Ufam conquista 20 prêmios no Intercom Norte 2017

A instituição foi a que mais apresentou trabalhos no congresso regional

Alunos e professores da UFAM premiados no Intercom Norte 2017Alunos e professores da UFAM premiados no Intercom Norte 2017Os cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conquistaram 20 prêmios na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). O Prêmio Expocom é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e figura como a maior competição de talentos universitários da área de comunicação no Brasil.

A competição possui duas etapas, a regional e a nacional. A etapa regional premia e classifica os melhores trabalhos acadêmicos de uma das cinco regiões do país para a etapa nacional, onde os vencedores regionais competem para serem os melhores do Brasil. Este ano, trabalhos produzidos em 19 instituições de ensino superior do Norte competiram. A Expocom Norte ocorreu durante o XVI Congresso de Ciências da Comunicação da Região, realizado em Manaus de 24 a 26 de junho na Faculdade Boas Novas (FBN).

A Expocom Norte 2017 teve recorde de participação com 210 trabalhos concorrentes. “Dos 65 prêmios em disputa, os cursos de Jornalismo e Relações Públicas conquistaram 20. Isso nos deu ainda os títulos de campeões gerais e de instituição que mais apresentou trabalhos. O resultado é reflexo do talento e da qualidade dos nossos alunos e professores”, afirma o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Allan Rodrigues.

Os alunos premiados regionalmente agora irão representar a Ufam e a Região Norte na etapa nacional da Expocom. A fase final da competição ocorrerá durante o XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba (PR).

Diretor da FIC e representantes do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cucos) recebem prêmio de IES que mais apresentou trabalhosDiretor da FIC e representantes do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cucos) recebem prêmio de IES que mais apresentou trabalhos

Participação em congressos fortalece a formação

Alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da FIC e do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) de Parintins foram premiados. “A apresentação de trabalhos pelos estudantes de jornalismo, quer seja em caráter competitivo ou em resultados de pesquisa, acrescenta mais saberes à formação acadêmica”, analisa o vice-coordenador do curso de Jornalismo da FIC, João Bosco Ferreira.

A Expocom e os congressos regionais da Intercom são vitrines para os trabalhos produzidos por professores e alunos. “Todos os anos, os alunos do curso de Relações Públicas participam ativamente do congresso regional da Intercom, tendo a oportunidade de divulgar os resultados dos trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas. Professores e alunos estão de parabéns”, diz a coordenadora do curso de Relações Públicas da FIC, Judy Tavares.

O curso de Jornalismo da ICSEZ de Parintins trouxe à Manaus uma caravana com cerca de 60 estudantes. “O resultado do Intercom Norte 2017 foi significativo não apenas em relação aos prêmios recebidos, mas também na quantidade de estudantes de Parintins envolvidos no evento. A coordenação do curso local acredita que houve um enorme ganho, tendo em vista o investimento e o planejamento executados”, declara o coordenador do curso de Jornalismo do ICSEZ, Renan Albuquerque.

Tour pela Universidade marca encerramento do 11º “Integrando-se à UFAM”

Novos servidores conhecem uma das trilhas da UFAMNovos servidores conhecem uma das trilhas da UFAMNa manhã da última sexta-feira, 26, os novos servidores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizaram tour pelas dependências do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. A atividade fez parte da programação de encerramento do 11º Seminário “Integrando-se à UFAM”, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

A caminhada, cujo percurso foi pelos principais pontos dos Setores Norte e Sul do Campus, passou por laboratórios, diretorias de faculdades e pela exposição permanente do Museu de Geociências, localizado no Instituto de Ciências Exatas. Os participantes, divididos em dois grupos, saíram de lugares distintos. Enquanto a equipa “A” visitou, inicialmente, o Setor Sul, a “B” partiu do Setor Norte. O ponto de encontrou foi o Auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), onde ocorreu o encerramento das atividades.

Para a técnica administrativa Adrielly Carioca, 21, o Seminário, com todas as suas atividades, “trouxe um novo olhar sobre a Universidade”. “Antes tinha uma visão muito minimalista sobre a UFAM, apesar de ser aluna da casa”, disse a estudante do 7º período de do curso de Direito.

Troca de experiências

O “Integrando-se à UFAM” aproximou os novos servidores e oportunizou a socialização e a troca de experiências entre pessoas com diferentes histórias de vida. Dona Alcemires Silva, 50, ocupa o cargo de Assistente Social na Progesp. Tendo passado por várias empresas ao longo de sua carreira, a nova servidora possui vasta experiência na sua área de atuação. “Estou muito feliz e que vou colocar toda a minha vivência profissional a disposição”, afirmou.Diessica Sabrina, Alcemires Silva, José Augusto e Adrielly CariocaDiessica Sabrina, Alcemires Silva, José Augusto e Adrielly Carioca

Diessica Sabrina é uma das novas concursadas. Com apenas 20 anos, a também estudante de Direito da UFAM, ela conta que “ama a Universidade” e que a experiência como servidora pública está sendo “muito positiva”.

