produção, professor Joel Castro do Nascimento, o paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Alternei de Souza Brito, o paraninfo do Curso de Engenharia Sanitária, professor Paulo Fernandes Cavalcante Júnior, o paraninfo do curso de Química Industrial, professor Hidelbrando Ferreira Rodrigues, a paraninfa e patronesse do curso de Sistemas de Informação, professora Daniella Oliveira Costa, o paraninfo, patrono e homenageado com o nome da turma do curso de Ciências: Matemática e Física, professor Fernando Fulgêncio León Ávila, a paraninfa do curso de Ciências: Química e Biologia, professora Dominique Fernandes de Moura do Carmo, o presidente do Crea/AM, Afonso Luiz Costa Lins Júnior.

Na ocasião, o diretor do ICE, professor Raimundo Passos, ressaltou a comemoração dos 111 anos da Ufam, que é a maior Instituição de formação no estado, e sua história, escrita também pelos alunos que passam a contar no rol de formados, os quais  integraram o quadro de pessoal qualificado para o desenvolvimento do Amazonas.

Durante seu discurso o professor deu quatro orientações aos novos profissionais, quais sejam: 1) ajam sempre com ética em tudo que fizerem: o diploma recebido não diz respeito apenas a uma instrução, mas mostra uma formação completa que os acompanhará e modelará suas ações; 2) tenham cuidado com as pequenas concessões: o compromisso assumido no ato do juramento representa valores a serem seguidos e adotados, principalmente na época atual, na qual precisamos de pessoas que estejam dispostas a fazer o que é correto; 3) o conhecimento adquirido não é apenas individualizado, pois deve ser compartilhado. O investimento dado deve voltar na forma de prestação de serviço altamente qualificado, e o estado do Amazonas conta com a capacitação e o envolvimento de pessoas como vocês; 4) sigam em frente: agora como profissionais, vocês devem tomar suas próprias decisões.

O diretor ressaltou: Ainda que não tenham um professor para auxiliá-los, não devem desanimar nas primeiras dificuldades. Lutem sem desistir”. Raimundo Passos finalizou dizendo que “a Ufam continua de portas abertas para receber os egressos, seja fazendo outro curso de graduação ou inserindo-se na pós-graduação. "A Ufam sempre será um local de retorno, seja como futuros professores ou técnicos. A história não se encerra com a formatura, mas continuará sendo construída”.

Formandos

CURSO DE AGRONOMIA