Institucional

Comitiva da Universidade do Porto encerra agenda institucional no Brasil, visitando HUGV/Ebserh

 
Nesta terça-feira, 22, o reitor da Universidade do Porto, professor Antônio Sousa Pereira, e a pró-reitora da universidade portuguesa, professora Joana Carvalho, encerraram a agenda institucional no Amazonas, visitando a estrutura do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ebserh). Acompanhados do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do vice-reitor, professor Jacob Cohen, além do pró-reitor de Inovação Tecnológica (protec), professor Waltair Machado, bem como da equipe administrativa do HU, o grupo debateu experiências locais e europeias no âmbito da administração hospitar universitária, além de prospectar possíveis cooperações, além das acadêmicas já firmadas.  
 
O reitor da Universidade do Porto, professor Antônio Pereira, considerou a importância da parceria entre as duas universidades e da contribuição que a instituição portuguesa poderá oferecer à Ufam. Ele acredita que existem vantagens para ambos os lados. 
 
“De nossa parte, nós estamos muito empenhados em nos aproximarmos ainda mais da Federal do Amazonas, no sentido de nossos estudantes terem contato com uma realidade diferente da nossa e de se familiarizarem com patologias que lá não teriam oportunidade de ver", disse. Para ele, "é imprescindível formar médicos capazes de atuar em qualquer lugar do mundo e ter conhecimento das patologias típicas da região tropical é importante”, completou o reitor da UP. 
 
Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o intercâmbio entre as duas universidades na área da saúde está sendo edificada. “O primeiro passo já foi dado, pois já temos iniciativas acadêmicas com a UP, mas no que se refere a hospitais universitários e no campo da saúde, avançaremos sobre os trâmites burocráticos", vislumbrou. 
 

Reitor acompanha primeiro visita oficial de governador do Amazonas a Hospital Universitário Francisca Mendes

 
 

Estrutura e dinâmica de funcionamento do HUFM foram apresentadas à comitiva (Foto:  Diego Peres/Secom)Estrutura e dinâmica de funcionamento do HUFM foram apresentadas à comitiva (Foto: Diego Peres/Secom)

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga e o vice-reitor, professor Jacob Cohen, acompanharam na manhã desta sexta-feira, 4, a primeira visita oficial do governador do Estado, Wilson Lima, ao Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), na zona norte de Manaus. Ele e seu vice, Carlos Almeida Filho, que também ocupa o cargo de secretário de Saúde, conheceram a estrutura da unidade que integra a rede estadual e é considerada referência em cardiologia adulta e pediátrica na região. 
 
O primeiro contato da comitiva com a equipe administrativa do hospital aconteceu no gabinete do HU, quando a diretora administrativa, Rildilene Rocha Figueiredo e a diretora clínica, Rovanda Sena, explanaram sobre a estrutura e o funcionamento da unidade, demanda encaminhada de outros hospitais, quantitativo de pacientes em fila de espera, contratos e situação de insumos para garantir os cuidados aos pacientes. Ao fim do encontro, eles estiveram nos setores de imagem e também ambulatorial. 
 
“O Hospital Universitário Francisca Mendes é a primeira grande unidade de saúde em que estive. A escolha se deve ao fato de além de ele ser um hospital de referência, funciona em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, instituição pela qual tenho apreço", afirmou o governador.  
 
Manutenção da parceria - O reitor, professor Sylvio Puga, reafirmou a importância da cooperação entre Susam e HUFM a e a necessidade de aprofundar os aspectos que envolvem a parceria. "A partir de agora toda parte técnica do HU, juntamente com a Susam, irá trabalhar para que se alcancem as metas estabelecidas no contrato vigente, bem como sejam avaliados os detalhes do próximo contrato, já em discussão", informou. 
 
Pelo governo, Wilson Lima ratificou a parceria e se comprometeu a avaliar as propostas feitas pela direção do HUFM com vistas a garantir a ampliação dos polos de atendimento. 

Artigo Teste do Joomla

teste 2 3 4