Estudantes da Ufam projetam aeromodelo e são selecionados para competição nacional

Projeto aeronáutico da equipe Procyon Aerodesign, formada por acadêmicos de Design, Química, Matemática e diversas Engenharias, concorre na categoria Advanced da SAE Brasil.

 
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

 

Esta é a primeira vez que os projetistas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participam da Competição SAE Aerodesign Brasil, organizada pela Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade. O evento ocorre de 3 a 5 de setembro de 2018, na sede do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP) e o tema desta 20ª edição é ‘A Engenharia do Futuro - Novos Horizontes para a Mobilidade’.

Os 21 estudantes de cursos como Design, Química e Matemática e de algumas Engenharias receberam orientação dos professores Cláudio Luiz Filho (Design) e José Reginaldo Carvalho (Ciência da Computação). “É a primeira vez que participamos da competição. Antes, passamos pelo Torneio de Acesso, que foi uma etapa classificatória”, explicam os competidores, que já estrearam conquistando a oitava posição entre os grupos pré-selecionados.

Os acadêmicos destacam que a equipe da Ufam compete na categoria Advanced, uma das três disponíveis e que reserva apenas dez vagas na fase de acesso. As outras categorias são a Regular, com 60 vagas; e Micro, com oportunidade para 25 equipes. “A nossa expectativa é ter um desempenho razoável, obter experiência e divulgar o nome da nossa Instituição”, torcem os membros da equipe Procyon Aerodesign. "O avião que construímos nos classificou para a competição, entretanto, teremos que construir um modelo mais avançado para competir lá", explicam eles.

 

Saiba mais

A Competição SAE Aerodesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, sendo realizada pela SAE International. A partir de 1999, foi incluída no calendário de Programas Estudantis da SAE Brasil. Trata-se de um desafio que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Ao participar do programa SAE Aerodesign, o aluno experimenta um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a concepção, o projeto detalhado e a construção até a fase de testes.

 

Com informações: portal.saebrasil.org.br

Reitor recebe estudantes missionários sul-coreanos

Os universitários pertencem ao Grupo Internacional de Estudantes Universitários voltados para o Estudo da Bíblia (IUBA). Eles ficam em Manaus até o final de janeiro.

Durante o encontro, reitor assinou o projeto que será apresentado à ONU pelos missionários, com vistas a obter apoio para realizar as atividades voluntárias no mundo inteiro.Durante o encontro, reitor assinou o projeto que será apresentado à ONU pelos missionários, com vistas a obter apoio para realizar as atividades voluntárias no mundo inteiro.

 
Por Carla Santos e Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Um grupo de nove estudantes de diversas Universidades sul-coreanas e pertencentes à Igreja de Deus (entidade que surgiu na Coreia do Sul e está presente em mais de 200 países) foi recebido pelo reitor, professor Sylvio Puga, na tarde da última sexta-feira (12), no gabinete da Reitoria.

O encontro faz parte de um projeto de pregação dentro das universidades, o qual é mantido pela instituição religiosa. Durante as visitas, além de pregar o evangelho, os universitários realizam serviços voluntários e apresentam a cultura coreana. Na Ufam, um grupo de dez missionários sul-coreanos residentes em Manaus mantém o Clube de Estudos Bíblicos da Universidade.

Com forte trabalho na área voluntária, os estudantes apresentaram ao reitor o projeto Salvando o mundo de A a Z (ASEZ), para o qual estão colhendo assinaturas, a fim de obter apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) para intensificar as atividades voluntárias. Eles também comentaram a intenção de ensinar a língua coreana aos universitários da Ufam. “O ensino de língua coreana poderia ser ministrado pelo nosso grupo de missionários residentes em Manaus. Mas esse é um projeto que ainda estamos avaliando com a administração da Igreja”, declarou a missionária da Igreja de Deus, Greyce Araújo.

“Estamos sempre abertos a dialogar e oferecer oportunidades, na medida do possível, a toda a comunidade universitária”, afirmou o reitor, ao assinar o projeto que será apresentado à ONU para a intensificação das atividades voluntárias dos estudantes missionários.

Missionários

Para Kim Yeu Lin, a dificuldade em falar português não foi impedimento para uma boa acolhida em Manaus. “Eu pensava que pela minha dificuldade com a Língua Portuguesa, ninguém gostaria de mim, mas todos me receberam muito bem e isso me deu mais ânimo para cumprir minha missão no Brasil. Quero levar o amor da Mãe”, afirmou a missionária.

Ham Ji Yeon, fica feliz pela oportunidade de evangelizar no ambiente universitário. “Na Universidade, existem vários tipos de conhecimentos. Fico feliz de compartilhar o conhecimento sobre o verdadeiro Deus”, declarou.

