Página inicial > Últimas Notícias > EEM outorga grau de novos profissionais de Enfermagem

EEM outorga grau de novos profissionais de Enfermagem

• Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 16h42
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 2052

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom Ufam

Ao todo, 41 novos profissionais de enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam) receberam outorga de grau em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 16, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do Campus Universitário. A solenidade de outorga de grau foi presidida pelo reitor da Ufam, em exercício, o vice-reitor, professor Jacoh Moysés Cohen.

Estiveram presentes na solenidade, além do reitor, o diretor da EEM, professor Esron Soares Carvalho Rocha, o titular da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), professor David Lopes Neto, a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Priscila Mendes Cordeiro, o paraninfo do curso, professor Zilmar Augusto de Souza Filho e a homenageada da turma, professora Gilsirene Scantelbury de Almeida.

Em pronunciamento, o reitor, professor Jacoh Cohen, cumprimentou as autoridades de composição da mesa solene, os técnico-administrativos, familiares, convidados e formandos. Em seguida, disse que em virtude da importância e da emoção do momento da formatura de mais uma turma, encontrar palavras que reflitam o sentimento de todos, desde aqueles que até então eram alunos e passam a iniciar uma nova jornada, desta vez, como profissionais. "A Ufam entrega ao mercado profissionais dotados de conhecimento técnico e teórico, os quais foram qualificados por um corpo docente atualizado", disse.

Ainda para o vice-reitor, a Ufam é uma universidade que, enquanto mantém seus discentes na casa também os honra como egressos, buscando a excelência na realização de sua missão que é a de ofertar ensino superior de qualidade. Ele relembrou que a EEM estava vinculado ao Ministério da Saúde através do Serviço Especial da Saúde Púbica (SESP).

O professor Jacob Cohen relatou também que o curso de Medicina começou, assim como o de Enfermagem, iniciando com poucos docentes e, atualmente, a totalidade dos docentes é oriunda da Universidade. “Então, percebe-se que é uma Universidade que chegou para ficar. Os cursos de Enfermagem e Medicina chegaram com o intuito de fazer com que a sociedade tenha a condição de saber que somos pessoas que fazem o bem. Os profissionais dessa área apresentam as melhores técnicas”, disse o reitor que reitera o sucesso da Universidade na formação de mais de 50% de professores doutores e mais de 30% de docentes pós-doutores. “Isso raramente a gente encontra numa universidade do Norte do  Brasil”, completou.

No final de seu discurso, o professor Jacob Cohen desejou sorte e altivez aos novos profissionais, considerando que não se afastem da ética e do amor no exercício da profissão que escolheram. “Não existe profissão da área de saúde sem amor, pois trabalhamos em horários impróprios e em jornadas cansativas”, disse o vice-reitor que parabenizou a todos os novos profissionais de enfermagem.

O diretor da EEM, professor Esron Soares Carvalho Rocha, comentou que o momento da colação de grau traz à luz o sentimento de gratidão e de celebração. Para ele, formar enfermeiros com qualidade diante do contexto atual, é desafiador. "A Ufam oferta à sociedade os melhores enfermeiros do Estado e que a sociedade deve recebê-los de braços abertos, pois, agora, estão preparados", considerou.

O diretor disse ainda que os novos profissionais precisam ter em mente a consciência de que a área da saúde é uma atividade alinhada ao cuidado com afeto, o que exige uma ação  diferenciada e sistemática.

“É um cuidar que requer uma técnica, tempo, dedicação e esses profissionais demandam valoração”, observou o diretor. Para ele, a sociedade precisa compreender sobre a necessidade de um  trabalhador preparado, com condições de desempenhar suas funções de maneira digna.

Relações dos novos profissionais de enfermagem:

1. Adriana Avelino Leal
  2. Aadriana da Silva Serra