Reconhecimento foi conferido pelo reitor, professor Sylvio Puga, aos alunos que obtiveram as melhores notas no Processo Seletivo Contínuo (PSC); Sistema de Seleção Unificada (SISU) e no Processo Seletivo específico para o curso de Letras - Língua Brasileira de Sinais (PSeLib)2019

Por Márcia Grana
Equipe Ascom/Ufam

Em sessão de reconhecimento realizada no Gabinete do reitor na manhã desta quinta-feira, 16, oito alunos ingressantes na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 2019 foram agraciados com placas de honra ao mérito.

Samantha Brandão Romero, Alana Nogueira da Silva, Igor Lorenzo Ribeiro de Oliveira, Gabriel Balbino Nogueira, Geovana dos Santos Magalhães, Luana Motta de Oliveira Souza, Renan Moreira Rodrigues e Joniel Aranha de Souza são oscalouros que se destacaram por terem alcançado as melhores notas no Processo Seletivo Contínuo (PSC), no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Processo Seletivo Específico para o curso de Letras - Língua Brasileira de Sinais (PSELIB).

Durante a solenidade, o reitor, professor Sylvio Puga, deu as boas-vindas aos alunos aprovados para a única universidade pública federal do estado. “É um prazer estar com a professora Ana Galotta, que é a diretora da Comissão Permanente de Concursos da Universidade e com a com a diretora do Departamento de Registro Acadêmico da Ufam, Izaura Jardim, neste momento de celebração. Quero dizer a vocês que a Ufam sente bastante orgulho em recebê-los e esperamos que a permanência de vocês aqui seja marcante no Ensino, na Pesquisa e na Extensão”, discursou o reitor.

 

Luta e dedicação

Egresso do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, Joniel de Sousa conquistou a maior nota entre os candidatos deficientes auditivos para cursar a graduação em Letras - