Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 08h42 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 08h48 | Acessos: 237

Por HUGV/Ebserh

Divulgação Ascom Ufam

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), em conjunto com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam) e a Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (AAPCT), realizam nos dias 21 e 22 de maio, das 9h às 21h (horário de Brasília), o VI Simpósio de Oncologia Torácica e o IV Workshop de VATS de Tórax, com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

O evento tem por intuito discutir os avanços da ciência que envolve o tratamento das doenças dos órgãos da caixa torácica e abordar temas voltados ao diagnóstico e tratamento de neoplasias pulmonares que nesta edição terá formato teórico e prático. Serão realizadas 4 cirurgias por vídeo, sendo 01 broncoplastia, 01 lobectomia, 01 Traqueoplastia e 01 cirurgia de correção de defeitos da parede torácica.

Trata-se de um evento híbrido, com a realização das cirurgias no HUGV, em Manaus, com gravação e posterior exibição nos canais do Youtube do Programa de Pós-graduação em Cirurgia – PPGRACI, e da AAPCT.

A parte teórica será realizada totalmente on-line, por meio de plataformas digitais, permitindo a participação de cirurgiões torácicos, pneumologistas, oncologistas, patologistas e radiologistas de todas as regiões do Brasil.  Mas o participante poderá optar em assistir as aulas no HUGV (auditório do 4º andar – Torre Acadêmica), com vagas limitadas.

No dia 21, as mesas redondas terão como tema central “Trauma Torácico”. No dia 22, será realizada mesa redonda com temas relacionados ao Câncer de Pulmão.

O público-alvo será composto por cirurgiões torácicos, pneumologistas, oncologistas, patologistas e radiologistas de todo o país.

O evento tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam, por meio EDITAL N° 005/2023 – Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – Parev.

As inscrições podem ser realizadas pelo site: https://www.even3.com.br/vi-simposio-de-oncologia-toracica-iv-workshop-de-vats-de-torax-444328/.

Mais informações pelo telefone (92) 98120-4400 (Thaís) ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..