Evento

O grupo de estudantes sul-coreanos fica em Manaus até o final do mês de janeiro. No dia 24, a partir das 14h30, haverá o evento de apresentação da cultura coreana, que contará com atrações musicais e degustação de comidas típicas. A programação será realizada em local ainda a ser definido do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

 

 

 

 

 

Centro de Estudos de Línguas com matrículas abertas para cursos regulares

 

O Centro de Estudos de Línguas está com matrículas abertas para o semestre regular até o dia 17 de fevereiro. São ofertados os cursos de Língua Portuguesa para Brasileiros, Português para Concursos, Português para Estrangeiros, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Japonesa, Língua Latina, Língua Brasileira de Sinais e Proficiência em Inglês e Espanhol.

Os interessados devem ligar para a secretaria do CEL – Fone: (92) 99142-8631 – ou ir até lá – de segunda à sexta, de 9h às 11h e de 14h às 17h, aos sábados de 09h às 12h, portando os seguintes documentos: cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

Para mais informações, enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , pelo site projetocelufam1990.wixsite.com/celufam ou ainda entrar em contato na fan page: www.facebook.com/celufam

Confira o edital em anexo.

Universidade concede outorga de grau à 64ª turma da Escola de Enfermagem de Manaus

Por Cristiane Souza 

Equipe Ascom

 

O diferencial da cerimônia é a passagem da lamparina grega, símbolo do curso, de um recém-formado a um representante da próxima turma a colar grau.

 

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concedeu o grau de bacharéis a 39 formandos da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) na noite de sexta-feira, 12, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. O vice-reitor, professor Jacob Cohen, presidiu a solenidade, que teve a presença de familiares, amigos e ex-mestres. Uma formanda recebeu o Diploma em caráter especial, ainda pela manhã, na sede da Unidade Acadêmica.

 

O professor Cohen destacou que a Enfermagem é uma área repleta de oportunidades, razão porque se planeja um perfil empreendedor para os egressos da Ufam. “Nosso objetivo é fornecer toda a estrutura capaz de formar empreendedores, e isso também pode ser uma realidade na formação dos enfermeiros. Não há dúvida”, prospectou o vice-reitor. “O nosso objetivo, como profissionais da Saúde, é importantíssimo: melhorar a qualidade de vida da população”, apontou ele, ao mencionar a própria formatura em Medicina, ocorrida há 43 anos.

 

Para a diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, é honorável ter um número expressivo de formandos, profissionais aptos a atuar em diversos segmentos. “No Amazonas, por exemplo, há possibilidades, via concursos públicos, nas Secretarias de Saúde, na área hospitalar privada ou em campos mais específicos, como a saúde indígena”, elencou a docente.

 

Em discurso firme e emocionado, a gestora falou sobre este ser um dos ritos de caráter social que funciona como divisor de águas entre a condição de estudante e a de profissional. “Esses ritos nos impulsionam a assumir novos passos e, a partir de agora, desejo que vivam a profissão em sua plenitude”, encorajou-os. A professora mencionou, ainda, que todos devem pautar sua atuação nas cinco dimensões do processo de trabalho da Enfermagem (assistir, gerenciar, educar, pesquisar e participar politicamente). A educação, segundo ela, deve ser tomada como um processo contínuo de aprimoramento, o que não é simples, mas necessário.

 

Também participaram da mesa de honra a coordenadora do curso, professora Gilsinere Scantelbury; a homenageada com o nome da turma, professora Flávia Regina Moreira; e o paraninfo e pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto.

 

Simbologia e mérito

 

A lamparina grega, cuja chama deve permanecer acesa durante todo o rito de outorga, é o símbolo da Enfermagem, representando o cuidado e o zelo inerentes aos que se dedicam a esse ofício. Na cerimônia, o enfermeiro Rednaj Mota Santos, representando a turma de egressos, passou-a à acadêmica Anne Kimi Vasconcelos Okazaki, da 65ª que será formada.

 

Após esse momento, o paraninfo, professor David Lopes, deu ao discurso de despedida o tom metafórico. “Na fauna brasileira, destaca-se a águia harpia, conhecida como gavião real, respeitada por sua inteligência e sua superação a qualquer obstáculo, expressando força, grandeza e majestade [...] desejo renasçam para cada degrau como águias do cuidar”, disse, ao comparar os corajosos voos do pássaro à trajetória que os agora profissionais construirão.

 

No mesmo tom emocionado foi o discurso do enfermeiro Enock Barroso dos Santos. “Foram cinco anos de convivência, por cerca de oito horas a cada dia”, conferiu, ao lembrar a proximidade entre os colegas de profissão. O orador recordou o porquê de ter escolhido esse curso, encontrando a explicação numa visita realizada a uma instituição de assistência que era coordenada por uma enfermeira, cuja entrega e dedicação lhe serviram de inspiração. “Somos jovens empoderados e talentosos. Temos o padrão Ufam”, comemorou.

