Ufam vence o Prêmio Luiz Beltrão 2013 na categoria instituição paradigmática

O prêmio Luís Beltrão de Ciências da Comunicação - além de ser uma homenagem ao pioneiro da pesquisa científica em comunicação no Brasil - foi criado com o objetivo de reconhecer o trabalho de pesquisadores e grupos de pesquisa com destaque no meio acadêmico. Atualmente é considerado como  a maior premiação nacional no campo da comunicação e é outorgado a duas personalidades e a duas instituições.

A Universidade Federal do Amazonas disputou a premiação na categoria "Instituição paradigmática" com oito instituições, a saber: a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Obitel – ECA-USP, a Rádio UFSCar, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Professor Walmir Albuquerque - " Esse prêmio é um estímulo para a realização de novas pesquisas na área da Comunicação"Professor Walmir Albuquerque - " Esse prêmio é um estímulo para a realização de novas pesquisas na área da Comunicação"

O texto de apresentação da candidatura da Ufam ao júri foi escrito pelo professor aposentado do Departamento de Comunicação da Ufam e ex-reitor da instituição, Walmir Albuquerque Barbosa. “Trabalhei no texto da candidatura junto com os colegas do Departamento e, para nós, é uma honra muito grande, não só receber o prêmio, mas também dividir com toda a Universidade essa honraria. Isso significa que o curso de Comunicação Social, nesses 44 anos de existência, tem um papel importante na construção do campo cientifico da comunicação na Universidade Federal do Amazonas e é formador de pessoas que trabalham na área de comunicação nas empresas que aqui cresceram junto conosco. Então esse prêmio é o fruto do trabalho desses mais de 40 anos. Não digo um reconhecimento, mas é um estímulo para que nós continuemos a trabalhar, a nos aperfeiçoar, a produzir cada vez mais pesquisas e podermos dar uma resposta, pela nossa reflexão, aos problemas na área de comunicação, que precisam ser analisados à luz das Ciências da Comunicação”, declarou ele.

Professor Gilson Monteiro - "A Ufam competiu com instituições de peso e isso faz com que tenhamos mais orgulhoso desta conquista"Professor Gilson Monteiro - "A Ufam competiu com instituições de peso e isso faz com que tenhamos mais orgulhoso desta conquista"O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação(PPGCCOM)  ficou entre os finalistas da premiação na categoria grupo inovador. Para o vice-coordenador do PPGCCOM, professor Gilson Monteiro, a premiação da Ufam dá prestígio ao trabalho desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade. “A Ufam ser escolhida como instituição paradigmática numa disputa com instituições de peso nos enche de orgulho. Quando criamos os grupos de pesquisa em 2004 e ao propormos um programa de pós-graduação em Comunicação na Universidade, plantamos a semente da pesquisa no nosso campo de atuação e ajudamos a consolidar a pesquisa que já vinha sendo feita, mas sempre associada a outras áreas. O professor Walmir Albuquerque é o protagonista da ideia de que podíamos transformar a Ufam num centro de pesquisa em comunicação e hoje isso é reconhecido nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação”, declarou o vice-coordenador do PPGCCOM.

A premiação será entregue durante o XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que este ano ocorre de 4 a 7 de setembro no Campus da Ufam