Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > Ufam capacita profissionais de saúde de Itacoatiara no combate ao Coronavírus
Início do conteúdo da página

Ufam capacita profissionais de saúde de Itacoatiara no combate ao Coronavírus

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 13h55 | Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h51 | Acessos: 1607

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom/Ufam

 
Por meio de teleconferência, médicos e enfermeiros da Atenção Primária do município de Itacoatiara, a 270 km de Manaus, receberam orientação e capacitação quanto ao enfrentamento da pandemia do coronavírus na manhã desta quinta-feira, 26. A atividade faz parte das ações realizadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam, com apoio da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Universidade (GMTS). O estado do Amazonas tem mais de 50 casos confirmados e registrou a primeira morte em razão da doença na última terça-feira, 24.
 
Conduzida pelo médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina Bernardino Albuquerque, a teleconferência deu aos profissionais a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca da temática que os envolve. Entre as orientações passadas, constaram a necessidade de proteção, já que que o vírus tem alta transmissibilidade e os profissionais lidam diretamente com os infectados. 
 
"Fizemos o relato da situação atual no Brasil e no Amazonas. Apresentamos a definição de caso suspeito para que eles possam reconhecê-lo. Conversamos também sobre o procedimento de ações necessárias para tentar diminuir a propagação da doença como o isolamento social, sobre a importância da proteção aos grupos de riscos - pessoas com faixa etária maior de 60 anos, que apresentam formas graves e óbitos - além das pessoas com doenças crônicas, com baixa imunidade. Discutimos ainda a questão dos riscos e da proteção dos profissionais e a necessidade do uso de EPIs [equipamentos de proteção individual] e também quanto a condução dos casos diagnosticados", relatou o infectologista, que também atua como presidente do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam. "Foi uma sessão muito proveitosa de perguntas e respostas e esclarecimentos quanto às condutas a serem adotadas", revelou.
 
"É inegável o esforço que os profissionais estão fazendo, agora faltam mais informações sobre o contexto epidemiológico local, já que os contextos são diferentes, o que ocorre em Manaus é diferente do que ocorre em Itacoatiara, que ainda não tem nenhum caso registrado, mas tem que se manter vigilante, já tomando as medidas protetivas em relação aos grupos de risco", diz o professor.
 
A iniciativa partiu do Comitê da Universidade que, por meio da Gerência de Telessaúde, acionou os municípios para que os profissionais pudessem participar. "A Ufam está colaborando desta forma. Falamos com os secretários de Saúde dos municípios e explicamos a importância desta orientação para os médicos. É fundamental que eles estejam preparados para a eventualidade de expansão deste surto para o interior do Estado", declarou o médico cirurgião e vice-coordenador da GMTS, professor Pedro Elias. 
 
A ideia é realizar a capacitação dos profissionais de saúde em todos os cinco campi da Ufam no interior do Amazonas. Até o momento Humaitá e Itacoatiara, por meio dos Institutos de Educação, Agricultura e Ambiente e de Ciências Exatas e Tecnologia respectivamente, ofertaram o curso. 
registrado em:
Fim do conteúdo da página