 

Enock é um dos dez egressos selecionados para cursar a Especialização ofertada pela EEM. Os outros são: Patrícia da Costa Franco, Rednaj Mota Santos, Nicole Cristina Cruz da Silva, Sara Nogueira Sampaio, Zanandrea Bianca Sena Mota, Aline Libório de Oliveira, Bruna Alessandra Saldanha Facinni, Flávia Brito Bessa e Marcos Vinícius Gusmão da Silva.

 

Formandos

1. Adriana Cristina Alexandre Vinhorth

2. Alef Abner De Seixas Soares

3. Aline Liborio De Oliveira

4. Aline Pinheiro Vidal

5. Ana Carolina Graca De Oliveira

6. Ana Clara Fernandes Rocha

7. Ana Tereza Da Costa Santos

8.Anderlane Costa Dias

9. Andreza Dos Santos Laranjeira Da Cunha

10. Azlin Mota Santos

11. Barbara Christie De Souza Brito

12. Bruna Alessandra Saldanha Facinni

13. Bruna Terço Aguiar Nunes

14. Camila Coelho De Araujo

15. Clícia Michelle Rolim Da Costa

16. Eline Naiane De Freitas Medeiros

17. Enock Barroso Dos Santos

18. Flávia Brito Bessa

19. Giselly Da Silva Santiago

20. Juliana Da Silva Costa

21. Katerine Souza Picoli Teixeira

22. Laura Raquel Teixeira De Oliveira

23. Linda Karolinne Rodrigues Almeida Cunha

24. Lorraine Lisboa De Aguiar

25. Luana Marques Romano Grecia

26. Marcos Vinicius Gusmao Da Silva

27. Mayra Romelia Leite Garcia

28. Milena Veronica Silva Farias

29. Nathalia Barbosa Dos Santos

30. Nicole Cristina Cruz Da Silva

31. Paloma Cavalcante De Assis Martins

32. Patricia Da Costa Franco

33. Paula Andrea Silva Machado

34. Rednaj Mota Santos

35. Ronaldo Ramos Batista

36. Sara Nogueira Sampaio

37. Thamy Conceição De Sá Lima

38. Vitor Souza Da Costa

39. Zanandrea Bianca Sena Mota

40. Gabriele de Oliveira Souza Ramos (Colação Especial)

Ufam outorga grau a formandos de Odontologia e de Farmácia

Os dois cursos comemoraram recentemente 50 anos de instalação, figurando entre as formações mais tradicionais da Universidade.

Ao todo, 38 formandos da FAO e da FCF colaram grauAo todo, 38 formandos da FAO e da FCF colaram grau

 
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Em solenidade ocorrida na noite de quinta-feira, 11, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário, 37 concluintes de Odontologia e uma de Farmácia receberam o grau de bacharéis pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen, e teve a presença de docentes, familiares e amigos.

O vice-reitor recordou que ambos os cursos são tradicionais na Ufam, estruturando, junto com a graduação em Medicina, aquela que foi a primeira base da Saúde no estado. “As duas graduações completaram 50 anos recentemente. É importante ressaltar, por exemplo, que a Farmácia nasceu lá na Universidade Livre de Manáos, tendo o professor Manoel Bastos Lira como elo”, lembrou. “Também devemos recordar que, até 15 anos atrás, o curso de Odontologia da Ufam ainda era o único da cidade”, afirmou o professor Cohen.

Gestor da Faculdade de Odontologia (FAO), o professor José Eduardo Domingues ressaltou que a noite de formatura remete, na concepção dele, à palavra gratidão. “Esta é uma passagem, até porque ninguém está pronto e acabado. O aprendizado é contínuo, e o aprimoramento é fruto da maturidade”, observou o diretor. “Busquem seus sonhos, mas sempre tenham como base os alicerces que foram ensinados aqui na Universidade”, pontuou.

Para a diretora em exercício da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), professora Ângela Líbia Cardoso, a formatura representa o triunfo da trajetória acadêmica, com o encerramento de uma etapa e o início de outra. “Precisamos de profissionais da área de Saúde, que são extremamente importantes para contribuir com o nosso Amazonas, em especial nas localidades mais pobres. Sejam bem-vindos ao campo de trabalho!”, conclamou a docente.

