Professora de Jornalismo do ICSEZ/Ufam é premiada por projeto de jornal laboratório

O projeto Professor Imprensa é uma homenagem aos profissionais que constroem o futuro da comunicação no Brasil

Aldair Rodrigues**
Jornalismo Ufam/Parintins

A iniciativa da professora Karliane Nunes, docente do curso de Comunicação Social – Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), na cidade de Parintins, garantiu a ela o prêmio Professor Imprensa na categoria Coordenador de Jornal Laboratório, concedido pelo Portal Imprensa.

O resultado foi divulgado no último dia 22 de novembro, no Portal Imprensa. A vencedora recebeu um certificado digital, notificando a conquista, e será fonte de matéria especial sobre Educação na área de Comunicação, a ser publicada no mesmo Portal. O jornal laboratório “Tupã News” foi o trabalho coordenado pela docente que levou ao reconhecimento nacional.

"Para mim, é uma alegria grande, que podemos compartilhar com toda a equipe - alunos, professores e técnicos - principalmente do curso de Comunicação do Instituto. Esse é o reconhecimento de um trabalho no qual estamos investindo já durante um tempo, no sentido de realizar um produtoi jornalístico qualificado, que dê conta de temas importantes da cidade, com atenção aos critérios de noticiabilidade jornalística, relevância, proximidade", ressaltou a vencedora.

"Eu acho particularmente importante porque os alunos têm a oportunidade de participar de todas as etapas de elaboração de um jornal, desde a pauta, passando por todo o trabalho de apuração, entrevistas, retornos, até a edição e a diagramação. Considero a experiência muito significativa para eles, especialmente porque procuramos desenvolver um produto comprometido com valores cidadãos, democrários. Conquistar esse prêmio é mais um incentivo para seguirmos fazendo o jornal, e cada vez melhor", acrescentou a professora Karliane Nunes.Professora Karliane Nunes atua em ParintinsProfessora Karliane Nunes atua em Parintins

Homenageados

A votação foi realizada por e-mail, permitindo apenas um voto por categoria durante o processo. A quarta edição do evento buscou reconhecer as categorias: “Professor universitário do curso de comunicação”, “Orientador de TCC”, e “Coordenador de jornal-laboratório”. Ao todo, 15 profissionais da área, que lecionam em cursos de comunicação em todo o Brasil, tiveram destaque na votação, sendo cinco em cada uma das três categorias. Todos eles atuam em instituições públicas ou particulares de ensino superior.

Ao lado da professora Karliane Nunes, única da região Norte a conquistar o prêmio nessa categoria, também foram agraciados o professor Luiz Cláudio Ferreira, coordenador do “Jornal Esquina” no Centro Universitário de Brasília (Uniceub/DF); a professora Janayna Ávila, que coordena o “Labium Imagem” na Universidade Federal de Alagoas (AL); o professor Gutenberg Barbosa Batista Júnior, coordenador do Jornal Estaciente na Faculdade Pinheiro Guimarães (RJ); e a professora Laura Strelow Storch, responsável pelo Laboratório Experimental de Jornalismo (Lex) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS).