Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Destaque > Ufam lança mais cinco editais de pós-graduação

Ufam lança mais cinco editais de pós-graduação

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 11h19 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 14h29 | Acessos: 4606

Interessados em se tornar mestres em Matemática, Letras, Informática, Direito Imunologia Básica e Aplicada ou doutores em Informática devem ficar atentos às regras dos editais publicados no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp)

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), informa que os Programas de pós-graduação (PPGs) em Matemática, Letras, Direito e Imunologia Básica e Aplicada estão com inscrições abertas ou com seleção prevista para os próximos meses para cursos de mestrado e doutorado ( apenas Informática). O ingresso nos referidos cursos está previsto para o primeiro semestre letivo de 2021.

Embora todos os editais de pós-graduação estejam disponíveis no site da Propesp, os candidatos devem estar atentos às informações divulgadas nos sites dos PPGs pelos quais têm interesse, pois cada Programa de Pós-Graduação estabelece seus próprios prazos e critérios de seleção. Confira os editais lançados:

PPGM

Do dia 23 de novembro ao dia 31 de dezembro de 2020, estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos para ingresso no curso de mestrado em Matemática do Programa de pós-graduação em Matemática (PPGM/Ufam).

O PPGM dispõe das áreas de concentração Matemática, Matemática Aplicada e Estatística. Podem se candidatar portadores de diploma ou finalistas de curso superior reconhecido pelo MEC em Matemática ou em áreas afins. Através do edital 30/2020, o processo seletivo oferece 30 vagas distribuídas da seguinte forma: 18 (dezoito) vagas regulares, para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 4 (quatro) para a área de Estatística; 6 (seis) vagas suplementares para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 2 (duas) vagas suplementares para a área de Estatística. As vagas suplementares visam atender a política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

PPGL

Com um exame de seleção que compreenderá três etapas, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) oferece, através do edital 31/2020, 36 vagas, sendo 29 para ampla concorrência e 7 suplementares. Para a área de concentração Teoria e Análise Linguística serão destinadas 19 vagas regulares e 5 suplementares e para a área de Estudos Literários serão destinadas 10 vagas regulares e 2 suplementares. O período de inscrição vai do dia 30 de novembro ao dia 11 de dezembro de 2020. As inscrições serão efetuadas por meio do formulário de inscrição disponibilizado na página eletrônica http://www.ppgl.ufam.edu.br.

PPGDIR

Com exame de seleção a ser realizado em 3 etapas, o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGDIR) oferece, através do edital 32/2020, 20 vagas regulares e 4 suplementares para o curso de mestrado que tem como área de concentração Constitucionalismo e Direitos na Amazônia. O período de inscrição vai de 1º a 31 de dezembro a de 2020.

PPGI

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) oferece, através do edital 33/2020, 33 vagas regulares e 7 suplementares para mestrado e 20 vagas regulares e 4 suplementares para doutorado a candidatos das áreas de Computação, Matemática, Estatística, Física, Engenharia e afins. O período de inscrição vai de 4 a 18 de janeiro de 2021.As inscrições serão efetuadas exclusivamente de forma on-line, através do Requerimento de Inscrição preenchido no endereço eletrônico www.ppgi.ufam.edu.br.

PPGIBA

Voltado a candidatos que até a data da matrícula tenham completado o curso de duração plena edevidamente reconhecido nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Microbiologia, Odontologia, Biotecnologia, Biomedicina, Fisioterapia e demais cursos afins, o Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) oferece, através do edital 34/2020, 13 vagas regulares e 3 suplementares para  curso de mestrado. O período de inscrições vai de 4 a 21 de janeiro de 2021. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico do PPGIBA: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Seleções em tempos de pandemia

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, em exercício, professora Adriana Malheiro, foram lançados cerca de 20 editais de Pós-graduação em 2020. “Mesmo neste cenário adverso de pandemia de Covid-19, marcado pela paralisação das atividades presenciais em nossa Universidade, a pós-graduação da Ufam não parou.Com esforço contínuo conseguimos lançar 16 seleções de mestrado e 6 de doutorado”, declarou a gestora.