 

Mérito e expectativa

Auditório Eulálio Chaves lotado nessa data comemorativaAuditório Eulálio Chaves lotado nessa data comemorativaOradora que representou os dois cursos, a recém-formada cirurgiã dentista Nayrala Rocha de Brito recebeu sugestões dos colegas para compor o discurso. “O texto foi surpresa, mas eu espero que todos tenham rido e se emocionado com as nossas lembranças do tempo que passamos juntos”, analisou a formanda. “Hoje estamos realizando um sonho ao qual nos dedicamos pelos últimos cinco anos”, lembrou, numa fala que incluiu a gratidão pelos ensinamentos dos mestres e a motivação dirigida aos agora colegas de profissão.

Patronesse da Odontologia, a professora Ana Paula Queiroz falou sobre como é gratificante experiência docente e sobre a sensação de “dever cumprido”, ao recordar que essa foi a turma para a qual lecionou pela primeira vez como docente de carreira da Ufam, há quatro anos.

Escolhido como paraninfo do mesmo curso, o professor Emílio Sponchiado Júnior, que não pôde comparecer, enviou texto para ser lido pela professora Ana Paula, do qual se pode extrair uma mensagem de encorajamento: “Alegria pela conquista, ansiedade e medo do futuro. Não precisam saber tudo sobre o oceano para nadar nele. Exerçam suas profissões fazendo o que é certo, e não o que é fácil. Construam suas próprias obras, enfrentando os obstáculos”.

 

 

Formandos da FAO

Gestores, paraninfos e homenageados despediram-se dos ex-alunosGestores, paraninfos e homenageados despediram-se dos ex-alunos1. Aldigreicy Rolim Peres;

2. Alex Barbosa Pedrosa;

3. Amanda Luzia Moreira Souza;

4. Amanda Nogueira da Silva;

5. André Makoto Kise;

6. Barbara Oliveira Quércia;

7. Brendo Vinicius Rodrigues Louredo;

8. Caroline Vasconcelos da Silva;

9. Erick Souza Pedraça;

10. Guilherme Motta Antunes Ferreira;

11. Hellen Ferreira de Souza Sobrinho;

12. Ingrid Luiza Mendonça Cunha;

13. Iolane Cristina de Brito Pereira;

14. Isadora Mancini;

15. Italon Alencar da Silva;

16. Jamile Gonçalves de Moraes;

17. Jéssica Louzada Sandri Rocha;

18. Jhonatan Medeiros Kanarski;

19. Jordanny Santos Oliveira;

20. Leilane Athayde do Nascimento;

21. Loyanna Danna de Oliveira da Silva;

22. Lucas de Paula Galvão;

23. Lucas Vasconcelos Guimarães;

24. Marcelo Sadao Kise;

25. Marcílio Pontes de Souza;

26. Maria Isabel Vieira Said;

27. Nayhane Cristine da Silva de Oliveira;

28. Nayrala Rocha de Brito;

29. Paula Larissa Nascimento Alves;

30. Raphael Holanda Santos;

31. Rômulo Vitoriano da Costa;

32. Saulo Akio Nascimento Nishiyama;

33. Sirsa Gessyka de Queiroz Rodrigues;

34. Tébana De Toffol;

35. Vanessa Kaori Gondo Kohata;

36. Ylri Hirokatsu Sato;

37. Zinalton Gomes de Andrade;

Formanda da FCF

Rayssa Oliveira Cantisani Pinto. 

 

Coordenação de Desenvolvimento Social divulga Informativo em alusão ao Janeiro Branco

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom Ufam

Com o intuito de celebrar o Janeiro Branco, campanha que se dedica a evidenciar temas relacionados à Saúde Mental e Emocional, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Social (CDS), desenvolveu um informativo que promove o conhecimento e convida a refletir sobre o assunto.

O Janeiro Branco é uma campanha sem fins lucrativos idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em 2013, com o objetivo de chamar a atenção da população e das autoridades públicas para questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida para refletirem sobre as suas condições psicológicas e investirem mais em Saúde Mental. A campanha foi concebida e realizada por psicólogos e estudantes, em parceria com demais profissionais do campo da Saúde.

De acordo com Roberta Vieira, psicóloga da CDS, o adoecimento psíquico ainda é negligenciado e, muitas vezes, só é observado e tratado quando toma proporções maiores, que requerem a intervenção terapêutica e medicamentosa. “Focar na divulgação do tema, na elaboração e execução de políticas públicas e na própria mudança individual é fundamental para evitarmos o agravamento dessa realidade. O Janeiro Branco convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos. A campanha objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre o tema e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e à sociedade como um todo”, disse a técnica administrativa.  

 

Confira o informativo em anexo: 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Informativo Janeiro Branco.pdf)Informativo Janeiro Branco.pdf[ ]462 kB

Ufam disponibiliza acesso à plataforma de e-books

 

A Ufam disponibiliza a toda comunidade acadêmica acesso à plataforma de e-books (livros digitais) e-volution, da editora Elsevier. São mais de mil livros nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde. A plataforma pode ser acessada por meio do site www.evolution.com.br.

