Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > IFCHS terá novo bloco no setor Norte com térreo e mais três pavimentos
Início do conteúdo da página

IFCHS terá novo bloco no setor Norte com térreo e mais três pavimentos

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 18h22 | Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 10h23 | Acessos: 2873

Na manhã desta segunda- feira, 24 de agosto, o reitor Sylvio Puga anunciou a  construção de um novo bloco para o  Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais  da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/ Ufam). A edificação terá 3.200 m², localizada no setor Norte do campus, e a disposição interna será definida pelo programa de necessidades do Instituto. Durante a reunião, o reitor informou que a obra deverá ser entregue em 20 meses. 

A prefeita do Campus, arquiteta Carmem Silvia Viana Guimarães, explicou que a construção visa atender a necessidade do  IFCHS. “O reitor Sylvio Puga solicitou nesta data um novo prédio para a prefeitura elaborar. Desta forma tenho a dizer, que o curso ganhará um bloco já no novo molde do setor norte, sendo ele 1 térreo mais 3 pavimentos, perfazendo um total de 3.200m² de área construída. Será um grande avanço para o curso”, falou.

IFCHS

O Instituto atende mais de 2.050 alunos, em Manaus, distribuídos nos cursos de graduação de Ciências Sociais, Serviço Social, Filosofia, Geografia e História, além de 400 alunos no curso de Licenciatura Indígena das etnias Yanomami, Tukanos, Baniwa, Nhengatu/São Gabriel da Cachoeira, Nhengatu/Santa Isabel do Rio Negro. No interior do estado, a atuação ocorre também junto ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), atendendo 148 discentes, nos cursos de Geografia, em Uarini, e História em Humaitá e Santo Antônio do Içá.  

Na Pós-Graduação, há a oferta de cursos nos Programas de Antropologia (mestrado e doutorado), Geografia (mestrado, doutorado e um curso direcionado a rede Estadual de Ensino), História (mestrado e doutorado), Serviço Social (mestrado), Sociologia (mestrado), Sociedade e Cultura na Amazônia (mestrado) e Filosofia (mestrado profissional; Minter Ufam/Unb; Dinter Ufam/Unicamp). 

De acordo com o diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professor ​Raimundo Nonato Pereira da Silva, nos últimos quatro anos houve uma ampliação nas atividades dos cursos Graduação e Pós-Graduação. “Não é somente um espaço físico que ele representa, além disso a nova sede trata-se de um espaço simbólico que demonstra a relevância dos cursos de Ciências Humanas para a sociedade e isso reflete no campo da formação. Há uma ampliação significativa nas oferta de cursos de pós-graduação, além de ganharmos espaços otimizados para atender as exigências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no que diz respeito às atividades das Licenciaturas”, explicou o diretor.       

O professor destacou ainda os impactos do Instituto para a sociedade amazonense, tendo atividades não só em Manaus, mas também no Alto Rio Negro, Alto Solimões, Médio Solimões e Sul do Amazonas. “Nós formamos egressos que atuam em diversas instituições (municipais, estaduais, federal e privadas). Recebemos a notícia da nova sede com satisfação e o prédio vem coroar o nosso compromisso, firme e coeso, com as Ciências Humanas no campo do Ensino, Pesquisa e Extensão. A ampliação vem em função do trabalho dos professores, técnicos e alunos, atendendo as demandas acadêmicas do Instituto”, enfatizou. 

Para o Chefe de um dos departamentos mais antigos do Instituto, professor Pedro Fernandes,  o Departamento de Filosofia recebe com grande expectativa e com satisfação a notícia da construção do novo bloco do IFCHS.  O docente explica que o Departamento de Filosofia, cujo curso de graduação fará 60 anos em 2021, nos últimos 10 anos, teve a ampliação de vagas para estudantes ingressantes, passando de 31 para 62 vagas anualmente.

"Ainda no âmbito da graduação, foram implementados o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Residência Pedagógica (PRP), e as atividades de prática integrada que necessitam de um laboratório de práticas de ensino, do qual o curso ainda carece. No âmbito da pesquisa e da pós-graduação, tivemos a ampliação da participação no Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (PIBIC), a criação de diversos grupos e núcleos de pesquisa, a criação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFilo), com o Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, bem como foram firmadas parcerias com a Unicamp para o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Filosofia, que se encontra em andamento, e a recente parceria com a UnB para a oferta do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Filosofia, cujo edital foi recentemente publicado e que objetiva atender os egressos dos cursos de graduação em filosofia e de outras áreas. Desse modo, a construção de um novo bloco do IFCHS é uma necessidade antiga para que as atividades possam ser desenvolvidas em espaço físico apropriado, o que refletirá na melhoria da qualidade da formação inicial e continuada, na pesquisa e na pós-graduação oferecidos pelo Departamento de Filosofia do IFCHS", finalizou o professor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página