Professor Antônio Carlos Witkoski defende Memorial nesta terça-feira, 26

Sebastião Oliveira
Equipe Ascom  

O diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), professor Raimundo Nonato Pereira da Silva,  convida a comunidade acadêmica para  a defesa públilca do Memorial Acadêmico do professor Antônio Carlos Witkoski. A defesa será realizada na próxima terça-feira, 26 , às 14h, na Sala Vitória-Régia do Centro de Ciências do Ambiente (CCA).

O Memorial cujo título 'Homo academicus: ensino e pesquisa como vocação' é requisito para promoção na carreira do Magistério Superior para a classe de professor titular.

A banca examinadora do resumo da vida acadêmica do professor Antônio Carlos Witkoski será presidida pela professora Marilene Correa, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) e composta pelos seguintes membros titulares: professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Edna Maria Ramos de Castro, e os professores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Vera Maria Fonseca de Almeida e Val e Hiroshi Noda.      

Sobre o Professor

Professor Associado IV do Departamento de Ciências Sociais (DCIS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), há 29 anos;

Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos (1985);

Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, UnB (1998);

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, UFC (2002;

Trabalha como professor permanente nos Programa de Pós-Graduação em Sociologia, PPGS, em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniam (PPG/Casa), e no Sociedade e Cultura na Amazônia PPGSCA, como professor colaborador;

Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Ambiente (GP/STA);

Coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Amazônicos (Neiam) e é membro do Núcleo de Socioeconomia (Nusec);

Membro do Conselho Editorial da Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCAR;

Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia no biênio 2007/2009;

Desenvolveu pesquisa e extensão no interior do Piatam, Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria de Petróleo na Amazônia.

Desenvolve pesquisa na área de Sociologia, Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando o seguinte universo temático: desenvolvimento sustentável, ecodesenvolvimento, etnoconhecimento, etnoconservação, processos de adaptabilidade à várzea amazônica, labor, trabalho, pesca na várzea amazônica, camponeses da várzea etc.

Publicou os seguintes livros: Diversidade intelectual e cultural política: abordagem gramsciana da pedagogia petista (Annablume, 2010) e Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais (Annablume, 2010).

Organizou os seguintes livros: Unidades de Conservação do Amazonas no Interflúvio Purus-Madeira: diversidade cultural e gestão social dos bens comuns (Edua, 2015), Território e territorialidades na Amazônia: formas de sociabilidades e participação política (Valer, 2014), Amazônia: cultura material e imaterial I (Annablume, 2012), Amazônia: cultura material e imaterial II (Annablume, 2012), A cultura da juta e malva na Amazônia: sementes de uma nova racionalidade ambiental? (Annablume, 2010) e A pesca na Amazônica Central: ecologia, conhecimentos tradicionais e formas de manejo (Edua, 2009).