Página inicial > Últimas Notícias > Pibid /Ufam realiza solenidade de encerramento das atividades desenvolvidas entre 2018 e 2019

• Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 15h56
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

A solenidade de encerramento das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Amazonas (Pibid/Ufam), relacionadas ao período de 2018-2019, ocorreu na última terça-feira, 14, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

A mesa de abertura teve a participação do diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Otacílio Libardoni dos Santos,  da diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Coari), professora  Vera Lúcia Ibirinba  Bentes, e do Coordenador de Área Sub-Projeto Artes, professor Elias Souza Farias.

O professor João Libardoni cumprimentou as autoridades e o público para, em seguida, falar sobre a importância do Programa da Ufam, principalmente para as Licenciaturas da Universidade, para impulsionar a formação inicial do corpo discente. Ele destacou que, durante esse processo, existe uma aproximação da Universidade com a Educação Básica, permitindo o exercício social de mudança da realidade vigente.

"Muitos dos nossos currículos ficavam engessados em torno de nossas diretrizes, podendo os alunos realizar estágios, muitas vezes, somente a partir do 5º período. Com a chegada o Pibid, possibilitou-se o ingresso mais cedo na prática de formação para a docência”, disse o gestor da Feff.

“A Educação Básica precisa cada vez mais da Universidade, cujo papel social é fundamental, e o Pibid já concretiza essa aproximação”, completou João Libardoni, ao dar os parabéns à coordenação institucional e a todos que fizeram acontecer nessa edição. O diretor também deu a importância aos alunos que de acordo com ele, o programa não existiria sem eles, pois, apesar da queda de investimentos ao programa vem se consolidando a cada edição.

Experiência e resultados

O coordenador institucional do Programa, professor Carlos Victor Lamarão, avaliou positivamente o encerramento das atividades, tendo em vista o cumprimento das metas estabelecidas. Para ele, tudo que foi proposto nos cronogramas de cada núcleo foi realizado, possibilitando a satisfação dos discentes, os quais saem mudados e transformados, a partir das experiências adquiridas. O coordenador enfatizou o compromisso social do programa junto às escolas que o programa atende, permitindo a extensão das atividades  aos alunos da Rede Pública.

“Quando se fala desses alunos, quando se fala desses professores, existe um retorno, ou seja, um feedback positivo de que realmente a ida da Ufam para essas escolas é extremamente positiva”, assegurou o professor.

No período de 2018/2019, o coordenador informou que foram concedidas 854 bolsas para alunos da Universidade, abrangendo os discentes da capital e os do interior, e isso oportunizou o acesso às escolas da Rede Pública de Ensino, permitindo que eles colocassem em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. O professor acredita que isso permitiu verificar a realidade dessas escolas no âmbito municipal e estadual. O coordenador informou ainda que a Ufam foi a segunda instituição de ensino superior em receber o maior número de bolsas no projeto.

“Nesse sentido, a Ufam tem maior visibilidade em nível nacional, com a possibilidade de, no próximo edital, avançar mais ainda nesse número”, acrescentou o professor que informou que participaram aproximadamente 150 escolas da capital e outras 60 do interior, envolvendo cerca de quatro mil alunos.