Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > FCF produz álcool gel para proteger profissionais e pacientes do HUGV/Ebserh
Início do conteúdo da página

FCF produz álcool gel para proteger profissionais e pacientes do HUGV/Ebserh

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 09h04 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 14h55 | Acessos: 2690
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom
 
Diante da necessidade atual e da escassez do material, servidores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) produziram álcool gel 70% para ajudar no suprimento do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh). A entrega do produto foi feita na manhã de quinta-feira, 26, na sede da unidade de saúde da Ufam.
 
Como um dos principais materiais utilizados na prevenção do novo coronavírus, o álcool gel 70 passou a ser procurado amplamente nas últimas semanas em todo o País, o que levou, consequentemente, à ausência do produto em muitos fornecedores.
Para tentar colaborar no combate à pandemia, docentes e técnicos de laboratório da FCF iniciaram a produção da substância. O processo de produção, totalmente manual, teve início na última segunda-feira, 23. "Vimos a grande dificuldade em conseguir o álcool gel na cidade e decidimos iniciar a produção para atender nossos alunos e profissionais que estão na bancada, trabalhando no dia a dia", disse o professor Antonio Batista, um dos responsável pela ação. "Ficamos em média quatro pessoas no laboratório para evitar aglomeração. A gente conseguiu produzir 50 quilos de álcool gel 70, dos quais a metade será doada para o HUGV. A outra parte será utilizada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam e doada para pessoas da comunidade acadêmica que necessitarem", informa o professor.
 
Parte da matriz curricular do curso de Ciências Farmacêuticas, é por meio da disciplina de Farmacotécnica que os estudantes aprendem sobre a manipulação de medicamentos em pequena escala. A produção do álcool em gel é um dos tópicos da matéria.
"Gostaríamos de fazer muito mais, mas não temos insumos no momento. Gostaríamos de poder produzir para o Delphina Aziz também, mas não temos como agora", declarou a diretora da FCF, professora Débora Ohana. "Nossa finalidade é pedagógica, não comercial, por isso não temos mais a oferecer, mas podíamos ajudar de alguma forma e foi isso que fizemos", completa.
 
Com a presença do vírus já registrada no Estado e o crescente número de doentes, o HUGV irá atuar como uma das unidades aptas a receber os pacientes encaminhados que tenham outras doenças e não sejam considerados casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, mas precisem de internação. Com isso, os leitos do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz serão liberados para atendimento exclusivo de pessoas infectadas pelo covid-19. 
"Agradecemos a iniciativa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, especialmente importante neste momento em que os hospitais estão antevendo um aumento de consumo de EPIs e germicidas no intuito de impedir a transmissão e contaminação do coronavírus", expôs Luiz Carlos de Lima, gerente de Atenção à Saúde do HUGV. "É muito importante esse apoio da FCF e da própria Ufam. Em um momento de crise como esse, iniciativas como essa demonstram sempre que o HUGV é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), mas continua sendo e sempre será um hospital-escola e intimamente ligado à Universidade Federal do Amazonas. Essa ajuda, é somente mais uma demonstração da proximidade e parceria que norteiam essa relação", concluiu.
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página