Problemas sociais e econômicos do Amazonas serão discutidos em palestra na quinta-feira, 8

Com o objetivo de contribuir para a solução de problemas que entravam o desenvolvimento econômico e social do Amazonas, a Pró-reitoria de Extensão da Ufam (Proext) realiza na quinta-feira, 8, a palestra “Amazônia, Ontologia e Barbárie: notas sobre um necessário confronto epistemológico”, a ser conduzida pelo professor José Alcimar de Oliveira. O evento será realizado às 15h, na sala de reuniões do Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas.

A palestra desta quinta-feira visa discutir os caminhos possíveis rumo à construção de uma epistemologia da resistência e do reconhecimento do saber originário da Amazônia, indígena e cabloca. "Sem o reconhecimento do estatuto epistêmico dessa matriz sapiencial, de arraigada natureza ontológica, não teremos como defender a Amazônia e, inevitavelmente, tanto o seu ser natural quanto social poderão sucumbir à barbárie da anticivilização do capital sem controle e que a tudo controla, a começar pelo Estado", expôs o palestrante. 

Para viabilizar as discussões no âmbito da Academia, o Fórum realiza, com a participação dos mais diversos segmentos sociais e acadêmicos, sessões semanais de seminários multidisciplinares e multissetoriais sobre problemas regionais, buscando a sua compreensão numa perspectiva global e inter-relacional.

Outro objetivo do Fórum é auxiliar na formação acadêmica dos estudantes e pesquisadores através de levantamentos de problemas e hipóteses que possam instigar o desenvolvimento da pesquisa regional, estimulando a proliferação de uma consciência amazônica voltada para a solução de problemas regionais a partir de suas condições reais objetivas e no contexto de uma política de desenvolvimento autossustentável.

O evento é aberto ao público, não sendo preciso efetuar inscrição para participar.

Para mais informações, contate: 3305-1181 ramal 1497

Confira o convite para a palestra: