Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Progesp divulga programação da III Semana do servidor e da servidora da Ufam
Início do conteúdo da página

Progesp divulga programação da III Semana do servidor e da servidora da Ufam

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 15h41 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 10h37 | Acessos: 2616

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio dos Departamentos de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), realiza a III Semana do Servidor e da Servidora Ufam de 29 de outubro a 31 de outubro.

A Semana tem o objetivo de comemorar o Dia do Servidor Público (28 de outubro), por meio de atividades que promovam a valorização dos(as) servidores(as) da Universidade Federal do Amazonas e do Hospital Universitário Getúlio Vargas, instrumentalizando-os/as para intervir nos desafios sociais, ambientais e da saúde, na perspectiva de vidas saudáveis e sustentáveis.   

Nessa terceira edição, a semana terá como tema: 'O Cuidado com a Saúde Mental e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS', com o objetivo de fomentar a reflexão sobre a qualidade de vida e as mudanças comportamentais envolvidas neste processo.

O Ministério da Saúde reconhece as práticas integrativas como um complemento aos tratamentos de saúde tradicionais, utilizando-se de recursos terapêuticos, para tratar e prevenir o adoecimento físico e mental. Yoga, cromoterapia, biodança, reiki, meditação e homeopatia são algumas das práticas que têm expandido o cuidado da saúde e possibilitado melhor qualidade de vida e trabalho para as pessoas.

Para alcançar o objetivo da semana, a programação contará com as práticas de massagem terapêutica, yoga e automassagem, com o propósito de apresentar as práticas integrativas. Além dessas, será criado um grupo, intitulado 'Cuidar-se: aprendendo a lidar com o estresse e a ansiedade', em três encontros, com duração de duas horas cada, com o objetivo de esclarecer aos participantes os conceitos de estresse e ansiedade, bem como a diferença entre as suas ocorrências em níveis normais e patológicos; mostrar os transtornos decorrentes da ansiedade e do estresse; trabalhar os pilares para a manutenção da saúde mental e apresentar técnicas de mudança comportamental.

Com essa promoção elaborada com todo cuidado, as equipes dos departamentos responsáveis buscam sensibilizar os (as) servidores (as) para a importância do autocuidado da saúde mental e dar visibilidade ao sofrimento psíquico que, por muitas vezes, são negligenciados e podem gerar ou agravar um adoecimento mental.

As atividades acontecerão no Campus Senador Virgílio Filho – Manaus, distribuídas entre a Sala de Treinamento da Progesp e a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEEF.  

As inscrições serão realizadas no período de 19 de setembro a 25 de outubro, através do site SIGAC, pelo qual o (a) servidor terá acesso ao seu Sigepe, no módulo SIAPE Saúde. 

Confira nos anexos a programação e o tutorial para a inscrição na Semana: 

Programação

Tutorial para inscrição

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página