Já Samuel Vinente, 25, técnico em Assuntos Educacionais, diz que “trabalhar na UFAM é como trabalhar em casa: “Me sinto muito à vontade como servidor, afinal, foi aqui que eu me formei e agora eu tenho a oportunidade de contribuir com essa instituição”, lembrou.

O “Integrando-se à UFAM”, que está em sua 11º edição, promove a “inserção do novo servidor no ambiente organizacional da Universidade”, conforme destaca o coordenador em exercício do Departamento de Treinamento de Desenvolvimento da Progesp, TAE Arquelau Carvalho. O Seminário ocorreu de 22 a 26 deste mês e teve palestras sobre os principais temas que envolvem a vida funcional do servidor na Universidade. 

VIP recebeu alunos finalistas da Escola Jacimar da Silva Gama

Técnica Maria Rosalba apresentando a coleção das plantas do herbárioTécnica Maria Rosalba apresentando a coleção das plantas do herbário

Na última terça-feira, 23, estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Jacimar da Silva Gama visitaram o Campus Senador Arthur Virgílio Filho, por meio do Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da UFAM (VIP), verificando in loco a constituição da universidade, com o intuito de conhecer mais da sua dinâmica institucional.

Acompanhados pelo assessor pedagógico, Andson da Silva, e pelas professoras Juçara Lobato e Érika Andrade, os alunos, entusiasmados, foram recepcionados no auditório Eulálio Chaves pela equipe do VIP, composta pela professora coordenadora Célia Carvalho e pelo técnico Sebastião Simplício. Célia discorreu, entre outros assuntos, sobre a história da Instituição, os cursos de graduação e pós-graduação, as formas de ingresso, projetos de pesquisas e extensão e programas de apoio aos discentes. 

Cumprindo um roteiro previamente estabelecido, a turma foi conduzida até o Setor Norte, onde teve a oportunidade de conhecer o curso de Artes por meio do acesso aos laboratórios de pintura, cerâmica e música. Em seguida, participaram de uma palestra com o professor Messias Lopes sobre compactação de solos, no Laboratório de Mecânica dos Solos, da Faculdade de Tecnologia (FT). Além disso, o técnico Nildo Silva, do Laboratório de Serigrafia, apresentou as técnicas de Serigrafia, permitindo que os visitantes participassem do processo manual, sorteando as camisas produzidas pelos mesmos. Os visitantes almoçaram no R.U do Centro de Convivência, com intervalo de mais ou menos uma hora, onde puderam percorrer as dependências do Centro, vivenciando o clima acadêmico. Após o intervalo, seguiram para a Livraria da Universidade do Amazonas (LUA), dependência do Setor Norte onde a visita foi finalizada.

Coordenador do Laboratório de Anatomia, professor Kleber Liberal, em apresentação do laboratórioCoordenador do Laboratório de Anatomia, professor Kleber Liberal, em apresentação do laboratório

Já no Setor Sul, os estudantes foram recepcionados pelo coordenador do Laboratório de Anatomia, professor Kleber Liberal, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que explicou sobre o funcionamento do laboratório e a utilização do mesmo. Posteriormente, os alunos foram encaminhados para o Herbário Huam, onde a técnica Maria Rosalba explicou sobre o processo de herborização, apresentando aos alunos a coleção das famílias e gêneros das plantas do herbário. Os alunos também visitaram as dependências da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), onde observaram práticas dos projetos de extensão dos respectivos cursos.

Para o assessor pedagógico, Andson da Silva, o VIP é um projeto que tem norteado os estudantes para a escolha do curso. “A visitação aos laboratórios fez com que os estudantes tirassem dúvidas quantos aos cursos, pois foi perceptível o entusiasmo de todos”. A professora Juçara Lobato acrescentou: “Acredito que seja uma experiência/aula esclarecedora aos alunos finalistas do ensino médio, nesse momento de dúvida entre as escolhas possíveis. Para a escola e educadores, principalmente de escolas públicas, é uma colaboração valiosa nessa tentativa de ampliar os horizontes e aprendizagens dos jovens”.

