Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Boletim Covid-19 > Gerência de Telessaúde da Ufam investe na produção de podcasts como estratégia de enfrentamento da Covid-19
Início do conteúdo da página

Gerência de Telessaúde da Ufam investe na produção de podcasts como estratégia de enfrentamento da Covid-19

Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 14h51 | Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 16h18 | Acessos: 2264

Lançamento do primeiro podcast será realizado nesta quarta-feira, 29, às 10h, nas plataformas digitais da Telessaúde Ufam. “Estatísticas regionais da Covid-19” e “Saúde mental em tempos de pandemia” estão entre os temas a serem abordados

 

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

 

Para ampliar as frentes de ação do Departamento de Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (Telessaúde/ Ufam), os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Química apostam na produção de podcasts, recurso que disponibiliza conteúdos em formato de áudio, para levar ao público informações relevantes quanto ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. O lançamento do primeiro podcast será realizado nesta quarta-feira, 29, às 10h, nas plataformas digitais, como o Spotify.

Fortalecimento da Telessaúde da Ufam

Segundo a coordenadora da Gerência de Telessaúde da Ufam, enfermeira Adriany Araújo, a iniciativa fortalece as demais frentes de atuação da Telessaúde da Universidade. “Os podcasts proporcionam maior integração junto ao público e isso gera mais engajamento e visibilidade para o programa, que está presente em diversas redes sociais virtuais e também investe em lives. A cada semana, dois episódios serão disponibilizados para o público, destacando temas das diversas áreas da saúde e contando com a participação de especialistas em alguns deles”, afirma a gestora.

Conteúdo

“Dúvidas mais comuns sobre a pandemia de Covid-19”, “Como combater as fake news através da busca por informações”, “Efeitos pós-pandemia em diversos grupos sociais” e “Testes e vacinas para Covid-19” estarão entre os temas abordados.

O acadêmico do 6º período do curso de Fisioterapia, Leonardo Carvalho, é o coordenador discente das atividades de produção de conteúdo. Ele ressalta os principais aprendizados que a experiência de produção de podcasts trouxe para a sua formação. “O grupo do Podcast surgiu com o intuito de levar as informações sobre diversos aspectos da pandemia até a população, por meio de conteúdo leve e consistente. Para mim, participar dessa estratégia foi uma decisão valiosa, pois permite que nós nos enxerguemos como agentes ativos de promoção à saúde. Dessa forma, sinto que o processo de trabalho que adotamos no grupo tem se mostrado como uma fase de aprendizado para todos, tanto no conhecimento sobre saúde, quanto para desenvolvimento de outras habilidades como comunicação, princípios de trabalho em equipe e manuseio de ferramentas digitais”, relata o aluno.

Paloma Moraes, do curso de Química, atua na vice-coordenação da atividade. Ela conta como é a experiência de trabalhar com o compartilhamento de informações em um cenário tão adverso como o de uma pandemia. “Fico feliz em participar de um projeto como o da Telessaúde Ufam, que leva informações confiáveis e de maneira acessível a todos. Entendemos que a desinformação é prejudicial, pois leva as pessoas a não participarem de maneira ativa e consciente nesse momento crítico em que vivemos. No mais, tenho a sensação de dever cumprido em estar contribuindo de alguma forma junto com uma equipe incrível”, afirma a discente.

Joelma Moreira, do 7° período do curso de Medicina, atua na área de edição do conteúdo dos podcasts. Ela conta como são as reuniões para decidir as informações mais importantes para serem compartilhadas com o público. “A produção do Podcast envolve várias etapas para que o conteúdo seja disponibilizado nas plataformas de streaming. Acordamos uma divisão entre elaboração do roteiro e edição das gravações. Contudo, a animação da equipe se traduz na oportunidade de mútua colaboração nessas construções. Dessa forma, adotamos um equilíbrio de tarefas para cada integrante e nos reunimos durante a semana, por videochamada para acertar as principais pautas”, ressalta.

Demais integrantes

A equipe de produção é composta por mais seis acadêmicos: Ana Célia Castro, do curso de Fisioterapia, que atua tanto na edição, quanto nas artes visuais da Gerência de Telessaúde; os alunos do curso de Medicina: Bárbara Corrêa, Dhallya Cruz e Thiago Batalha, que atuam na equipe de edição de mídias, e as alunas de Enfermagem Drielly Galvão e Flávia Souza, que atuam, respectivamente, na gravação dos episódios, junto dos demais participantes do grupo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página