Institucional

Portaria orienta sobre recesso acadêmico para comemoração das festas de fim de ano

 

A Secretaria de Gestão de Pessoas, ligada à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), informa a comunidade acadêmica sobre o recesso em comemoração às festas de final de ano, que compreenderá dois períodos: de 24 a 28 de dezembro de 2018 e de 31 de dezembro a 4 de janeiro de 2019. 

Conforme Portaria nº 10.960, de 26 outubro de 2018, os agentes públicos devem se revezar nos dois períodos comemorativos estabelecidos, preservando os serviços essenciais, em especial o atendimento ao público. O recesso deverá ser compensado na forma do inciso II do artigo 44 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e da Instrução Normativa nº 2, de 12 de setembro de 2018, no período de 1º de novembro de 2018 a 30 de abril de 2019. O servidor que não compensar as horas usufruídas em razão do recesso sofrerá desconto na sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas. 

Artigo Teste do Joomla

teste 2 3 4

Programa de Educação e Saúde para o Servidor é apresentado à Administração Superior da Universidade

Palestras, cursos e simpósios sobre a prevenção de riscos de doenças estão entre as atividades a serem oferecidas, permanentemente, para a comunidade universitária

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A equipe de Coordenação do Programa de Educação e Saúde para o servidor  apresentou ao vice-reitor, professor Jacob Cohen, na manhã desta terça-feira, 23, a programação voltada à prevenção dos servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A equipe do Programa de Educação e Saúde para o servidor  é composta pela Gerência Multidisciplinar de Telessaúde, pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do servidor (Siass Ufam) e pela coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) vinculada à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). 

O Programa prevê a realização de palestras, cursos e simpósios a serem oferecidos nas modalidades presencial e a distância TANTO A SERVIDORES DA Ufam quanto para servidores de órgãos partícipes como Ifam, Anatel e Funai, que também são atendidos pelo SIASS Ufam. 

Calendário de atividades

A gerente multidisciplinar de Telessaúde da Ufam, Adriane Diniz, anuncia que a programação inicia, oficialmente, no dia 30 de outubro e destaca algumas atividades. “No dia 30 de outubro teremos a palestras da doutora Ione Brum e Cíntia Pinheiro sobre câncer de colo de útero e de mama; em novembro, teremos a palestra do urologista Cristiano Paiva sobre câncer de próstata e câncer de pênis, além de orientações no dia 14 de novembro, que é o dia mundial de combate a diabetes. Em dezembro, teremos palestra sobre Infecções de vias aéreas, com a doutora Vera e sobre AIDS com o doutor Magela, além da programação de 2019 que contempla assuntos como prevenção de Alzheimer; hipertensão e saúde bucal”, destacou.

Videoconferências – economia e longo alcance

De acordo com o assessor da GMTS, médico Pedro Elias a aposta em videoconferências além de dar longo alcance às atividades, permite que a Universidade economize. “O Programa, certamente, terá um impacto muito positivo no nosso interior. Conseguimos atingir com a conjugação dos métodos presencial e de videoconferência um número maior de pessoas, pois o conteúdo alcança a nossa comunidade da capital e das unidades do interior do estado. Estimo que com a videoconferência a Ufam já tenha economizado uns 200 mil reais, considerando que gastos com deslocamento são muito elevados em nossa região. Desejo também ressaltar que  a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) foi importante parceira nesse processo, pois a conectividade melhorou muito”.

Saúde mental

O assessor também ressaltou a ideia de criar um programa enfatizando a saúde mental do servidor. “Esse programa específico para a saúde mental será realizado através de um grande acordo de cooperação técnica envolvendo secretarias de saúde dos municípios e do Estado”, afirmou.

Anúncios

O vice-reitor, professor Jacob Cohen, destacou que estimular a videoconferência é uma das premissas da atual gestão e anunciou conquistas institucionais na área da saúde. “Quanto mais rápido o Programa de Educação e Saúde para o Servidorse concretizar, melhor. Vou conversar com o diretor da TV Ufam para que esse material também seja divulgado na nossa TV e alcance ainda mais pessoas. Como estamos falando em saúde, anuncio que já estamos autorizados pelo MEC para fazer o projeto da Faculdade de Medicina  e da Policlínica que atenderá a comunidade da Ufam e das adjacências, pois oferecer assistência médica e psicológica à nossa comunidade foi uma de nossas propostas de gestão ainda que tenhamos sido muito criticados. Mas persistimos e queremos sair da nossa gestão deixando isso como legado. Essa policlínica contribuirá muito com a formação de nossos alunos da área de saúde”, declarou o vice-reitor.