Professora da Ufam realiza conferência na Universidade de Lisboa no dia 3 de maio

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A professora titular do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (DH/Ufam), Patrícia Melo,  profere a palestra 'Em nome da justiça: encontros e confrontos nas povoações portuguesas na Amazônia, século XVIII', como parte da programação da Conferência 'O Atlântico Ibero-Americano (séculos XVI-XX) – Resistências: desafios de uma agenda historiográfica/2019'. O evento ocorre no dia 3 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A organização da Conferência envolveu parcerias para a realização, como o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), Centro de Humanidades Nova FCSH-UAc, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. De acordo com a professora Patrícia Melo, a conferência faz parte das atividades acadêmicas desenvolvidas enquanto investigadora visitante no Centro de História da Universidade de Lisboa.

Segundo especialistas, o programa de conferências objetiva diversificar pontos-de-vista sobre a temática em análise, integrando tanto abordagens de ordem conceitual e metodológica, como a apresentação de resultado de investigações empíricas. Desse modo, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da história do Atlântico e, especial, da sua dimensão Ibero-Americana.

História

Fundado em 1958, o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) é uma das mais antigas unidades de investigação (I&D) existentes em Portugal; dedicada exclusivamente às ciências históricas. Instalado na Faculdade de Letras da mesma Universidade, passou por várias transformações ao longo das seis décadas de existência.

Hoje, 60 anos após a sua fundação, o CH-ULisboa continua o seu papel de liderança como uma das mais importantes instituições portuguesas ligadas ao desenvolvimento da investigação histórica de topo.

Mais informações pelo site:http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/o-atlantico-ibero-americano-seculos-xvi-xx-conferencia-em-nome-da-justica-encontros-e-confrontos-nas-povoacoes-portuguesas-na-amazonia-seculo-xviii