Estudantes visitantes na quadra de esportes da FEFFEstudantes visitantes na quadra de esportes da FEFF

Para a aluna Gabriela Serrão, a visita contribuiu para maior esclarecimento das áreas e do universo acadêmico. “Aqui nós temos um incentivo para seguir uma das áreas. Pois nós estudamos, mas não temos ideia da dimensão do que é esse universo após o ensino médio”.

Sobre o Programa VIP

O Programa de Visitas (VIP) vem desde 2008 recebendo diversos grupos de visitantes internos e externos, da rede privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade,  tendo à frente a professora Célia Carvalho, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). As visitas podem ser agendadas via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FCF abre inscrições para processo de seleção para monitoria

A Comissão de Monitoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam – FCF – torna públicas as normas para o processo de recebimento das inscrições e de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação 2017/2. As inscrições começam a partir de segunda-feira, 29, e vai até quarta-feira, dia 31, na coordenação acadêmica da Faculdade de Farmácia, no setor Sul do campus, das 8h às 11h e das 14h às16h.

Os requisitos para o candidato são: ter disponibilidade de tempo de 12 horas semanais para exercer a monitoria e não ser beneficiário de outras modalidades de bolsa na Ufam, como também de outras agências de fomentos sejam públicas ou privadas, em caso de monitor bolsista; ter cursado com aproveitamento na Ufam o mínimo de dois períodos letivos; ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0; estar cursando o mínimo de 3 disciplinas, exceção feita aos finalistas, entre outros requisitos. A documentação necessária para efetivar a inscrição é: a cópia do histórico escolar atualizado; cópia do comprovante de matrícula e ficha de cadastro de monitor (disponível em http://proeg.ufam.edu.br/monitoria)  

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital2.pdf)Edital[ ]611 kB

CAUA e Faartes divulgam lista de selecionados para bolsa de Apoio Administrativo

O Centro de Artes (CAUA) e a Faculdade de Artes (Faartes) divulgam a relação de estudantes selecionados para o cargo de bolsistas de Apoio Administrativo da Orquestra Sinfônica da Ufam. Acesse o resultado em anexo.

As vagas são referentes ao Edital 001/2017. São duas vagas para a Orquestra Sinfônica e duas vagas para a Banda de Música Popular. Os selecionados devem se dirigir até o dia 30 de maio à secretaria do CAUA, situado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro, portando cópia dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Informações bancárias, contendo nome do banco e números da agência e conta bancária.

O horário de atendimento no CAUA é das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Contato: 3305 1181 Ramal 5150

Progesp convoca aposentados e pensionistas para recadastro

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Administração de Pessoal (Depes), divulga a relação de aposentados e pensionistas que tiveram os proventos suspensos na folha de maio de 2017 e daqueles que ficarão suspensos a partir da próxima folha. É imprescindível que os listados compareçam à Progesp até o dia 12 de junho para que possam regularizar sua situação.

Acesse a lista anexa.

A Progesp fica localizada no térreo do prédio da Reitoria, situado no Setor Norte do campus universitário. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato: 3305 1181 Ramais 1478 ou 1479 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Temática africana é discutida no I Seminário do Programa Nossa África

O Programa Nossa África e o Grupo de Pesquisa Estudos Africanos: identidades, dinâmicas sociais e científicas, realizou nesta terça-feira, 23, a abertura do “I Seminário do Programa Nossa África - diálogos africanos: novos objetos, pesquisas e ensino. O evento ocorreu no auditório Rio Negro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – IFCHS – e contou com a participação de estudantes, pesquisadores, palestrantes e autoridades institucionais. A mesa de abertura foi formada pelo vice-diretor do IFCHS, Nelcioney Araújo, pelo diretor de Acompanhamento e Impacto da Extensão Universitária e coordenador do programa Nossa África, Hideraldo Costa, pela coordenadora do Grupo de Pesquisa estudos Africanos: identidades, dinâmicas sociais e cinentíficas, Keith Valéria de Oliveira e a chefe do Departamento de História da Ufam, Patrícia Silva.

O programa de extensão Nossa África, que existe desde 2013, vem realizando eventos culturais em comemoração ao Dia da África há algum tempo e neste ano o Grupo de Pesquisa Estudos Africanos promoveu um evento que consolida a pesquisa no campo das sociedades africanas. O “I Seminário do Programa Nossa África – diálogos africanos: novos objetos, pesquisa e ensino” insere o tema além do campo cultural, até então propagado institucionalmente, o enquadra no campo da pesquisa. O tema rastreia as digitais das diversas etnias africanas no amplo território brasileiro e sua participação no mundo do trabalho. Descobre o anônimo africano com seus ideais comportamentais na construção da nossa cidade no século XIX. Demonstra que a pesquisa ilumina os entes passados e permite traçar seu perfil no presente e recontar uma nova história. A proposta do evento é discutir amplamente o assunto com a comunidade acadêmica e despertar o interesse de estudantes pelo tema.

