Faculdade de Informação e Comunicação gradua 50 novos profissionais

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

Na noite da última sexta-feira, 09, a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) graduou 50 novos profissionais oriundos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social - Jornalismo e Comunicação Social - Relações Públicas em sessão solene de outorga de grau realizada no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul da Universidade.

A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Ufam, professor Jacob Moysés Cohen, acompanhado do diretor da FIC, Allan Soljenitsin Barreto. Também fizeram parte da mesa de honra a paraninfa do curso de Biblioteconomia, professora Guilhermina de Melo Terra, o paraninfo do curso de Jornalismo, professor João Bosco Ferreira, a paraninfa do curso de Relações Públicas, professora Judy Lima Tavares e o patrono do curso de Arquivologia, professor Leandro Coelho de Aguiar.

Em seu discurso, Fernanda Andrade de Almeida, eleita pelos alunos para ser oradora da noite, apontou a importância de cada um dos quatro cursos para a sociedade e se mostrou confiante diante do futuro profissional das turmas. “Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas: cursos distintos, cada um com seus princípios, mas que têm em comum valores como a ética, representatividade e eternização de momentos. Todo aprendizado adquirido ao longo desses anos serviu para que pudéssemos estar aqui, firmando um compromisso íntegro e responsável com a informação. Hoje, a sensação é que quatro anos passaram voando, a saudade de encontrar os amigos todos os dias é evidente, mas, um sentimento é certo: cada um de nós está preparado para encerrar esse ciclo e enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou a Relações-Públicas.

Para bacharela de Jornalismo, Valdeniza Vasques Silva, a cerimônia foi um momento marcante. "É uma noite de extrema alegria para todos, porque é o momento de reconhecimento da nossa trajetória dentro da Universidade e de gratidão a todos os envolvidos no processo de formação - professores, familiares, e amigos. É nossa saudação para a Ufam, que vai ser sempre nossa casa e sempre fará parte de nós. Só nos resta celebrar e, daqui pra frente, honrar nossos juramentos e fazer jus ao título pelo qual batalhamos.", disse a recém-formada.

O diretor da FIC, Allan Soljenitsin, lembrou que a mesma completa um ano no próximo dia 13 de março. “Isso aconteceu graças à luta de vários professores e alunos que estão aqui presentes. Desejo que vocês, agora arquivistas, bibliotecários, jornalistas e profissionais de Relações Públicas, sejam agentes transformadores e façam diferença, agindo com ética em favor de uma sociedade mais justa e igualitária. A partir de hoje vocês não fazem mais parte da Ufam, mas a Ufam nunca vai deixar de fazer parte de vocês”, disse o professor.

Assim como os outros professores que discursaram na colação, o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Moysés Cohen abordou a importância da ética na vida profissional dos outorgados. “Quero juntar-me aos professores de vocês e desejar a todos felicidades. Que vocês nunca se afastem dos princípios da ética, e que exerçam sua cidadania. Vocês são agentes de transformação social, e, desde que entraram nesta Universidade, estão trabalhando com uma preciosidade chamada informação. Desejamos que, no momento que vocês exerçam suas profissões, tenham a ética como mandamento principal. E não esqueçam que vocês foram formados pela melhor Universidade da Região” disse Cohen, antes de convidar os formandos a procurarem cursos de pós-graduação na Ufam e declarar encerrada a cerimônia.

 

Confira a lista de formandos:

 

Curso de Arquivologia

Adne Laís Mendonça Ferreira

Jean Luís Dos Santos Batista

 

Curso de Biblioteconomia

Agueda Nogueira Ribeiro

André Luiz Avelino da Silva

Bruna de Freitas Ortiz

Emanuele Guimarães Miranda

Inês Cibele Nogueira Marinho

Lenieze Barbosa de Lira

Magnaura Mendonça dos Santos

Marcilene Oliveira Auzier Alves

Maryse Azevedo dos Santos

Mayara de Souza Almeida

Nagila Lana Gomes Saboia

Priscilla Cordeiro Soares

Priscilla Correia Carvalho

 

Curso de Comunicação Social - Jornalismo

Alexandre Magno Lucas Abreu

 Ana Luiza dos Santos Silva

Bruna Lucyanna Oliveira dos Santos

Felipe Pinto Moura

Izinha Toscano Machado

Juan Gabriel Brandão Justiniano

Larissa Cezar de Souza Cavalcante

Lia Dos Santos Souza

Lucas Vitor Alves Rodrigues Sena

Manuel Sebastian Roa Gomez

Nathalie Chaves Torres

Oswaldo de Oliveira Pantoja Neto

Pamela Euridice Da Silva Beleza Baltazar

Paula Fernanda Silva Carvalho

Paulo Andre Campos de Moura

Pedro Paulo Reis Batista

Priscila Maria Desideri de Oliveira

Rafaela Vianna Gonzalez Pazos

Rebeca Cardoso da Silva

Suelem Louize dos Santos Freitas

Thais Teófilo Do Nascimento

Valdeniza Vasques Silva

Vitoria de Liz Coelho Pinheiro

Vivaldo Alvarenga Lopes

 

Curso de Comunicação Social - Relações Públicas

Ana Flávia de Souza e Silva

Andreza Costa Góes

Bianca Alves de Oliveira

Débora Raissa Almeida Moussallem

Elizia Tainara Pereira Tavares

Fernanda Andrade de Almeida

 Joania Victoria Vasconcelos De Oliveira

 Julianne Pereira Correa

 Larissa Dantas Boaventura

Mateus da Silva Bento

Simone Abreu Ribeiro