Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Atividades da Semana de Ciência e Tecnologia do Icet tem eventos simultâneos em Itacoatiara, Silves e Nova Olinda do Norte
Início do conteúdo da página

Atividades da Semana de Ciência e Tecnologia do Icet tem eventos simultâneos em Itacoatiara, Silves e Nova Olinda do Norte

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h25 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h34 | Acessos: 1686

Com mais de 2.100 inscritos, a SNCT no Icet/Ufam comporta 525 horas de programação, mais 140 atividades, 169 palestrantes e a defesa de mais de 40 artigos e 20 pôsteres

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida em todo território brasileiro, tem o objetivo de aproximar as instituições científicas da população, ajudando-a a compreender a relevância da ciência no dia a dia. Em Manaus, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) capitaneou o evento e, dentre as unidades acadêmicas fora da sede, o de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara, deu sua contribuição ao levar conhecimento não apenas ao campus sede, mas aos municípios do entorno de Itacoatiara.

Durante a solenidade de abertura da SNCT do Icet, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, enalteceu a coordenação da Semana por mobilizar e inspirar professores, alunos voluntários e técnico-administrativos. "Fazer eventos requer muitos esforços. Fazer eventos dessa magnitude, pela quarta vez e a cada edição se impor um novo desafio, é um grande feito e a Administração Superior da Universidade reconhece isso", afirmou. Além disso, o reitor proferiu palestra na solenidade de abertura do evento.

Retomada da construção do Campus II do Icet

Ainda durante a sua fala, o reitor tornou pública a informação de que uma comitiva composta por representantes do HUGV/Ebserh, da Representação da Universidade em Brasília e também do Icet esteve na capital federal em cumprimento de agenda oficial para articular a averbação de emendas parlamentares para, entre outras obras, executar a construção da Biblioteca e do Restaurante Universitário da Unidade Acadêmica de Itacoatiara.

"Tendo o compromisso de que a emenda chegará, incluiremos os recursos previstos para esse fim e a partir disso, avançaremos nos trâmites legais. Esses são alguns dos motivos pelos quais eu vim ao Icet: participar desta abertura, anunciar que estamos trabalhando para expandir o Instituto, mas, anunciar também que já assinei o contrato para a retomada das obras do campus II do Icet. Em breve a empresa estará em campo para finalizar o projeto", garantiu. 

Além do reitor, compuseram a mesa de abertura o diretor do Icet, professor Valdomiro Lacerda Martins, os coordenadores da SNCT do Icet, professores Hidelbrando Ferreira e professor Rondon Yamane e a representante dos alunos voluntários do evento, Sandy França. Estiverem no evento, ainda, a diretora geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (campus Itacoatiara), professora Leonor Ferreira, o representante do prefeito de Itacoatiara, Márcio Souza, o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluísio Isper Neto, e a diretora da Faculdade ‘Boas Novas’, Maria José Costa Lima. 

O diretor do Icet, professor Valdomiro Lacerda Martins, falou do tema escolhido para a 16ª edição da SNCT: "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". "A bioeconomia é um resultado de uma revolução na área das ciências biológicas e está relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas de biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola. Acreditamos que a interdisciplinaridade e transversalidade na abordagem do tema anual pode ser um diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira. Nós, do Icet, estamos plantando uma semente", frisou.

Um dos coordenadores da Semana no Icet, professor Hidelbrando Ferreira, falou da expressiva participação da comunidade no evento. "Até o início do credenciamento o número de inscrições superava a marca de 2.100 pessoas. O interesse é acompanhar as mais de 525 horas de programação, distribuídas em mais de 140 atividades, sem contarmos com mostras e exposições. Formamos um exército de quase 150 voluntários, envolvemos 169 palestrantes, além de termos a defesa de mais de 40 artigos e 20 pôsteres", enumerou. 

Representando o Poder Legislativo de Itacoatiara, o presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, vereador Aluísio Isper Neto, considerou que todo conhecimento no campo científico surge na academia e que é tarefa do agente público que legisla participar de encontros os quais possam corroborar com novas políticas públicas. "Vim para compor a mesa da solenidade, mas também, interessado em aprender sobre temas cotidianos como o tratamento adequado aos resíduos sólidos", disse ele.

Outro ponto da programação ao qual se ateve o parlamentar é o que se refere às possibilidades de geração de renda com a prospecção da Bioeconomia, tema da XVI SNCT. "Vivemos em cima de uma riqueza incalculável, portanto, todo estudo capaz de trazer soluções sustentáveis para nossa Amazônia são bastante pertinentes", considerou. 

Onde a SNCT do Icet esteve

Nova Olinda do Norte: Lá foi promovido o curso sobre retirada de espinha de peixes, produção de defensivos alternativos, produção de composto orgânico, curso de saúde e saneamento no meio rural, taxidermia de peixes, montagem de aquários e produção de peixes ornamentais, uso de smartphone como ferramenta didática no ensino de ciências. 

Total de 320 participantes.

Quem ministrou os cursos: professores Ifam e Ufam 

Local das atividades: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Silves: Cursos de produção de hortaliças e alimentação saudável. Distribuição de 300 mudas para participantes plantarem em casa. Quem ministrou: professores do Ifam.

Total de 60 participantes ativos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página