Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Protec divulga abertura de processo seletivo para projetos de Inovação Tecnológica
Início do conteúdo da página

Protec divulga abertura de processo seletivo para projetos de Inovação Tecnológica

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 14h51 | Última atualização em Sexta, 30 de Julho de 2021, 15h14 | Acessos: 1731

Período de inscrição no PIBITI vai de 1 a 16 de agosto. Inscrições podem ser realizadas através do e-mail institucional O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Confira os requisitos para participar da seleção no Edital 2021/2022-PIBITI/ Protec/Ufam

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

 A pró-reitoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas ( Protec/Ufam) divulga que, a partir do próximo domingo, 1 de agosto, estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Confira o edital 2021/2022-PIBITI/ Protec/Ufam.

Inscrições on-line

O PIBITI visa introduzir jovens do ensino superior em atividades de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e inovação contribuindo para a formação de recursos humanos dedicados ao fortalecimento da capacidade inovadora de empresas, em busca de possibilidades de transferência de tecnologia. As inscrições para o processo seletivo seguem até o dia 16 de agosto e podem ser realizadas através do e-mail institucional O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Para efetivar a inscrição, os interessados devem enviar os seguintes arquivos: Ficha de cadastro preenchida; Projeto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDTI) e Planilha de Pontuação do Docente, referente aos 3 últimos anos de publicação. Tais arquivos são encontrados no Anexo II do edital e deverão ser enviados para o e-mail institucional O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., conforme as orientações que constam no Anexo III.

Oportunidade

A pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Tanara Lauschner, afirma que o lançamento do edital do PIBITI segue a política da Ufam de fomentar projetos que possam aplicar pesquisas para o desenvolvimento, aprimoramento ou criação de produtos e processos para o mercado ou de novas metodologias para solução de problemas sociais ou industriais. “É uma grande oportunidade para que os orientadores, juntamente com os bolsistas, possam se envolver em metodologias e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico, o que é de suma importância para futuras patentes e processos de transferência tecnológica entre a Ufam e a indústria", ressaltou a gestora.

Avaliação dos projetos

Os projetos serão avaliados e selecionados pela Coordenação Institucional do PIBITI, que avaliará o cumprimento das normas do edital, o mérito técnico-científico de caráter tecnológico e inovação, a viabilidade de execução do projeto, além do Currículo Lattes do orientador, que deverá ser de acordo com a tabela de pontuação indicada pelo próprio orientador.

Requisitos para orientadores e discentes

Entre os requisitos para os orientadores estão: serem pesquisadores vinculados à Ufam; estarem cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq certificado pela Ufam e serem, preferencialmente, bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Entre os requisitos para discentes estão: estarem regularmente matriculados em curso de graduação da Ufam; serem indicados pelo orientador, não possuírem vínculo parental com o orientador e receberem apenas uma modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com bolsas de outros programas, exceto aquelas permitidas pelas normas institucionais. Confira todos os requisitos no Edital.

Financiamento e divulgação do resultado da seleção

O presente edital recebe recursos do orçamento do CNPq e da Ufam para o pagamento das Bolsas de Iniciação Tecnológica (BIT). De acordo com o cronograma do Edital, o resultado preliminar será divulgado no dia 22 de agosto e o resultado final, no dia 26 de agosto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página