“É um Programa de Extensão que já existe há alguns anos e já vinha realizando eventos sobre esse conteúdo. Pensamos em um evento maior com convidados de outros estados para discutir o tema. Este evento vem consolidar outra dimensão: o campo de estudos africanos que existem em outras universidades brasileiras. A ideia é consolidar um campo de investigação da história das sociedades africanas”, destacou a coordenadora do evento Keith Valéria de Oliveira.

O diretor de Acompanhamento e Impacto da Extensão Universitária e coordenador do programa Nossa África, Hideraldo Costa, ressaltou que o evento ajuda a divulgar ao público o que se faz de pesquisa sobre o continente africano. “É um evento abrangente que ajuda a divulgar o que se faz de pesquisa da historia negra na Amazônia. Também temos um componente importante que é a presença de inúmeros estudantes africanos e afro-americanos na Ufam. Na IV edição do Programa, o evento tem uma abordagem acadêmica, sem deixar de lado a conversa com os movimentos sociais que retroalimenta o Programa. Neste ano contamos com a aprovação do CNPq, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, o Idiomas sem Fronteiras e também os estudantes africanos e afro-americanos que se empenham na realização deste evento”, disse , Hideraldo Costa.

O estudante Miguel Antônio Akel Neto, afirmou que é importante participar de um evento que discuti a história dos povos africanos porque esclarece mais o tema que sempre esteve em lugar secundário. “A participação em um evento que tem como proposta discutir a história dos povos africanos contribui para esclarecer mais sobre o tema que ocupa um lugar secundário na nossa região. Foi necessária uma lei pra tornar obrigatório o ensino dessa temática dentro das escolas. O evento serve pra trazer uma contribuição científica pra envolver o publico acadêmico e externo e mostrar que existem pesquisas sobre os povos africanos”, afirmou o estudante.

A professora do curso de História da Ufam, Patrícia Sampaio, proferiu a conferência de abertura do evento com o tema “Nos confins do império: diversidade e etnicidade no mundo do trabalho na Amazônia”.   

 

 

 

Reuniões do Consad e Consuni ocorrem nesta semana

A Secretaria dos Conselhos da Universidade Federal do Amazonas (Secons/Ufam) informa que nesta semana, entre os dias 23 e 26 de maio, ocorrem as reuniões do Conselho de Administração (Consad) e Conselho Universitário (Consuni), no Plenário Abraham Moysés Cohen, Bloco da Administração da Faculdade de Direito, Setor Norte do Campus, nos horários de 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30.

O Consad julgará 26 processos nos dias 23 e 24 de maio. Já o Consuni, seis processos nos dias 25 e 26. Confira as pautas de cada reunião: 

VIP recebe a Escola Professora Jacimar Silva Gama

Os alunos do 3º ano da Escola Estadual Professora Jacimar  da Silva Gama visitarão a UFAM, nesta terça-feira, 23 de maio, a partir das 8h da manhã. A visita ocorrerá nos horários da manhã e tarde, com a intenção de proporcionar um maior conhecimento sobre a Instituição. A escola é vizinha da Ufam, está situada em frente ao Campus Universitário.

A visita foi solicitada pela professora da escola, Juçara Lobato, egressa da UFAM, com o objetivo de incentivar os alunos a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Os alunos estarão acompanhados de integrantes da escola.

Serão visitados os setores Sul e Norte do Campus Universitário. No setor Norte estão programados o Laboratório de Serigrafia, o curso de Artes e a Engenharia. Já no setor Sul, os setores a serem visitados serão: Laboratório de Anatomia e de Pescado e o Herbário do ICB.

Os visitantes serão recebidos no auditório Eulálio Chaves para uma apresentação sobre a Universidade. Estarão presentes a coordenadora do VIP, professora Célia Carvalho, os técnicos em educação, Jairo Ferraz e Sebastião Lima e a estagiária do curso de Relações Públicas, Amanda Prestes.

O Programa de Visita (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes interno e externo, da rede privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade,  tendo à frente a professora Célia Carvalho, da Faculdade de Informação e Comunicação.

