Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > Impressão 3D - Ufam inicia a produção de Equipamentos de Proteção Individual em Itacoatiara
Início do conteúdo da página

Impressão 3D - Ufam inicia a produção de Equipamentos de Proteção Individual em Itacoatiara

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 20h05 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 14h55 | Acessos: 2910

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Os docentes de Engenharia de Produção e Engenharia de Software do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam), localizado em Itacoatiara, uniram esforços à rede nacional de pesquisadores ‘Inova Covid-19 Brasil’ para a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante a pandemia. Serão produzidos protetores faciais em impressora 3D para atender aos profissionais de saúde da rede pública do município. 

O primeiro protetor foi impresso nesta sexta-feira, 27, e a expectativa é produzir 10 unidades por dia. De acordo com o responsável, professor Vandermi João da Silva, a iniciativa é nacional e utiliza impressoras 3D de todo o país. “Em Itacoatiara, a produção é realizada no Laboratório de Engenharia de Produção a partir dos moldes disponibilizados pela rede. O material usado na impressão é o poliácido láctico (PLA), feito de amido de milho, e não é tóxico. Cada peça demora, em média, uma hora para ser produzida. A distribuição será feita em parceria com as autoridades locais de saúde”, enfatiza o docente.

Segundo o coordenador da rede ‘Inova Covid-19 Brasil’ e docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Alex Sandro Roschildt, a ideia é unir pesquisadores, desenvolvedores, cientistas e a iniciativa privada na busca de soluções práticas para questões referentes ao Covid-19. “É estratégico desenvolver soluções científicas e tecnológicas para apoiar as ações de contenção da pandemia. Ao unirmos pesquisadores de diferentes pontos do país, podemos trabalhar soluções locais de forma rápida e descentralizada. Vamos utilizar a capilaridade das instituições de pesquisa e o apoio da iniciativa privada para responder os problemas que já existem e também aqueles que poderão surgir durante a pandemia”, explica o coordenador. 

A ‘Inova Covid-19 Brasil’ é formada por professores da Ufam, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal de Sergipe (IFSE), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para o diretor do Icet, professor Geone Maia Corrêa, o conhecimento fomentado nas instituições devem ser aplicados em benefício da sociedade.

“O Icet tem avaliado, por meio do subcomitê de enfrentamento do Covid-19 e da direção do Instituto, as atividades em que a Universidade pode contribuir. A produção de EPI’s, realizada pela equipe do professor Vandermi João da Silva,  está entre as ações de caráter emergencial e é necessária para auxiliar os profissionais de saúde do município de Itacoatiara o que mostra a importância da Ufam na região do médio Amazonas. As demais ações incluem a fabricação e distribuição de álcool em gel, a diluição de álcool para que possam ser utilizados de forma eficaz na higienização dos ambientes nas unidades de saúde, a elaboração de materiais digitais com orientações a população sobre os cuidados e as formas de prevenção da doença e a verificação das informações divulgadas nas mídias sociais, alertando a população quanto às possíveis fake news”, finaliza o diretor.   

registrado em:
Fim do conteúdo da página