Página inicial > Notícias > Professora do Icsez/Ufam conquista bolsa para doutorado sanduíche em Universidade de Portugal

Texto: Alice Almeida de Oliveira
Edição: Ascom Ufam

A professora parintinense Silvane Mascarenhas de Almeida, do curso de Administração do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez/Ufam), foi selecionada como bolsista pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) 2023/2024 - Edital Nº 30/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA)/Associação Plena em Rede (Educanorte) integrará a Universidade Aberta (UAb) e o Centro de Investigação da Universidade de Coimbra, em Portugal, no período de abril a outubro de 2024. Seu projeto de pesquisa tem como tema políticas de financiamento da pesquisa e desenvolvimento dos pesquisadores em Portugal.

O PDSE tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche.

O intercâmbio com a UAb contribuirá para a construção da tese da doutoranda intitulada “Avaliação da Eficiência dos Programas de Pós-Graduação fomentados pela FAPEAM no Amazonas no período de 2003 a 2023”.

“Agradeço profundamente à minha primeira orientadora, professora Dra. Selma Baçal (In memoriam), e à professora orientadora Dra. Fabiane Maia Garcia. Por meio delas, da Ufam e da Capes, conquisto essa oportunidade de qualificação e formação docente, que contribuirá para a internacionalização do conhecimento e troca de experiências o aprimoramento dos programas de pós-graduação e das políticas de fomento à pesquisa no Amazonas”, afirma Silvane Almeida.

Um dos objetivos do projeto é conhecer programas de pós-graduação em Portugal, além de pesquisar em campo o avanço do conhecimento científico e tecnológico no país, assim como os seus financiamentos.