As visitas podem ser agendadas via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Inscrições abertas de seleção para monitoria do Curso de Letras Libras

A Comissão de Monitoria do Curso de Licenciatura em Letras Libras (CLLL) comunica que estão abertas as inscrições de seleção de estudantes para o Programa de Monitoria de Graduação 2017/2, referente às disciplinas oferecidas pelo Curso. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 22, e seguem até a sexta-feira, 26, na secretaria do Curso, localizada no bloco H, Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital_monitoria_2017_2.doc)Edital de monitoria[ ]80 kB

Departamento de Pesquisa da Propesp comunica prorrogação de prazo para 2ª Submissão de Projetos

O Departamento de Pesquisa – DP, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Propesp, comunica que, devido a instabilidades no Portal Lira, o prazo para 2ª Submissão de Projetos Recomendados com Restrições (IC 2017/2018) está prorrogado até 23h59 desta quarta-feira, dia 24.

Revalidação e Reconhecimento de diplomas estrangeiros inicia solicitação de processo a partir de hoje (22)

A Universidade Federal do Amazonas informa que os processos de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas, expedidos por instituições estrangeiras de Ensino Superior, serão recebidos pela Ufam a partir de hoje, 22, exclusivamente por meio da Plataforma Carolina Bori, de responsabilidade do MEC. Os interessados devem acessar http://carolinabori.mec.gov.br/ - para informações gerais e http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso - para solicitar acesso como requerente.

Para submeter o seu pedido o interessado deve ler as normas disponibilizadas em anexo. Contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital_040_2017_revalidacao.pdf)Edital 040[ ]172 kB
Fazer download deste arquivo (portaria0422_2017.pdf)Portaria 0422[ ]152 kB
Fazer download deste arquivo (portaria_0411_2017_regulamentacao.pdf)Portaria 0411[ ]844 kB
Fazer download deste arquivo (portaria_0442_2017_determinaataxaparaarevalidação.pdf)Portaria 0442[ ]153 kB
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CAUA abre inscrições gratuitas para “Diálogos Artísticos”

O Centro de Artes da Ufam - CAUA – promove o evento “Diálogos Artísticos: dança contemporânea”, nos dias 1º a 3 de junho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 22 (nesta segunda-feira) a 26 de maio, no CAUA, na Rua Monsenhor Coutinho, 724, no Centro, sendo necessária a cópia de documento com foto. Na programação constam várias atividades como: oficinas de dança, workshop de fotografia e vídeo, mesa-redonda: o percurso do artista em Manaus e performances e espetáculos. O evento faz parte da agenda do teatro do CAUA.

O “I Diálogos artísticos: Dança Contemporânea” é uma proposta do Centro de Artes da Ufam organizado pela professora de dança Demmy Ribeiro e o diretor do CAUA Paulo Simonetti. A proposta do evento é oferecer um diálogo entre a dança contemporânea e suas vertentes artísticas. O evento tem o objetivo de aproximar os artistas da cidade de Manaus e estudantes de modo geral.

Veja a programação do evento

O evento inicia com a oficina “Dança contemporânea, no dia 1º, com o bailarino Baldoino Leite, às 16h. No dia 2, as oficinas “Contato e improvisação”, com a bacharel em dança, Rebeca Santana, às 9h, e, “Danças Urbanas”, com o bailarino, Diogo Diniz, às 16h. No dia 3, será a oficina “Dança clássica”, com o coreógrafo, Eduardo Amaral, às 14h. Todas as oficinas ocorrem no CAUA II, na Rua Simão Bolívar, no Centro (na praça da Saudade). Já o workshop “Produção audiovisual para espetáculos cênicos”, com Marcelo Sá, ocorre no dia 2, às 15h, no CAUA, na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro. Também ocorrerá uma mesa-redonda que abordará o tema “O Percurso do Artista em Manaus” que será composta pelos artistas: Eduardo Amaral, Carmem Arce, Diogo Diniz, Sandro Michael e Baldoino Leite.

 

Comissão Eleitoral da Flet comunica cancelamento de representantes docentes

A Comissão Eleitoral da FLet comunica que as candidaturas para os representantes docentes ao Consad e Consepe foram canceladas diante da inexistência das vagas e por haver candidatos inscritos para tais, deliberou-se, também, transferir todos os candidatos para disputar apenas ao cargo de representante docente no Conselho Universitário – Consuni. A Homologação dos candidatos para representação docente ao Conselho Universitário, ficou com a seguinte formação: Carlos Antônio Magalhães Guedelha, Eneida Alice Gonzaga dos Santos, Leonard Christy Souza Costa, Joana Angélica Ferreira Monteiro e Sérgio Augusto Freire de Souza.

