Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Destaque > Mestrado em Ciências do Movimento Humano da Ufam é aprovado pela Capes
Início do conteúdo da página

Mestrado em Ciências do Movimento Humano da Ufam é aprovado pela Capes

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 17h02 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 19h49 | Acessos: 9714

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ganhou mais um curso de Mestrado Acadêmico para compor seu leque de cursos stricto sensu. Desta vez, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCiMH), cuja proposta foi apresentada pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e ratificada durante a 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

Acesse neste link a lista de cursos aprovados.

“É com imensa alegria e satisfação que comunico a aprovação do Mestrado em Ciências do Movimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam!”, compartilhou orgulhosamente o diretor da Unidade Acadêmica que abrigará o curso, professor João Otacílio Libardoni, ao dar a notícia aos docentes, técnico-administrativos e discentes da Feff.

O resultado oficial foi divulgado na última quinta, 28, pelo CTC-ES. “O sonho de abrir um PPG se realiza exatamente no ano de comemoração dos 50 anos da Feff. Depois de muitas tentativas, essa grande conquista é fruto de um trabalho coletivo e comprometido realizado pelo corpo docente da Unidade e também pelo empenho da direção”, ressalta o professor Libardoni.

“A aprovação deste Programa é muito importante para a Ufam porque o que nós vamos iniciar na região Norte e no Estado do Amazonas será único, abarcando, sobretudo, os profissionais da área de Educação Física e de Fisioterapia”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal. “Nós ficamos muito felizes pelo trabalho institucional, tanto da Feff quanto da Propesp, esta última pelo acompanhamento permanente por meio do PAC-PG. Estamos em plena execução do programa que viabiliza o crescimento e a consolidação da pós-graduação em nossa Universidade”, completa a gestora da área.

Segundo a coordenadora da proposta e presidente do comitê de pesquisa da Faculdade, professora Karla de Jesus, o curso está inserido na Área 21 da Capes, que compreende, por exemplo, Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia. “A versão do Qualis da Área 21 do quadriênio 2013-2016 foi organizada para assegurar aspectos qualitativos e preservar a identidade dos veículos em relação ao escopo das áreas de concentração e linhas de pesquisa empregadas na divulgação do conhecimento produzido nos programas da Área definidos na edição de 2010-2012”, explica a docente, quanto ao aspecto mais técnico da proposta.

Estrutura e edital PPG

O Programa inicialmente será composto por 16 professores unidos em torno da área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano. A princípio, serão duas as Linhas de Pesquisa do PPG: Avaliação e Recuperação Funcional e Atividade Física e Esporte. O lançamento do edital para selecionar a primeira turma está previsto para o primeiro semestre de 2020, com início das aulas em agosto.

“A abertura do Mestrado é um marco na história da Educação Física e da Fisioterapia na região norte do Brasil. Esta importante conquista abre novas perspectivas para a pesquisa e para a formação continuada no Amazonas e no Norte do Brasil", conclui o diretor da Unidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página