Icet dá boas-vindas aos seus novos alunos

Por Setor de Comunicação Icet

Diretor Jorge Kanda, apresenta o Icet aos novos alunos.Diretor Jorge Kanda, apresenta o Icet aos novos alunos.

Ao longo desta segunda-feira, 06, aconteceu a cerimônia de recepção e acolhida aos novos ingressantes no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet). Com uma intensa programação que começou pela manhã e estendeu-se até a noite os calouros tiveram os primeiros contatos com a Universidade.

A atividade de recepção aos calouros marca o início do segundo semestre, e busca transmitir informações sobre a Instituição, programas de assistência estudantil, regulamentos, além de breve explanação sobre os diversos cursos do instituto. Essa atividade demonstra a preocupação da Universidade em recepcionar seus calouros de forma a integrá-los da melhor maneira possível ao cotidiano da Instituição.

Abrindo os trabalhos, o diretor do Campus, professor Jorge Kanda, além de parabenizar e desejar as boas-vindas aos novos quatrocentos e cinquenta alunos, estimulou-os ao estudo e dedicação. “Receber um grupo grande de novos estudantes é revitalizar a face da Universidade. Para vocês é uma nova experiência e eu imagino que estejam bastante ansiosos, aproveitem essa oportunidade que estão tendo de cursar um ensino público, gratuito e de qualidade, custeado por toda a sociedade. Quero aqui deixar um conselho: lutem, estudem e se desafiem para que os seus objetivos se tornem reais, não é fácil, eu sei que não é, mas com persistência e dedicação vocês conseguirão eu tenho certeza. Desejo muito sucesso a todos e o Icet está de portas abertas para recebê-los”, declarou.

Na sequência, o coordenador acadêmico, em exercício, professor Valdomiro Martins, destacou as atribuições da Coordenação e as peculiaridades do regime acadêmico, suas normas e estrutura. “Peço que vocês procurem se inteirar das normas acadêmicas e fiquem atentos ao calendário acadêmico, nele existem prazos que devem ser respeitados, peço atenção especial ao processo de solicitação de matrícula. Neste semestre, a matrícula é automática, entretanto nos semestres posteriores terão que  solicitar matrícula por meio do E-campus. Conversem com os coordenadores de curso, procurem tirar as suas dúvidas e precisando estamos à disposição na Coordenação Acadêmica”, comentou.

Caloura de Agronomia, Renilda Gatto.Caloura de Agronomia, Renilda Gatto.A coordenadora administrativa, Kátia Rejane da Silva Rufino, explicou sobre os serviços realizados no instituto e prestados por empresas terceirizadas, algumas nuances dos contratos e detalhes de como a Instituição é administrada. Além disso, parabenizou os alunos, afirmando ser este o primeiro passo dado por eles para uma formação profissional de qualidade. “O instituto hoje tem diversos serviços que estão aqui para ajudá-los, há a Gerência de Recursos Humanos que cuida entre outras coisas da concessão de auxílios acadêmicos, a Gerência de Orçamento e Finanças dá suporte ao pagamento desses auxílios, a Gerência de Biblioteca os auxiliará no que diz respeito a empréstimos de livros e afins, a Gerência de Licitação trabalha diretamente com a aquisição de bens e serviços, a Gerência de Materiais e Patrimônio atua com a recepção, guarda e destinação dos bens do instituto, e a Gerência de Tecnologia da Informação trabalha para manutenção de computadores, criação de sistemas lógicos com a disposição do acesso à Internet. Esses são alguns dos serviços que temos, os servidores daqui trabalham em equipe para prestar o melhor serviço possível e disponibilizá-lo para vocês”, elencou.

Em seguida, ocorreu a palestra “Nós somos o Trânsito”, proferida pelo Major da Polícia Militar Rubens Tadeu Castro Alves, na qual convocou a comunidade acadêmica a fazer uma reflexão sobre suas condutas para evitar acidentes de trânsito. Mais adiante aconteceu a apresentação musical da Associação Dom Jorge Marskel que deu o toque cultural ao evento, seguido das apresentações da Gerente de Biblioteca, a bibliotecária Ana Daniela Simões, e do discente Sandro Maruxo, que respondeu pela representação dos discentes do Icet no Conselho Universitário, seguida pela palestra sobre recursos hídricos, proferida pelo professor Bruno Morales.

Alex dos Santos, veio de Amaturá para cursar Engenharia de Software no Icet.Alex dos Santos, veio de Amaturá para cursar Engenharia de Software no Icet.

No período da tarde aconteceu ainda a visita guiada dos alunos à Biblioteca e aos Laboratórios e os coordenadores de cursos do instituto já em sala de aula tiveram a oportunidade de conhecer seus novos alunos.

O calouro do curso de Engenharia de Software, Alex dos Santos, que veio do município de Amaturá, no Alto Solimões, estando há apenas uma semana em Itacoatiara, conta que o Icet superou suas expectativas. “O instituto é bem organizado e nas apresentações as pessoas parecem acolhedoras. Estava bem ansioso para início das aulas, vou me dedicar com afinco para alcançar meus objetivos acadêmicos e me tornar em breve um ótimo engenheiro”, declarou.

Já a ingressante de Agronomia, Renilda Gatto, contou que as palestras foram bastante elucidativas. “Eu tinha muitas dúvidas sobre como era o funcionamento do prédio e do curso. Ajudou bastante. Eu acho que agora vai ser mais fácil me localizar aqui”, confidenciou.