Nota de pesar - professor aposentado da Faculdade de Medicina, José de Ribamar Araújo

A Universidade Federal do Amazonas informa com pesar, o falecimento do ex-professor da Faculdade de Medicina, José de Ribamar Araújo, ocorrido na noite do último sábado, dia 23, em Manaus. Ele atuou como docente da Faculdade de Medicina em dois momentos, o primeiro na décadia de 1970, como professor em regime temporário e em outro, já como efetivo, aprovado em concurso público, na década de 1980. Na Ufam, ministrou disciplinas em Anatomia Patológica e Patologia Clínica, especialidades as quais se dedicou ao longo de toda sua trajetória profissional, passando também pela Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Oncologia do Amazonas (FCecon) e Fundação de Medicina Tropical, onde atuava mais recentemente como pesquisador.
 
Na Ufam, juntamente com as professoras e também médicas Neila Falcone e Maria José Castilho, foi responsável por elaborar o ante-projeto de instalação da Residência Médica da Universidade Federal do Amazonas, em cooperação com a Universidade de São Paulo (USP), no fim dos anos de 1970. 
 
Contribuição recente - Em Coari, cidade do interior do Amazonas onde a Ufam mantém um curso de Medicina, mais precisamente no Instituto de Ciência Biológicas (ISB), o professor esteve recentemente, entre os meses de junho e setembro, ministrando conteúdos para os alunos em sua área de conhecimento, mesmo já aposentando. 
 
"O Dr. Araújo é uma pessoa excepcional, dedicada e que esteve conosco em várias frentes de trabalho. Digo que ele é porque sua contribuição permanece, independente da sua partida. O dr. Araújo foi quem ajudou a consolidar os estudos da Patologia nesse Estado. Quem é da área, o conheceu e pôde conviver e aprender um pouco com o muito do que ele sabia", salientou o professor e médico, Edson Andrade.
 
O corpo do professor José de Ribamar Araújo  está sendo velado no Auditório Dr. Luiz Montenegro, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). A Administração Superior da Ufam lamenta a perda desse grande profissional e se solidariza à sua família, amigos e colegas de trabalho. 
 
Um dos autores do ante-projeto para instalação da Residência Médica da Ufam, o professor José de Ribamar Araújo, posou para foto com sua contemporânea, professora Neila Falcone, em comemoração aos 40 anos de instalação da RMUm dos autores do ante-projeto para instalação da Residência Médica da Ufam, o professor José de Ribamar Araújo, posou para foto com sua contemporânea, professora Neila Falcone, em comemoração aos 40 anos de instalação da RM