Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Dia Mundial do Meio Ambiente - Reitor da Ufam participa de websimpósio que discute os desafios da sustentabilidade pós-pandemia dia 5 de junho
Início do conteúdo da página

Dia Mundial do Meio Ambiente - Reitor da Ufam participa de websimpósio que discute os desafios da sustentabilidade pós-pandemia dia 5 de junho

Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 15h41 | Última atualização em Quarta, 20 de Maio de 2020, 19h24 | Acessos: 1819

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Com informações do TCE-AM

 

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, dia 5 de junho, a partir das 9h, participa do ‘Websimpósio Desafios da sustentabilidade pós-pandemia: Reflexos na agenda global dos ODS’ promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE -AM). O evento comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e tem transmissão ao vivo, pelo site institucional e redes sociais do Tribunal, além de tradução simultânea em espanhol, inglês e libras.

O websimpósio reúne nomes internacionais e nacionais para tratar dos impactos ao meio ambiente e dos desafios da sustentabilidade pós-pandemia. A representante da Ufam na coordenação do evento, professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, destaca o papel da Corte de Contas na prevenção e no debate de ações voltadas para a sustentabilidade no período pós-pandemia. 

“O que estamos vivendo é uma crise sanitária mundial. Precisamos trabalhar, em frentes diversas, que incluem o enfrentamento da crise em si e também estratégias para o momento posterior a pandemia. As ações do TCE vão além das auditorias financeiras e nos possibilita antecipar, com palestrantes nacionais e internacionais, a abordagem de um tema tão caro à nossa região. A Instituição tem também um trabalho relevante voltado para as auditorias ambientais”, explica.     

Segundo o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, o Tribunal reúne os expoentes no assunto para tentar definir diretrizes de um cenário pós-pandemia tanto para a Amazônia quanto para o mundo. “Queremos contribuir para que a sociedade tenha um futuro mais promissor, sobretudo no que for relacionado ao meio ambiente após a luta contra esse inimigo invisível que é o novo coronavírus”, enfatiza.

O websimpósio é organizado pelo coordenador de ações ambientais do TCE-AM, conselheiro Júlio Pinheiro, que esclarece que as discussões serão no âmbito das perspectivas do pacto global-2030 sob a perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “As discussões girarão em torno dos reflexos globais na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em um cenário pós-pandemia. Como o meio ambiente será afetado? Como os ODSs serão reformulados? Iremos discutir com pesquisadores e estudiosos para tentarmos ter elementos que subsidiarão o futuro”, diz o conselheiro Júlio Pinheiro.

Entre os participantes confirmados estão o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; a juíza e conselheira do Tribunal de Contas de Portugal, Helena Abreu Lopes;  o professor do Instituto de Ciências e Tecnologia de Moçambique, Gildo Espada; o representante da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Tassilo Von Droste; a secretária executiva do Fórum Global dos Governadores para Climas e Florestas – Estados Unidos, Colleen Scanlan Lyons.

Também participa das discussões o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Cleinaldo Costa, o docente da Universidade de São Paulo (USP), professor José Galizia Tundisi; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Elton Leme, além do jornalista e biólogo de Moçambique, Mia Couto, do professor da PUC de Rio Grande do Sul, docente Juarez Freitas, e do advogado ambientalista Fábio Feldmann.

registrado em:
Fim do conteúdo da página