FD certifica 120 especialistas Lato Sensu e lança obra organizada

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam) certificou cerca de cento e vinte especialistas dos Cursos Lato Sensu de Direito Processual e Direito Público. Na ocasião, houve o lançamento da obra “Temas Contemporâneos de Direito: uma contribuição à pesquisa jurídica da Universidade Federal do Amazonas”, resultado de pesquisa de alunos da graduação. A solenidade ocorreu na segunda-feira, 1º de outubro, no auditório da Unidade Acadêmica localizada no setor Norte do Campus Universitário.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, saudou as autoridades na composição da mesa de abertura e, em seguida, disse ser aquele um momento em que se reflete sobre o valor da Instituição para a sociedade. O reitor relatou ainda a informação dada pelo Jornal Folha de São Paulo, a de que, no ranking das melhores universidades brasileiras, a Ufam figura entre as cinquenta mais importantes.

O professor Sylvio Puga justificou o resultado em razão das atividades desenvolvidas na Universidade. Inclusive, a Faculdade de Direito é considerada a raiz histórica da Ufam que completa, em 2019, 110 anos com realização de graduações com muita competência. “Agora, é hora de darmos um salto na pós-graduação. Se, ainda não temos o mestrado, em razão de não termos um número de doutores no curso, nós podemos ter a especialização e este é um grande passo para a formação dos quadros de pesquisadores da área de Direito no Amazonas”, comenta o professor Puga.  

O reitor afirmou que os alunos formados são fruto de um trabalho realizado pela FD, e a Universidade sente-se orgulhosa por todos os profissionais que receberam a certificação. "Ademais, vocês acreditaram na proposta inovadora com a finalidade de trazê-los: os ex-alunos  de volta à Universidade", afirmou. Por outro lado, disse o reitor, "é continuar acreditando que é possível termos o mestrado e o doutorado, pois houve reunião junto à Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) da necessidade para criação quanto à especificidade amazônica".

O diretor da FD, professor Carlos Alberto Filho, agradeceu o apoio que a Administração Superior tem dado à Faculdade e, em seguida, parabenizou os recém formados pela conquista de mais um título. Ele lembrou o saudoso professor Sebastião Marcelice pelo grande esforço pela melhoria da qualidade do curso, principalmente, no quesito de qualificação do corpo docente.  Ao final, agradeceu aos especialistas pela confiança que depositaram na FD.

Além do reitor, compuseram a mesa de abertura o diretor da FD, professor Carlos Alberto Ramos Filho, o vice-diretor, professor Adriano Fernandes Ferreira, e a coordenadora do Curso de Direito, professora Marina Araújo.   

Obra reúne pesquisas

A professora do Departamento de Direito Público da FD,  Dorinethe Bentes, é uma das organizadores da obra “Temas Contemporâneos de Direito: uma contribuição à pesquisa jurídica da Universidade Federal do Amazonas”. Ela comentou que o livro reúne pesquisas jurídicas produzidas pelos alunos da graduação.

De acordo com a professora Dorinethe, as pesquisas são oriundas das monografias e do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic). Segundo ela, a obra é constituída de sete livros, mas, sendo quatro volumes lançados no mês de outubro. Em novembro serão lançados mais três no III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia  (Siscultura).

Além da organizadora, os professores Tatiana Almeida, Adriano Fernandes Ferreira, Marina Araújo e Gabriel Sampaio envideram esforços para realizar o lançamento do livro e estimular a pesquisa na Universidade. "Os alunos elaboram 120 monografias, no entanto, esse conteúdo não era publicado. Agora, existe um meio para publicar os trabalhos de investigação científica", finalizou a professora.    

 

Lista de formados que receberam o certificado:

 

Direito Processual Civil

Altemir de Souza Pereira

Ariela Brito Marques

Charles Gomes da Costa Júnior

Daniel Reis e Silva

Devid Vinicius Xavier da Costa

Eduardo Felipe Menezes Mendonca

Elisa Gomes Valente

Evandro Marinho da Fonseca

Fabio Augusto do Nascimento Castilho

Girlene de Souza Portela         

Heitevaldo Neto Gomes Picanço

Igor dos Santos Praia

Isabelle Benlolo de Azevedo

Jean Da Silva Moura

Jerry Lucio Dias da Silva Junior

Jessica dos Reis Lima Ferreira

Johnny de Oliveira Salles

Jose Perceu Valente de Freitas

Juliana Costa da Silva

Kalel de Freitas Almeida

Karla Caroline dos Santos Freitas

Kryslaine de Oliveira Silva

Laecio Pereira Mineiro

Luiza Veneranda Pereira Batista

Nadynny Nogueira de Souza Bentes

Nathasha Cristina Melo da Rocha de Holanda Bessa

Panthev da Trindade Maciel

Paula Gama de Paiva

Paulo Eduardo Pereira Lima

Reginaldo Souza de Oliveira

Rodrigo Otavio Lamego Vasconcelos

Sara Rafaella Jorge Araujo

Sisifo Monteiro Albuquerque

 

Direito Público

Anderson Cordeiro Mota

Arnoud Lucas Andrade da Silva

Barbara Brasil da Costa

Bruno Souza da Silva

Didio Raul Americo Jimenez A. Neto

Helena dos Santos Bentes Rolim

Hudson Luiz França Mancilha

Jesse Pereira Falcao

Jofre Luis da Costa Oliveira

Lucia Simões do Santos Santana

Renato Costa Velas

Rennalt Lessa de Freitas

Roosevelt Correia Monte

Tassia Alfaia do Lago Maia

Thais Figueira de Oliveira

Wilken Almeida Robert