Agroufam ocorre nos dias 14 e 15 de março de 2019

Feira Agroufam funciona no setor Sul do campusFeira Agroufam funciona no setor Sul do campusA coordenação do Núcleo de Socioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam (Nusec) divulgou nesta semana o calendário anual (2019) da Agroufam, com a primeira edição ocorrendo nos dias 14 e 15, das 8h às 16h, deste mês com o tema ‘Quinta e sexta é dia de Feira’.

A comunidade acadêmica, como também o público externo, a partir deste mês (14 e 15) já vão poder fazer suas compras na Agroufam, a Feira da Produção Familiar, que ocorre no setor Sul do Campus, nos blocos 1 e 2, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

A Feira tem como proposta disseminar a agricultura familiar no estado do Amazonas, bem como contribuir para o fortalecimento socioeconômico dos agricultores regionais envolvidos, além da troca de saberes do conhecimento tradicional em prol do fortalecimento e desenvolvimento organizado da Agroecologia na região da Amazônia brasileira.

Além da diversidade de produtos, que inclui frutas (maracujá, goiaba, melancia, melão, banana, mamão, graviola, cupuaçu, abacate, cacau, açaí), legumes e verduras, entre outros. A Feira tem espaço para a venda de artesanatos, plantas medicinais e ornamentais. Alguns dos produtos comercializados já são cultivados de maneira orgânica. O público também dispõe de barracas que comercializam alimentação regionalizada com preços mais acessíveis.

Segundo as coordenadoras, professoras Therezinha Fraxe e Jozane Lima Santiago, a Feira contribui para o incremento de renda dos agricultores familiares, pelo escoamento da produção, permitindo a venda direta (do produtor ao consumidor a preço justo.

Informações: (92) 3307-4272