Ufam assina acordo com Universidade Francesa

Professor José Barbosa da ARII em solenidade de assinatura de acordo de mobilidade na Universidade Sigma Clermont na FrançaProfessor José Barbosa da ARII em solenidade de assinatura de acordo de mobilidade na Universidade Sigma Clermont na França
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), celebrou um acordo de mobilidade acadêmica com a Universidade Sigma Clermont-Ferrand, localizada na cidade de Clermont-Ferrant na região central do País.

O acordo contempla atividades de mobilidade acadêmica entre os departamentos de Engenharia Química da Ufam e a Universidade de Sigma. O representante da ARII, professor José Barbosa, esteve na França para assinatura do acordo de mobilidade e oficializar o intercâmbio entre as duas universidades. O Assessor de Relações Interacionais da Universidade de Sigma Clermont, David Turner, além da hospitalidade demonstrou interesse em oficializar, em um período próximo, um acordo de duplo diploma entre as duas instituições.

O objetivo do acordo visa estabelecer a cooperação técnica entre a Ufam e a Universidade Sigma Clermont no âmbito acadêmico do ensino de graduação e pós-graduação na área de mútuo interesse, promover a mobilidade a fim de desenvolver atividades culturais, de ensino e pesquisa, como também a mobilidade e interação de docentes em missões de trabalho e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos dos discentes da graduação e pós-graduação sanduíche das duas instituições.

O presente acordo vigora no prazo de cinco anos a partir da data de assinatura do mesmo e não envolve a transferência de recursos, cabendo a cada parte, por meio de dotações orçamentárias próprias, o custeio das despesas ligadas a ações específicas de sua competência.  Não se estabelece, por este acordo, nenhum vinculo de natura trabalhista, funcional com seus servidores.  

O assessor técnico da ARII, José Barbosa Filho, destacou que o acordo vai possibilitar a mobilidade acadêmica de estudantes e professores do curso de Engenharia Química da Ufam estudar na Universidade de Sigma Clermont na França. “O acordo de mobilidade acadêmica que assinamos com a universidade francesa viabiliza o intercâmbio de estudantes e professores do curso de Engenharia Química da Ufam. Com o acordo abre-se a possibilidade da dupla diplomação, ou seja, o aluno recebe dois diplomas (da Ufam e da Sigma Clermont) ao concluir o curso nas duas instituições”, concluiu o professor José Barbosa.