Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Destaque > Docente da Faculdade Medicina da Ufam ganha prêmio ‘Inspiradoras 2021’ na categoria Câncer de Mama do Instituto Avon
Início do conteúdo da página

Docente da Faculdade Medicina da Ufam ganha prêmio ‘Inspiradoras 2021’ na categoria Câncer de Mama do Instituto Avon

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 16h08 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 10h00 | Acessos: 959

 

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A docente do Departamento Materno/Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (leciona ginecologia), Hilka Espírito Santo, foi premiada por uma ação que levou 22 mulheres, na fase mais crítica da pandemia no Amazonas, em janeiro e fevereiro deste ano, para realizar cirurgia da mama em outro estado.

No inicio deste ano (janeiro e fevereiro) ocorreu um colapso no sistema de saúde do estado do Amazonas. O foco do sistema se voltou para atender os pacientes/covids que sem dúvida era a grande maioria. A pandemia fez o sistema de saúde colapsar, em razão disso todos os outros tratamentos foram suspensos. A docente da Faculdade de Medicina da Ufam, que também atua na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), ela é especializada em Mastologia, diante da dificuldade do sistema em atender pacientes com diagnóstico de retirada da mama, apesar do tratamento quimioterápico e radioterápico na Fundação não ter sido interrompido, resolveu promover uma ação para levar 22 pacientes, primeiro foram 8, e depois mais 14 mulheres, que mesmo depois de receberam tratamento de quimioterapia e radioterapia, necessitavam com urgência realizarem mastectomias (retirada do seio).

“Naquele momento estavam mandando pacientes com Covid-19 para fora de Manaus. Aí pensamos em levar os pacientes que precisavam fazer mastectomia para outros estados. Já tínhamos agendado esses pacientes para a cirurgia e aí com a interrupção por conta da pandemia começamos a nos mobilizarmos (a equipe do FCecon) para levá-las para um hospital em outro estado. Pedimos ao Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Amazonas e da Força Aérea Brasileira e fomos atendidos. Conseguimos fazer contato com o pessoal do Hospital do Câncer III (HCIII) do Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde (Inca III), especializado no tratamento de câncer de mama, no estado do Rio de Janeiro, que prontamente nos atendeu”, afirmou a docente da Ufam, médica mastologista, chefe do serviço de Mastologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) .

O prêmio ‘Inspiradoras 2021’ realizado pelo Instituto Avon, em parceria com a Universa, plataforma feminina do UOL, foi uma iniciativa para reconhecer e dar visibilidade a mulheres que se dedicam a transformar vidas por meio de ações e projetos focados em violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero. Ao todo, 21 candidatas concorreram em sete categorias: Acesso à Justiça, Conscientização e Acolhimento, Inovação em Câncer de Mama, Informação para a Vida, Equidade e Cidadania, Esporte e Cultura e Representante Avon. “Concorri com duas colegas de São Paulo, uma do Hospital AC Camargo e outra da Universidade de São Paulo. Ganhei na categoria inovação em câncer de mama. A inovação na verdade foi pela atitude, pela ação, pela possibilidade de tratamento daquelas mulheres que naquele momento não tinham perspectivas de nada. Havia pacientes que já tinham feito quimioterapia e que o tumor não tinha respondido, era urgente realizar o procedimento cirúrgico nelas. Desta maneira conseguimos enviar as 22 mulheres, que pra mim o maior prêmio foi a vida delas. O prêmio me deixou feliz, fico grata, mas quem realizou o trabalho foi uma equipe. Hoje as pacientes estão todas bem de saúde”, concluiu  a médica.   

Candidatas e votação on-line              

Ao longo do mês de outubro, o nome e o perfil das candidatas foram revelados em reportagens especiais do Universa, como também ocorreu a abertura da votação on-line. A escolha das vencedoras contou com o voto de um corpo especializado de jurados.

Na terça-feira, 23 de novembro, foram reveladas em um evento com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube, as vencedoras.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página