Página inicial > Notícias > Edital de apoio à realização de cursos e eventos em 2024 está com inscrições abertas até o dia 22 de abril

Acessos: 1619

O prazo de submissão se encerra no dia 22 de abril, e a Proext publicará, em 9 de abril, o primeiro resultado das propostas recomendadas

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam) lançou a chamada para submissão de propostas ao Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (Parec), por meio do Edital N. 001/2024. A modalidade subsidia projetos de cursos e eventos presenciais, híbridos ou remotos e de curta duração que envolvam a comunidade externa e sejam ofertados de forma gratuita.

As propostas podem ser apresentadas por: docentes de carreira, substitutos, visitantes ou credenciados; técnico-administrativos em Educação em efetivo exercício; discentes com matrícula regular em cursos de graduação ou pós-graduação; e a comunidade externa, por meio de suas lideranças. Se o proponente for graduando, a proposta deve cumprir a Resolução CEI 02/2012 e apresentar um efetivo do quadro da Ufam na equipe de execução. Caso seja discente da pós-graduação, deverá submeter-se às exigências da Resolução CEI 03/2012. O coordenador também deve ter cadastro ativo no e-Campus e atender todas as exigências especificadas no edital, como os requisitos e condições (item 5) e a documentação (item 6).

Tipos de ações

As ações extensionistas serão classificadas como cursos ou eventos. Conforme o edital, o curso é caracterizado como “ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, na forma híbrida ou presencial, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de oito e máxima de 360 horas e critérios de avaliação definidos”.

Já o evento é definido como “ação híbrida ou presencial que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade”. Ele pode ser classificado em congresso (com duração de três a sete dias), seminário (com duração de um ou dois dias), semana curso, palestra, ciclo de palestras, exposição, oficina e evento festivo.

Maiores informações Aqui