Para acesso de todo conteúdo online, é necessário a criação de login e senha. O primeiro acesso deverá ser efetuado no ambiente da Ufam, utilizando-se de IP institucional, para realização do cadastro.

Em caso de dúvidas, procure uma das Bibliotecas para mais informações.

Delc informa sobre matrículas para as modalidades de natação, hidroginástica e caminhada

A Divisão de Esporte, Lazer e Cultura informa aos alunos já matriculados nas atividades de natação e hidroginástica (matutino e vespertino) que devem comparecer à sala do DELC para realizar sua rematrícula. Caso o aluno não compareça até o dia 12 de janeiro, será excluído da turma. Após este período, os professores convocarão via e-mail os interessados que estão na lista de espera para a modalidade de natação.

A modalidade de hidroginástica está com matrículas abertas para turma no horário de 17h às 18h, segunda, quarta e sexta, e também há vagas na turma de corrida/caminhada nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, horário de 07h às 08h. Os interessados deverão comparecer munidos de cópia do RG e/ou crachá de servidor ao DELC para efetivar sua inscrição. As vagas são para pessoas de toda a comunidade, com idade a partir de 16 anos.

Daest informa sobre entrega de relatório de atividades dos Auxílios Acadêmicos e Moradia

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom 

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), informa aos alunos beneficiários dos Auxílios Acadêmico e/ou Moradia do campus Manaus que a entrega do Relatório de Atividades Acadêmicas, neste mês de janeiro, será realizada de modo eletrônico e deverá ser respondido e entregue até 23h do dia 22 de janeiro. Os beneficiários do Auxílio Moradia devem anexar o comprovante de gastos com moradia no Relatório Online no campo destinado para tal operação.O formulário pode ser acessado aqui: https://goo.gl/fZZNMS. Os alunos que já realizaram a entrega do referido relatório de forma física não precisam preencher o relatório online. 

Os discentes beneficiários dos campi do interior devem procurar a direção do respectivo instituto para verificar o prazo de entrega do relatório.

Para mais informações, ligar para o Daest no 3305-1795 ou enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota de Pesar - Servidor Lázaro de Oliveira Basílio

A Universidade Federal do Amazonas comunica, com pesar, o falecimento do servidor aposentado Lázaro de Oliveira Basílio, no dia 07 de janeiro. Lázaro trabalhou na Faculdade de Odontologia no período de 1985 a 2005. 
O velório está ocorrendo na igreja Assembleia de Deus, na Rua Hermínio Barbosa, bairro Morro da Liberdade, ao lado do Colégio Adventista. 
A Adminstração Superior presta suas condolências à família do servidor e aos que conviveram com ele. 

Nota de Pesar - Professora Leonida Zadorosny

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada  Leonida Zadorosny, da Faculdade de Educação. O velório ocorre na capela 02 da funerária Canaã. O enterro será às 10h no cemitério Recanto da Paz.

Nota de Pesar - Servidor do HUGV/Ebserh, Homero Siqueira Rubem

 
 
É com muito pesar que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informa à comunidade o falecimento do servidor do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh) Homero Siqueira Rubem. Há 26 anos na Instituição, o servidor trabalhava na função de cozinheiro, no setor de Nutrição. 
 
O velório acontece em sua residência, situada na rua 11, número 74, no bairro Alvorada 1. A Adminstração Superior presta suas condolências à família do servidor e aos que conviveram com ele. 

Coordenadoria de Tradutores Intérpretes de Libras/Português promove acessibilidade na Ufam

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

Equipe de tradutores intérpretes de Libras da Ufam.Equipe de tradutores intérpretes de Libras da Ufam.

A Coordenadoria de Tradutores Intérpretes de Libras/Português - CoordTILSP/Ufam, localizada no Núcleo de Acessibilidade - EUAPOIO, prédio do CAIS, Setor Sul do campus, foi fundada em março de 2017 com o objetivo de organizar os trabalhos tradutórios e interpretativos entre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa, promovendo acessibilidade linguística e comunicacional para docentes, técnicos-administrativos e discentes surdos da Ufam.

A equipe da Coordenadoria conta com nove tradutores intérpretes de Libras efetivos, atendendo demandas de contextos educacionais, de conferências, acompanhamento em setores da Ufam e reuniões.

Servidores e discentes que necessitem de acessibilidade para comunicação e tradução dentro da instituição podem solicitar os serviços oferecidos pelo setor via formulário digital no site coordtilsufam.wixsite.com/ufam na aba ‘Solicitação de Serviços’, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , ou presencialmente no Núcleo de Acessibilidade – EUAPOIO.