Inscrições abertas para monitoria de Matemática

A Comissão de Monitoria do Departamento de Matemática comunica que as inscrições para seleção de monitoria de graduação  para as disciplinas Cálculo I, Cálculo Linear I, Cálculo II e Álgebra Linear II já estão abertas (a partir de hoje, 16, até 31 de maio de 2017). Os interessados devem procurar o Departamento de Matemática, no ICE, no setor Norte do campus, para realizarem suas inscrições.


Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital monitoria 2017-2.pdf)Veja edital[ ]64 kB

CTIC comunica manutenção dos servidores da rede local

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação -CTIC- comunica que nesta sexta-feira, 19, a partir das 9h, será realizada manutenção nos servidores da rede local da Ufam e, em razão deste serviço, irão ocorrer indisponibilidade de alguns sistemas, tais como: internet, webmail, portais, Pergamum e SIE. A previsão para a normalização dos serviços será em torno de 18h. 

Propesp divulga resultado preliminar da seleção para Iniciação Científica 2017/2018

Projetos recomendados com restrição têm até o dia 22 de maio para serem regularizados

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM (Propesp) informa o resultado preliminar da seleção de projetos para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) referentes ao período 2017–2018.

Confira em anexo os projetos aprovados.

Os pareceres referentes ao processo de seleção já estão disponíveis no Portal Lira desde o dia 10 de maio, conforme previsto em edital. A Propesp destaca, ainda, que também está disponível no Portal o serviço para a 2ª Submissão on-line de projetos recomendados com restrição.

Os orientadores que tiveram seus projetos com status recomendado com restrição têm até o dia 22 de maio para submeter novamente no Portal Lira o Formulário de Detalhamento alterado conforme as determinações do Comitê Científico e sanar a(s) inadimplência(s) junto à Propesp e as agências de fomento.

O resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 7 de junho.

Mais informações: 3305 1181 Ramal 2014 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

15ª Semana de Museus tem programação especial no Museu Amazônico

Pedagoga do Museu Amazônico Carolina Brandão dá explicações aos estudantes sobre o acervo do MuseuPedagoga do Museu Amazônico Carolina Brandão dá explicações aos estudantes sobre o acervo do MuseuO Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promove, ao longo desta semana, a 15ª Semana de Museus com o tema “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”, com exposições, palestras, oficinas, visitas mediadas, entre outras atrações culturais. O evento faz parte da comemoração do Dia Internacional de Museus (18 de maio) e é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação, com diversas atrações, teve início nesta segunda-feira, 15, e vai até a sexta-feira, dia 19. Nesta terça-feira, 16, o Museu recebeu a visita de estudantes para a atividade "Diálogos Biblioteca".

Desde o ano de 2009, o Museu Amazônico participa do evento “Semana de Museus” incentivado pelo Ibram. São oito anos de participação no evento disponibilizando seu acervo literário, peças históricas, galeria para exposição, acervo indígena, material cultural e seus inúmeros profissionais. A participação da Instituição neste evento tem influenciado outros museus da cidade a participarem do evento. “O Museu se tornou uma referência para outras instituições locais que passaram a promover também a Semana de Museus. O Ibram convoca todos os anos museus do Brasil a organizarem uma programação com diversas atrações ao longo de uma semana”, disse a Pedagoga do Museu Amazônico, Carolina Brandão.

Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3 mil atividades como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes,  entre outras atrações. São atividades que incentivam o visitante a conhecer todo o acervo material e simbólico do Museu Amazônico, além de descobrir e lembrar o indizível nos espaços físico e simbólico da leitura.

Na manhã desta terça-feira, 16, um grupo de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas visitou o evento e participou da palestra “Diálogos Biblioteca” proferida pela bibliotecária do Museu Rosângela de Oliveira Martins que deu detalhes do acervo bibliográfico que dispõe a Instituição. “O acervo tem mais de 10 mil títulos (livros, periódicos, álbuns, manuais) e estão disponíveis para o público. É um material bastante utilizado por pesquisadores porque tem obras antigas que retratam um passado de nossa cidade que não existe mais”, destacou Rosângela Martins.

Em seguida o grupo de estudantes visitou a exposição “Memória da Capoeiragem no Amazonas – I-mestre KK Bonates constituída de fotos, objetos, documentação, poesias, quadros, entre outros materiais, que compõe o evento. A programação terá nesta quarta-feira, 17, a oficina “Conversa e Jogo no teatro”, das 8h30 às 9h30.

