Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Reconhecimentos > Estudante de Música da Faculdade de Artes da Ufam leva três prêmios em concurso de bandas
Início do conteúdo da página

Estudante de Música da Faculdade de Artes da Ufam leva três prêmios em concurso de bandas

Acessos: 3468

Por Rosiel Mendonça,- Faculdade de Artes (Faartes) 

O discente Odirley Mozambite, do curso de Bacharelado em Regência da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), foi o vencedor em três categorias do Concurso de Corporações Musicais da ACEAM (Associação Central Amazonas da Igreja Adventista), realizado neste mês de novembro.

À frente da Banda de Percussão Melódica do Clube de Desbravadores Desbrava+, composta por 35 jovens de até 15 anos de idade, ele alcançou o primeiro lugar nas categorias de Melhor Banda Melódica, Melhor Apresentação e Melhor Instrutor - Regente.

Para o músico, a tripla conquista coroa uma trajetória profissional que teve início ainda na adolescência, quando ele entrou para a banda da antiga Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam). “Comecei tocando bombardino e depois passei para o trompete. De lá pra cá tenho atuado como instrumentista e como regente de corais, bandas e fanfarras, mas foi somente em 2023, depois de entrar na Ufam, que abracei pra valer a paixão pela regência, onde me encontrei”, afirma Mozambite.

Orientação

Na Faculdade de Artes, o discente é orientado pelo professor e maestro Hermes Coelho, doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador do Bacharelado em Música e regente do Coro de Câmara de Manaus.

“O Odirley é um grande exemplo da qualidade do Bacharelado da Ufam, que conta  atualmente com um corpo docente quase na totalidade formado por doutores. Fico muito honrado com a conquista do meu aluno de regência. É motivador  constatar o resultado do nosso projeto pedagógico por meio de conquistas como esta. Só fortalece nosso curso e nos motiva a continuar contribuindo na formação de nossos discentes”, comemora o docente.

Mozambite atribui o bom desempenho alcançado no concurso musical não só à sua experiência, mas também às oportunidades que já teve de aperfeiçoar suas habilidades desde que se tornou estudante da Faartes.


“Nesse primeiro período do curso, o professor Hermes bateu o básico conosco, esclareceu muitas dúvidas, mostrou todos os conceitos e  fundamentos que me permitiram trabalhar melhor meu gestual como regente. Hoje posso dizer que sou consciente dos meus movimentos. Isso representa muito pra mim, porque entrei na Ufam com toda a esperança, e aqui eu realmente encontrei todo o aparato que precisava”, destaca.
 

Concurso
O Concurso de Corporações Musicais da ACEAM iniciou em meados de julho com competições regionais e seletivas de área. Os classificados participaram da grande final no dia 03 de novembro, durante a programação do XXII Camporee da ACEAM, na quadra do Colégio Adventista do Amazonas.

Na final, a Banda de Percussão Melódica do Clube de Desbravadores Desbrava+ apresentou três músicas: “Deus é tão bom”, melodia tradicional africana com arranjo de Odirley Mozambite; “Ode à alegria de ser”, baseada em tema da Nona Sinfonia de Beethoven; e “Rumo ao lar”, de Clênio Abreu. 


Graduação em Música

A Faartes/Ufam oferece cursos de graduação em Música nas modalidades Licenciatura (noturno) e Bacharelado (matutino). Enquanto a Licenciatura forma professores aptos a atuarem na Educação Básica e no Ensino Superior, o Bacharelado é voltado à formação e ao aprimoramento de profissionais na área da performance musical, nas seguintes habilitações: Piano, Violão, Violino, Flauta Transversal, Canto Lírico e Regência.

O ingresso nos cursos ocorre somente por meio de Processo Seletivo Especial (PSEMus), que inclui prova de conhecimentos gerais, redação e prova de habilidades. O próximo edital deve ser lançado até o mês de dezembro.

fotos: Zaira Abrão dos Santos

registrado em:
Fim do conteúdo da página