 

Em Portugal, Ufam assina cooperação técnico-científica com Universidade da Beira Interior (UBI)

 
 

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam
 
Em Portugal, cumprindo agenda institucional, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga assinou, na tarde desta quinta-feira, 04, o Protocolo de Cooperação Técnica firmado junto à Universidade da Beira Interior. A assinatura aconteceu em solenidade realizada na sede da UBI, localizada na cidade de Covilhã, região central do país. O reitor da UBI, professor Antônio Fidalgo recebeu a comitiva brasileira integrada pelo reitor da Federal do Amazonas e também pela professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Artemis de Araújo Soares e pelo médico Jorge Aguiar Massulo. A articulação para a assinatura do documento foi viabilizada pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam (ARII). 
 
"A Ufam está ampliando a parceria com as universidades portuguesas e neste momento, com a UBI. Para nós, esse é um motivo de grande satisfação e alegria, uma vez que podemos oportunizar intercâmbios técnico-científicos aos nossos estudantes e professores.  O quadro acadêmico da UBI também se beneficiará com a parceria. É um conjunto de oportunidades para as duas instituições", salientou o reitor da Ufam.
 
Na minuta do plano de trabalho estão descritas como atividades previstas neste acordo de cooperação, a oferta de oportunidades de formação de novos pesquisadores/professores, bem como discentes e técnico-administrativos, inclusive por meio de mobilidade in/out. Também constam a promoção de ações de cunho acadêmico mediante atividades de extensão envolvendo programas de graduação e pós-graduação da Ufam e da UBI e o intercâmbio de informações pertinentes ao ensino, à pesquisa e à extensão de ambas as Instituições.
 
Sobre a Universidade da Beira Interior - Segundo dados divulgados em 2016 pela U-Multirank, que é uma classificação mundial sobre os índices das universidades (cujos estudos são financiados pela União Europeia), a área de 'Ensino e Aprendizagem' da UBI desponta como a mais forte entre suas aptidões. A Instituição também aparece no ranking das 150 melhores instituições de Ensino Superior do mundo, de acordo com a Times Higher Education (THE) Young University Rankings, que analisa e classifica academias fundadas há menos de 50 anos.
 
A UBI é uma Instituição que atua em Portugal desde o ano de 1973, quando ainda era intitulada 'Instituto Politécnico da Covilhã' (IPC). Atualmente, a UBI acolhe mais de 6.000 alunos nas seguintes áreas do conhecimento: Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Engenharia.
 
Clique e leia a matéria publicada pela Universidade da Beira Interior, intitulada 'UBI e Universidade Federal do Amazonas aprofundam relação'.
 
Assista ao vídeo: https://goo.gl/dqb2HQ
 
 
 

Sistema Eletrônico de Informações da Ufam moderniza tramitação de documentos

 
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Comissão de Implantação do SEI em visita à Universidade Federal de Goiás.Comissão de Implantação do SEI em visita à Universidade Federal de Goiás.A Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações da Universidade Federal do Amazonas, constituída a partir da Portaria nº 2115/2017, composta por 11 membros de diversos setores (Arquivo Central, CTIC, Proplan, Proeg, Progesp e Protocolo Geral), disponibilizou ao público interno e externo o acesso ao novo site www.sei.ufam.edu.br, com o objetivo de dar informações e esclarecimentos sobre a gestão de documentos, de processos e de fluxos de trabalho na Ufam.

O Projeto SEI/Ufam foi idealizado a partir da necessidade de modernizar a gestão de documentos, dos processos e dos fluxos de trabalho da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o objetivo de tornar a administração da Instituição mais dinâmica, eficiente, eficaz e efetiva, garantindo a gestão, preservação e acesso às informações e documentos produzidos no desenvolver de suas atividades, sejam administrativas, de ensino, pesquisa ou extensão.

Com a efetiva implantação do Sistema em todas as unidades administrativas da Instituição, todos os processos criados, assinados, tramitados e arquivados, tanto na área-meio como na área-fim, serão exclusivamente eletrônicos e o uso do papel será reduzido drasticamente; documentos recebidos em papel, que venham a compor os processos eletrônicos, serão digitalizados e tramitados via SEI, e autenticados através de certificação digital; o Módulo de Protocolo do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) será desabilitado para criação de novos processos (apenas nas unidades que já utilizam o SEI) e os que estiverem em andamento continuarão a ser tramitados via SIE até seu arquivamento;

O SEI será implantado gradativamente nas unidades. Por isso, algumas unidades já utilizarão e as demais continuarão utilizando o SIE até a completa instalação do novo Sistema. 