A diretora do Museu Amazônico, Maria Helena Ortolan, destacou a participação do Museu no evento como prova na disseminação do conhecimento. “A participação do Museu Amazônico na 15ª Semana de Museus é a prova de que estamos conectados com a proposta dos museus brasileiros de fazer refletir conhecimentos em museus. Enquanto museu universitário, localizado na Amazônia, temos a honra de participar de um evento nacional e mostrar nas nossas várias formas de linguagens nosso acervo. O fato de ser um evento nacional nos coloca nas discussões nacionais nesse universo museológico. Nossa participação é mostrar que pudemos e fazemos o Museu através de várias técnicas e formas de produção do conhecimento. A pluricidade do nosso Museu é reconhecida sobretudo nesta semana. Somos capazes de dizer histórias ou de dizer o indizível por meio de várias linguagens. Mas do que um acervo estagnado nosso acervo fala”, destacou a diretora, Maria Helena Ortolan.

 

Veja a programação para os próximos dias:

15 a 19 de maio – 8h30 às 16h30: Exposição “KK pequeno Bonates: a trajetória da capoeira do mestre KK”.

17 de maio – 8h30 às 9h30: Oficina “Conversa e Jogo no teatro”.

18 de maio – 14h às 15h: Palestra “Tráfico de índios da Amazônia”.

As atividades estão sendo coordenadas por Carolina Brandão, Regina Vasconcellos, Rosângela Martins, James Araújo, Verônica Gomes, Dyson Teles e outros. Os interessados em participar da programação podem visitar o Museu Amazônico, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na rua Ramos Ferreira, 1036, Centro. Telefone: (92) 3305-1181, Ramal 2021

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

     

Comissão eleitoral da FLet divulga lista de votantes para consulta acadêmica

A Comissão Eleitoral da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (FLet/Ufam) divulga a lista de votantes para a consulta que elegerá a direção da Faculdade e os representantes docentes nos Conselhos Superiores da Ufam. Confira em anexo.

Poderão votar docentes e técnico-administrativos ativos e aposentados, além dos estudantes da graduação e pós-graduação. A consulta à comunidade acadêmica da FLet ocorre no dia 22 de maio, das 9h às 21h, no Auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – Setor Norte do campus universitário. 

Candidatos

No último dia 12, a Comissão Eleitoral da FLet homologou as inscrições dos candidatos à direção da Unidade e à representação nos Conselhos Superiores. Acesse a ata da homologação em anexo.

Concorre à direção a chapa única, Chapa 01 "Por nossa unidade", com os professores Wagner Teixeira e Cássia Maria Bezerra do Nascimento como candidatos aos cargos de diretor e coordenador acadêmico, respectivamente, e a técnica-administrativa Carla Duarte para a coordenação administrativa.

 

Para representante docente ao Conselho Universitário (Consuni), concorrem os professores Eneida Alice Gonzaga dos Santos e Leonard Christy Souza Costa. Para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), é candidato o professor Carlos Antônio Magalhães Guedelha. Por fim, para representação no Conselho de Administração (Consad), são candidatos os professores Joana Angélica Ferreira Monteiro e Sérgio Augusto Freire de Souza.

Ufam abre concurso público para o Magistério Superior. Inscrições abertas

A Universidade Federal do Amazonas está com inscrições abertas até o dia 31 de maio, para o concurso público destinado ao provimento de oito cargos vagos na carreira do magistério superior, nas mais diversas áreas do conhecimento. As vagas são para Manaus, resultantes de exonerações, aposentadorias, falecimentos e vacâncias do quadro permanente de pessoal docente.

As inscrições são realizadas nas secretarias das unidades acadêmicas ofertantes das vagas, ou via SEDEX. São elas: Faculdade de Educação (Faced), Faculdade Estudos Sociais (FES), Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade de Letras (FLet), Instituto de Ciências Exatas (ICE) e o Instituto de Computação (Icomp). A isenção de inscrição deverá ser solicitada no período de 11 a 21 de maio.

O concurso público será realizado em três etapas: prova escrita (caráter eliminatório e classificatório), prova didática (eliminatória e classificatória), e prova de títulos (meramente classificatória). A prova escrita será na data provável de 15 de junho. Acesse o edital 037/2017 em: progesp.wixsite.com/ddpessoas/0372017. Telefone: (92) 3305-1487. 

Restaurante Universitário vai abrir aos sábados

RU do setor Sul passa a funcionar no sábadoRU do setor Sul passa a funcionar no sábadoA partir do próximo sábado, dia 13, o Restaurante Universitário da Ufam (RU), do setor Sul campus, passará a funcionar das 6h30 até 13h (servindo café e almoço) para comunidade acadêmica da Ufam. O funcionamento aos sábados atende a uma demanda de estudantes que cursam disciplinas obrigatórias e optativas, desenvolvem pesquisas, além de servidores (técnico-administrativos e professores) que estendem atividades. Há mais de dois anos, em diversas reuniões, estudantes solicitavam ao Departamento de Assistência Estudantil -Daest- que o RU funcionasse aos sábados para atender a comunidade.

