Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Destaque > ARII recepciona estudantes japoneses e pode estabelecer parceria
Início do conteúdo da página

ARII recepciona estudantes japoneses e pode estabelecer parceria

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 14h46 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 10h04 | Acessos: 2543

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucional (ARII) recebeu nesta terça-feira, 16, uma comitiva da Associação Internacional de Medicina (IMA) da Escola de Medicina da Universidade de Keio, no Japão. A visita foi para estabelecer a possibilidade de um acordo de intercâmbio de estudantes entre as duas universidades na área de medicina.

A assessora de Relações Internacionais e Interinstitucional da Ufam, professora Lêda Brasil, e sua equipe, recepcionou na manhã desta terça-feira, 16, comitiva da Associação Internacional de Medicina da Escola de Medicina da Universidade de Keio, no Japão. O grupo visitou a Ufam com o objetivo de formalizar um convênio de intercâmbio de estudantes de Medicina entre as duas instituições. O coordenador da visita, o professor-titular aposentado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Milton Massato Hida, apresentou as condições do convênio que a Associação dos Estudantes de Medicina da Universidade de Keio deseja estabelecer com a Ufam e destacou a importância na formação acadêmica de médicos. “Espero que a visita sirva para estabelecer parceria com a Ufam. O intercâmbio amplia o conhecimento para os estudantes e promove experiências que marcam na vida profissional”, disse o coordenador Milton Massato Hida.    

Os estudantes japoneses da Associação Internacional de Medicina (IMA)  Yuma Yokoyama (representante estudantil), Taisuke Kimura (tesoureiro) e Soichiro Nishigaki (relações públicas) vieram a Manaus para participar de uma ação de atendimento médico no alto Rio Negro no barco da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como também vão ministrar uma palestra voltada para a comunidade acadêmica e hospitalar no HUGV, com ênfase em alunos de graduação e pós-graduação, intitulada “Universidade Keio e o Amazonas”, às 14h, e participar da comitiva que foi recepcionada nesta terça-feira na reitoria e estabelecer o desejo de firmar parceria com a Instituição na área de medicina.

“Estabelecer uma parceria na área de medicina com uma universidade japonesa é de grande importância para a formação de nossos estudantes. A Universidade Japonesa de Keio é uma instituição particular e abre a possibilidade de intercâmbio de alunos de medicina entre as duas instituições. Ficamos interessados na parceria porque nossos estudantes do curso de Medicina poderão agregar experiências no atendimento preventivo em regiões isoladas no Japão, fora dos grandes centros, como também os alunos de Keio terão a experiência de atender na Amazônia”, afirmou a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucional da Ufam, professora Lêda Brasil.  

Os membros da comitiva expuseram também as condições de financiamento, por meio de bolsas, da viagem e hospedagem de estudantes da Ufam. Isso abre grande possibilidade para firmar a parceria em razão dos custos elevados da viagem. O estabelecimento da parceria ainda passará por um procedimento legal para ser firmado.

Universidade Keio

A Universidade Keio (Keio Gijuku Daigaku) é uma universidade privada localizada em Tóquio, Japão. É uma das mais prestigiadas universidades japonesas, e reconhecida como o mais antigo instituto de ensino superior moderno no país, fundada em 1858 em Edo (atual Tóquio). Atualmente, tem 11 campi em Tóquio e Kanagawa que comportam dez faculdades: Letras, Economia, Direito, Negócios e Comércio, Medicina, Ciência e Tecnologia, Gestão de Políticas, Estudos de Meio Ambiente e Informação, Enfermagem e Cuidados Médicos e Farmácia.

A Universidade tem mais de 350 programas de intercâmbio estudantil com instituições de prestígio como a Universidade da Califórnia, Universidade Brown, Universidade da Pensilvânia, Universidade Carnegie Mello, Faculdade Dartmouth, École normale supérieure (Paris) e Ecole Polytechnique. Além disso, Keio tem 29 programas de duplo diploma com instituições de ponta como Institut d'Études Politiques de Paris, HEC Paris (ambas com departamentos de economia), University of Washington (Escola de Direito) e Mines ParisTech.

A universidade é uma das treze universidades do ‘Projeto Global 30’ do governo japonês (projeto que visa melhorar atuação global das universidades públicas e privadas do país para que os graduados possam conquistar em posições de liderança global).  Além disso, a Universidade de Keio é uma das universidades da Association of Pacific Rim Universities - (Associação da Orla do Pacífico - consórcio de 50 universidades de pesquisa líderes em 17 economias da Orla do Pacífico).

Sua lista de ex-alunos inclui três ex-primeiros-ministros, dois astronautas, membros honorários internacionais da Academia Americana de Artes e Ciências, um vencedor do Prêmio Wolf, cerca de 60 membros do gabinete, 76 membros do parlamento japonês e um grande número de CEOs de empresas listadas na primeira seção da Bolsa de Valores de Tóquio.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página