Alunos de Ciências Econômicas da Ufam conquistam Campeonato Regional e miram o Nacional

Marcelo Canuto e Alessandro Carvalho forma os primeiros colocados no Campeonato Regional de EconomiaMarcelo Canuto e Alessandro Carvalho forma os primeiros colocados no Campeonato Regional de Economia
 
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Os alunos Marcelo Canuto e Alessandro Carvalho, do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conquistaram campeonato regional de Economia no último sábado (12), no Conselho Regional de Economia (Corecon/AM), e faz parte da etapa para a Gincana Nacional de Economia.  

Nessa 4ª edição, participaram 24 duplas representantes de importantes Instituições de Ensino Superior do Amazonas. Eles compõem o time que irá representar o Amazonas na Gincana Nacional de Economia, a ser realizada nos dias 20 e 21 de setembro de 2018, em Porto Velho (RO), durante o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE).

De acordo com a professora do Departamento de Ciências Econômicas da Ufam, Michele Aracaty, a Gincana oferece aos graduandos do curso a oportunidade de entenderem a conjuntura econômica de um país por meio de uma simulação divertida e inteligente. O evento é nacionalmente conhecido pelos discentes da área e é de grande importância junto ao meio acadêmico, disse a professora.

A docente explica que a competição é baseada no jogo desenvolvido pelo economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Sandroni, com os objetivos de estimular a integração entre alunos e instituições de ensino e desenvolver a aplicação de conceitos, conciliando a prática com a teoria.

“É uma oportunidade de simular na prática as consequências dos conceitos aprendidos em sala de aula, uma vez que o acadêmico aprende aplicando tomadas de decisões numa economia simulada, observando no jogo as consequências de cada tomada de decisão. Além disso, tem premiação em dinheiro e classificação entre os melhores do Brasil. Também é uma oportunidade de fortalecer o vínculo entre os futuros economistas, os Conselhos Regionais e o Federal de Economia”, disse Aracaty.

O discente do curso de Economia, Marcelo Canuto, acumula experiência em compertições da área desde 2015, quando conquistou a 4ª colocação em Campeonato Nacional, ocorrido em Curitiba (PR). Na ocasião, fazendo dueto com Daniel Shinoda, atualmente, terminando a graduação em Paris, o competidor diz que a gincana envolve variáveis indispensáveis no jogo como probabilidade, teorias econômicas, conhecimento e prática de software. Para ele, sua primeira participação foi como um 'um tiro no escuro': "A inexperiência desfavorecia, mas com astúcia e determinação conquistamos o campeonato. De lá para cá, ganhamos experiência e obstinação e estamos visando ganhar campeonato nacional, em Porto Velho. Calma e serenidade são itens que recomendo aos pretendentes  que querem ingressar na competição", completou Canuto.