 

 

Revista Manduarisawa recebe trabalhos até 02 de março

A Revista Eletrônica Manduarisawa é um periódico anual, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/Ufam) e traz, em sua segunda edição, o tema “Revoluções e revoltas no século XX”, com objetivo de incluir debates e reflexões sobre os movimentos que propuseram transformações radicais ao mundo inspirados na Revolução Russa de 1917.

Podem ser enviados artigos livres, resenhas e pesquisa de experiência em docência por pesquisadores de todo o país com produção voltada à temática. As colaborações devem configurar-se como artigos inéditos, por meio de textos enviados espontaneamente e nas condições e prazos estabelecidos por esta Chamada. O material recebido será avaliado pelo conselho editorial e por pareceristas ad hoc e deverão ser encaminhados até o dia 02 de março.

Confira o edital com as normas para publicação aqui.

Residência Multiprofissional e Uniprofissional abre inscrições na modalidade lato sensu

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação da Comissão de Residência Multidisciplinar e Área Profissional em Saúde (Coremu), torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos, na modalidade de pós-graduação lato sensu, nos Programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional para ingresso no primeiro semestre de 2018.

As inscrições vão até o dia 26 de janeiro de 2018, das 9h às 12h e das 14h às 16h, na secretaria da Coremu, na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), localizada na Avenida Ayrão, nº 699, Centro, anexo II do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), conforme os editais nº 083/2017, 084/2017 e 085 /2017 da Propesp/Ufam (Acesse). 

Propesp terá expediente reduzido nesta sexta, 29

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação informa que nesta sexta-feira (29) terá seu expediente encerrado às 15h.

Informações: (92) 3305-1181 / Ramais 1496 / 2221

Progesp informa sobre prazo de alteração de férias

 

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Coordenação de Registro e Movimentação, informa que, em virtude do Sistema SIGEPE Férias Web não permitir alterações sem a devida antecedência dos registros, passará a adotar o calendário abaixo para nortear as reprogramações das férias, bem como para recebimento dos memorandos confirmativos.

Conforme já é orientado, devem-se observar os prazos de 60 dias de antecedência nos registros de alteração, considerando que, para o SIAPE/SIGEPE, as férias já pagas e efetivadas no Sistema não são passíveis de modificação quando estiver em operação a respectiva folha de pagamento. Confira mais informações no documento em anexo.

As férias só poderão ser alteradas no Módulo Férias WEB do SIGEPE dentro dos prazos estabelecidos abaixo:

 

CALENDÁRIO PARA REPROGRAMAÇÃO 2018

 

                Mês de início das férias            Prazo Máximo Para Alteração no SIGEPE

FEVEREIRO                                     Até 10/01/2018

MARÇO                                             Até 30/01/2018

ABRIL                                               Até 28/02/2018

MAIO                                                Até 31/03/2018

JUNHO                                              Até 30/04/2018

JULHO                                              Até 31/05/2018

AGOSTO                                           Até 30/06/2018

SETEMBRO                                      Até 31/07/2018

OUTUBRO                                        Até 31/08/2018

NOVEMBRO                                     Até 30/09/2018

DEZEMBRO                                     Até 31/10/2018

 

Nota de Falecimento - servidora Josefa Margot Matos de Sena

A Universidade Federal do Amazonas informa, com grande pesar, o falecimento da servidora aposentada Josefa Margot Matos de Sena, assistente em administração que trabalhou por muitos anos no antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Ela faleceu ontem, 25 de dezembro, em Manaus, e está sendo velada na Funerária São Francisco, ao lado do Terminal 2, Cachoeirinha. O sepultamento acontece hoje, 26 de dezembro, às 15 horas, no Cemitério Parque de Manaus.

Revista de Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva recebe artigos até 31 de janeiro

 
Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

Vinculada à Faculdade de Educação (Faced), a Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva é o primeiro periódico especializado do Amazonas voltado para questões da área.

Para os editores-chefes, os pesquisadores Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques, professora da Faced, e Samuel Vinente, servidor técnico da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), o objetivo da publicação, de periodicidade semestral, é aproximar a Região Norte do debate sobre inclusão escolar em contexto nacional, divulgando a produção acadêmica desenvolvida por estudantes da graduação, pós-graduação e profissionais da área nesta região.

O comitê editorial da Revista, composto por pesquisadores da Ufam, UFSCar, USP, Unicamp, UFMS e Ifam, recebe até o dia 31 de janeiro artigos de pesquisa, relatos de experiência, resenhas, revisões de literatura, ensaios teóricos e trabalhos de conclusão de curso relacionados ao tema. As normas para submissão de textos e outras informações podem ser obtidas no site da revista http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva

Além do cadastro para submissão, os interessados na área podem se cadastrar como leitores, que receberão notificação a cada nova edição.