O RU vai abrir as portas a partir deste sábado, dia 13, para atender alunos que complementam carga horária no sábado. Segundo o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC - são 43 cursos e mais de dois mil estudantes que estão matriculados em disciplinas no sábado. O café da manhã começará a ser servido a partir das 6h30 até 8h30. O almoço, a partir das 11h e vai até 13h. O atendimento não é exclusivamente para estes estudantes, mas se estende a toda a comunidade acadêmica. O acesso ao serviço, em um dia atípico, não altera as condições normais de funcionamento do RU. Os estudantes pagam o mesmo valor subsidiado (R$ 1,20) e os demais membros da comunidade acadêmica R$ 7,00.

“A abertura aos sábados consta no contrato com a nova empresa vencedora da licitação para o restaurante. Estamos atendendo a reivindicação dos estudantes que solicitavam, há muito tempo, que o serviço fosse estendido. Acreditamos que o novo horário vai facilitar a vida dos alunos e, principalmente, atender uma parcela significativa de estudantes de baixa renda que podem, mesmo não estudando no sábado, utilizar o serviço. É importante ressaltar que somente o RU do setor Sul (minicampus) é que funcionará aos sábados servindo o café da manhã e o almoço”, afirmou o diretor do Departamento de Assistência Estudantil, Daniel Ferreira de Castro.    

Acesso ao RU por biometria

O Departamento de Assistência Estudantil informa também que em breve estará iniciando o cadastro biométrico dos estudantes da Ufam para o acesso aos restaurantes universitários. O CTIC fará todo o processo de cadastro dos estudantes e, ao finalizá-lo, o acesso aos restaurantes só poderá ocorrer por via da biometria.

PROGESP divulga cronograma da 3ª chamada para entrevistas do Programa Bolsa Trabalho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) divulga o cronograma de 3ª chamada para entrevistas referentes ao Edital 002/2016 que visa a seleção de discentes para o Bolsa Trabalho.

 

As entrevistas ocorrem apenas no dia 15 de maio. Os discentes deverão ficar atentos aos horários das entrevistas, conforme cronograma anexo.

 

Audições para a “Banda de Música Popular” da FAARTES iniciam dia 19 de maio

O Centro de Artes (CAUA) e a Faculdade de Artes (FAARTES) divulgam por meio da Coordenação do Programa Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a convocação dos candidatos para as audições da Banda de Música Popular da UFAM. Confira a lista com os candidatos, local e horário em anexo.

As audições que ocorrem no período de 19 a 24 de maio fazem parte do processo seletivo do edital Nº 001/2017 para: bateria, percussão, montador/técnico de som, canto, piano, guitarra, baixo, sax alto, sax tenor, trombone, trompete, flauta e clarinete.  Os candidatos deverão comparecer nos dias e locais especificados com meia hora de antecedência. 

Nota de Pesar - Elon Lages Lima

 

A Universidade Federal do Amazonas lamenta profundamente o falecimento do professor Elon Lages Lima, expoente matemático brasileiro e ex-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a quem teve a honra de outorgar, em 2012, o título de Doutor Honoris Causa.     

Certamente esta é uma grande perda para a comunidade matemática brasileira. A Ufam se solidariza com familiares e amigos neste momento de pesar. 

CAUA promove oficinas gratuitas de Artes Visuais na próxima semana

Serigrafia artísticaSerigrafia artísticaEntre os dias 15 e 19 de maio o Centro de Artes da Ufam (Caua) realiza mais uma edição de oficinas gratuitas em Artes Visuais em Mosaico, Aquarela e Serigrafia. As atividades serão na Unidade I, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, Nº 724, Bairro Centro, e visam a possibilitar que a comunidade em geral entre em contato direto com manifestações artísticas por meio de oficinas gratuitas. 

Qualquer pessoa com idade superior a 15 anos é convidada a participar, sendo necessário realizar inscrição prévia que já está disponível mediante apresentação de cópia do documento oficial com foto, no mesmo local onde as atividades serão desenvolvidas e até a data de início.

Programação

Oficina 1 – Mosaico I: Projetos em suportes de pequenas lajes de concreto. Horário: 14h às 17h;

Oficina 2 – Introdução à técnica da aquarela. Horário: 14h às 17h;

Oficina 3 – Introdução à serigrafia artística. Horário: 8h às 11h. (Turma fechada para alunos da Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi).

Acesse as ementas em anexo.

 

Informações: (92) 3305-5150 (CAUA)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.