PPG em Design realiza aula inaugural

Parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) viabilizará intercâmbio aos membros do Programa

Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

O Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas (PPGD/Ufam) promove aula inaugural no dia 21 de agosto, das 9 às 12h, direcionada tanto aos componentes da nova turma do mestrado profissionalizante ofertado quanto aos demais membros da comunidade acadêmica que desejarem prestigiar o evento. A atividade é gratuita e será realizada no auditório Rio Javarí da Faculdade de Tecnologia (FT), localizada no setor Norte do Campus Universitário.

Formado em agosto de 2017 e inaugurado no mês seguinte, o mestrado profissional em Design apresenta proposta de estudos que destaca a contextualização da área em campos de atuação demandados em larga escala atualmente, como inovação e desenvolvimento tecnológico com enfoque voltado ao aprimoramento do mercado, visto que se trata de um mestrado profissionalizante.

Conforme pontuou a coordenadora interina do PPGD, professora Magnólia Quirino, a novidade benéfica para essa segunda turma, composta por 17 discentes, consiste no estabelecimento de um convênio com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que facilitará a mobilidade acadêmica. “A ideia é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos, através da mobilidade que será viabilizada em ambas as instituições. Inicialmente, os intercambistas serão os mestrandos e seus docentes, mas a expectativa é estender a proposta ao curso de graduação em Design”, revelou a coordenadora.

A programação da aula inaugural abrange a apresentação do curso, das linhas de pesquisa, do corpo docente, orientações gerais sobre o Programa de Pós-graduação e, para anteceder a solenidade de encerramento, o tema ‘Metaprojeto: o Design do Design’ será contemplado por palestra magna a ser proferida pelo professor Dijon Moraes Júnior, da UEMG e autor do livro que inspirou o título da palestra, por possuir o mesmo nome. Acesse o cronograma completo em anexo.

Os componentes da mesa de abertura serão o reitor, professor Sylvio Puga; o vice-reitor, professor Jacob Cohen; o chefe de gabinete da Ufam, professor Almir Liberato; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal; a diretora da FT, professora Patrícia Braga e a coordenadora interina do PPGD, professora Magnólia Quirino.

Sobre o palestrante

Líder do grupo de pesquisa 'Estudos, Teoria e Cultura em Design' no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), o professor Dijon Moraes Júnior possui doutorado e pós-doutorado pela Universidade Politécnico Di Milano, localizada na Itália, com revalidação nacional do diploma junto à Universidade de Brasília (UnB). É autor de diversos livros, entre eles ‘Análise do Design brasileiro’ (2006), ‘Limites do Design’ (2007) e ‘Metaprojeto: o Design do Design’ (2010), publicados pelas editoras Studio Nobel e Blücher de São Paulo.

Para maiores informações, acesse o site do PPGD.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Design inaugural 2.jpg)Programação[ ]182 kB