Progesp informa homologação de inscrição de Chamada Pública de Redistribuição

 

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Coordenação de Recrutamento e Seleção, informa a homologação das inscrições da Chamada Pública 001/2017 - Redistribuição de Técnico-Administrativo em Educação e divulga o quadro de horários para a realização da entrevista via videoconferência dos candidatos.

Os resultados e os horários podem ser acessados em anexo e no site da Progesp na aba "Chamada Pública" - http://progesp.wixsite.com/ddpessoas/chamada-pblica.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (chamada pública.pdf)chamada pública.pdf[ ]395 kB

Associação de Professores de Espanhol do Amazonas comemora conquistas em assembleia na Ufam

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

A Faculdade de Letras da Ufam (Flet) foi palco da última assembleia de 2017 da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (APE-AM), que tem como presidente o diretor da Flet, professor Wagner Teixeira. A reunião, realizada na manhã do dia 21, contou com a presença dos associados e também de alguns parceiros, como os consulados da Colômbia e da Venezuela, e representantes das secretarias estadual e municipal de Educação.

Ao longo da assembleia, o presidente da associação destacou algumas conquistas nos últimos dois anos (2016-2017). “A parceria da associação com a Ufam é muito forte. Posso destacar nosso apoio nas últimas edições do Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (Enproll) na Ufam; nas ações do curso de Letras e Literatura Espanhola, como os Pace´s [Programa de Atividade Curricular de Extensão] nas escolas de Manaus; e em alguns eventos de egressos do Parfor [Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica] em Língua Espanhola nos municípios de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira. Também publicamos um livro pela Edua com relatos de experiências dos associados sobre o ensino de Espanhol no Amazonas, e firmamos diversas parcerias, uma delas com a Ufam e a Semed para o ensino de Espanhol em uma escola na Zona Leste de Manaus”.

Dentre os desafios para o biênio 2018-2019, a APE-AM pretende ampliar o projeto `Manaus Internacional: integrando culturas por meio da Língua Espanhola´ e apoiar a implementação do ensino do idioma para outros municípios do Amazonas, como por exemplo em São Gabriel da Cachoeira.HomenageadosHomenageados  

Homenagens

Como parte da programação da assembleia, a associação homenageou a ex-presidente da associação e professora aposentada da Ufam Elsa Barría, e o cônsul geral da Colômbia em Manaus, José Florez. Ambos foram reconhecidos pelos relevantes serviços prestados ao hispanismo e ao ensino de espanhol no Amazonas.

Sobre a associação

A Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas foi fundada em 8 de novembro de 1989 como instituição representativa dos docentes e hispanistas no Estado do Amazonas. Por muitos anos, os esforços da APE-AM para divulgar o hispanismo no Estado se deram por meio de variados eventos, realizados na capital do Amazonas e em cidades do interior.

Em 2003 a Ufam criou o primeiro curso de graduação em Letras, com habilitação em Língua e Literatura Espanhola do Estado, coordenado pela professora Elsa Barría, à época também presidente da associação. A partir de então, a formação de professores de Língua Espanhola no Amazonas se tornou realidade. Atualmente a APE-AM conta com cerca de 70 associados, entre professores e alunos, e é composta por diretorias executivas em Manaus, Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e no Alto Solimões.

Saiba mais sobre a associação pelo site: eleapeam.wordpress.com

Progesp informa funcionamento do setor no dia 22 de dezembro

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) informa que nesta sexta-feira, 22 de dezembro, o atendimento do setor no prédio da reitoria será das 08h às 11:30. No prédio do CAIS, os serviços funcionarão normalmente dia inteiro.

Arii divulga edital para mobilidade acadêmica na Polônia

 

Com o objetivo de possibilitar aos alunos de graduação da Ufam a oportunidade de realizar mobilidade acadêmica durante um semestre na Universidade de Tecnologia de Lublin, na Polônia, a Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arii) divulga o edital nº 005/2015, com a oferta de uma bolsa no valor de mensal de 750 euros.

Podem se inscrever, até o dia 21 de janeiro de 2018, alunos dos cursos de Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia da Computação; Engenharia de Gás e Petróleo; Engenharia de Materiais; Engenharia Mecânica; Engenharia Química;  Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Ufam somente on line (link constante no edital) que atendam aos critérios abaixo:

- Estar regularmente matriculado;

- Ter integralizado mínimo de 50% e mais que 85% dos créditos obrigatórios;

- Possuir no máximo duas reprovações nos dois períodos que antecedem à mobilidade;

- Não ter recebido bolsa de estudo de Programas de Mobilidade internacional da Ufam,

- Comprovar proficiência em inglês no nível B1.

O edital, proposta de cursos, orientações para candidatos e plano de estudo podem ser acessados no site da Arii: www.arii.ufam.edu.br

Informações sobre processo seletivo, ligar para ARII, 3305-1753 ou enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.