Ufam credencia músicos internacionais no I Festival de Metais do Amazonas

Sala cheia, olhares atentos, alunos concentrados em cada nota. Esse foi o clima do Concerto dos Professores do Festival de Metais do Amazonas, realizado na tarde quarta-feira (16), no Salão de Regência do Liceu Cláudio Santoro, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O quarteto de cordas Ars Animae, formado por músicos residentes da Amazonas Filarmônica, uniu-se aos solistas internacionais Eva Lind – soprano; Otto Sauer – Trompete Piccolo; Alain Trudel – Trombone e Luca Benucci – Trompa, para realizar uma apresentação especial para os alunos presentes.

Durante o Concerto, os músicos do World & European Brass Association receberam do Departamento de Artes (Departes) da Universidade Federal do Amazonas, a certificação de professores convidados.

A certificação autoriza os Professores para ministrar aulas em oficinas, simpósios, workshops e master-class promovidos pelo Departamento de Artes da Ufam. De acordo com o professor Jackson Colares, diretor geral e coordenador do projeto, esse credenciamento é muito importante, pois estabelece parcerias efetivas com os professores. “A ideia é ter no futuro convênios de cooperação técnica com a associação. E esse credenciamento é o início desse acordo”, explica. Ainda segundo o diretor, a vinda dos instrumentistas é uma grande oportunidade de intercâmbio musical, e só vem contribuir para o contínuo aprimoramento da produção musical local e, consequentemente, das Artes no Estado.

O público alvo do evento foram os alunos de música, sejam do Liceu ou da Ufam, que podem aprimorar seus conhecimentos com os professores que, além de atuarem como instrumentistas, também têm um forte trabalho pedagógico ao redor do mundo. Para o diretor artístico do festival, Rubens Souza, o contato com Enjott Schneider, um compositor que é um dos maiores e mais conhecidos da Alemanha, é importante. “Para ter esse contato, os alunos, no mínimo, teriam que ir até a Europa. Mas com essa oportunidade, os músicos vieram até aqui. Isso tem sido muito gratificante”, afirma.

Sobre o Festival

Realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e o World & European Brass Association, o I Festival Internacional de Instrumento de Metais do Amazonas, segue com programação variada até o dia 20 de março. Cada solista apresenta uma peça em conjunto com o quarteto, e logo após a soprano Eva Lind apresenta uma palestra sobre produção musical.

Para o professor e violinista Fernando Lima, integrante do quarteto de cordas, a troca de conhecimento com a vinda de instrumentistas internacionais é benéfica. “O festival como um todo tem sido muito interessante, pois traz compositores, regentes e instrumentistas excelentes que contribuem não só para a juventude, mas também para músicos experientes”.