Página inicial > Últimas Notícias > Reitor recebe novo presidente da UNE

Reitor recebe novo presidente da UNE

• Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 08h52
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Foto: Bianey Rodrigues

Conhecer a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e oferecer apoio em temas comuns às duas instituições, como a defesa da universidade pública, da autonomia universitária e da garantia dos recursos para a educação, foram os objetivos da visita do novo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão. Ele foi recebido pelo reitor, em seu gabinete, na última segunda-feira, 20.

Empossado em julho de 2019, Iago Montalvão veio ao Amazonas para cumprir agenda institucional. Na Ufam, o presidente da UNE apresentou o apoio da entidade estudantil em temas que envolvem as universidades públicas.  “Vamos construir assembleias e debates nas universidades, festivais culturais em defesa da liberdade e da autonomia universitária e realizar uma Jornada de Lutas com atos nas ruas e nas universidades para denunciar e rebater ações e decisões que enfraquecem a universidade pública”, adiantou o presidente.

Acompanhado pela tesoureira da entidade Bruna Brelaz, Montalvão e o reitor Sylvio Puga conversaram sobre alguns dos desafios que ambas as instituições lideradas por eles devem enfrentar ao longo de 2020. “Uma das principais pautas é impedir que o Future-se seja aplicado. Também vamos defender a garantia dos recursos públicos para as universidades e também defender nossa autonomia universitária contra os ataques e as investidas ideológicas do governo”, listou Iago Montalvão. “Somos totalmente contrários [ao programa Future-se]. Ataca a autonomia universitária e propõe uma pavimentação para a privatização do financiamento da universidade”, expôs.