Projeto Cunhantã Digital é indicado ao Prêmio da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação (CMSI)

Para ajudar o Cunhantã Digital a conquistar esse prêmio, registre-se na plataforma de votação e depois acesse o link de votação
 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
 
O Projeto Cunhantã Digital, iniciativa que pretende estimular o aumento do quantitativo feminino na área de exatas com foco em tecnologia e computação foi indicado ao Prêmio da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação (CMSI) na categoria 4, denominada Capacity Building.

A premiação será concedida no mês de abril, em Genebra/Suíça, durante o Fórum 2019 da Cúpula para a Sociedade de Informação e contemplará os melhores projetos e atividades na área de Tecnologia da Informação e Comunicação em 18 categorias, sendo que cada uma delas reflete uma das linhas de ações da CMSI.

A diretora do Instituto de Computação (Icomp) e coordenadora do Cunhantã Digital, professora Tanara Laushcner, comemora a indicação, ao mesmo tempo em que solicita ajuda para que o Projeto tenha uma excelente votação. “Todos nós estamos muito felizes com essa indicação, mas temos até o dia 10/02 (horário de Genebra) para votar. Então, gostaria de pedir o voto e a ajuda de todos e todas para que tenhamos uma boa votação para o nosso projeto. Dá um certo trabalho para votar, pois para o voto ser computado tem que se cadastrar no site da premiação; o cadastro tem que estar completamente preenchido; tem votar em todas as dezoito categorias, mas esse empenho é necessário, pois uma premiação dessas projeta a nossa Universidade mundialmente”, argumenta a diretora do Icomp.

Votos de todos os setores (público, privado, academia, sociedade civil, etc.) tem o mesmo peso. Para se registrar na plataforma de votação, acesse o link de registro . Depois de se registrar, acesse o link de votação. Confira o passo a passo:

1. Registre o email em: bit.ly/VoteCunhanta;

2. Clicar no email de confirmação (geralmente vai pra caixa de Spam);

3. Logar, e clicar em "Voting Form";

4. Selecionar Cunhantã Digital na Categoria 4;

5. Terminar de votar nas 18 categorias para poder computar o voto;

Assista ao vídeo com orientações de como votar. 

 

Sobre o Cunhantã Digital

Criado em 2015 e vinculado ao Instituto de Computação da Ufam, o Projeto Cunhantã Digital, além de estimular o aumento do quantitativo feminino na área de exatas com foco em tecnologia e computação, também tem o objetivo de  despertar o interesse de alunas do ensino médio/tecnológico e/ou dos anos finais do ensino fundamental, e motivá-las a seguir carreira em Computação. O projeto também visa fomentar o debate de gênero na academia e no mercado de trabalho tecnológico, contribuindo para a formação de profissionais mais engajados tanto em busca da emancipação individual de cada mulher, quanto da consciência coletiva necessária à superação de preconceitos e tabus, desmistificando a visão tradicional de que as áreas tecnológicas são masculinas. Entre as ações do Projeto estão a oferta de minicursos, oficinas, treinamento de equipes femininas para olimpíadas e maratonas de computação e realização de dinâmicas.