Ufam sedia a 3ª Conferência Estadual de Educação de 16 a 18 de outubro

Com objetivo de apresentar e discutir propostas para a construção do Plano e do Sistema Nacional de Educação do Amazonas, a Ufam sedia até sexta (18) a  3ª Conferência Estadual de Educação. A abertura da Conferência acontece nesta quarta (16) no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário, às 19h.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Amazonas apresenta a taxa de analfabetismo em 8,4%divulgada em 2011. O estado acompanha o índice da Região Norte, que apresenta 10,2 % de analfabetos com 15 anos ou mais em sua  população total, juntamente com a queda da taxa de analfabetismo no país.

A situação da educação do Estado, assim como os indicadores sociais, serão discutidos na Conferência Estadual, de 16 a 18 de outubro.  A Universidade Federal do Amazonas e Fórum Estadual  de Educação do Amazonas(Feeam) sobressaíram-se como articuladores fundamentais para a realização do evento. 

A conferência é uma etapa preparatória para a segunda edição da Conferência Nacional de Educação (Conae) que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. Compreende uma conferência livre com participação de representantes do Estado, iniciativa privada e sociedade civil como parte integrante de várias atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.

No primeiro dia de conferência será organizada plenária para leitura e aprovação do regimento interno, em seguida organizadas as salas divididas por eixo temático de discussão das propostas realizadas dentro de cada um dos sete eixos temáticos. Entre os eixos temáticos, estão: “Plano Nacional de Educação”, “Desenvolvimento Sustentável”, “Financiamento da Educação”, “Qualidade da Educação”, entre outros.

A programação da Conae - Am segue até sexta-feira (18) nas dependências da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) com a plenária final que debaterá e aprovará as propostas que serão apresentadas e escolha dos delegados por segmento e setores que que irão representar o Amazonas durante a conferência nacional.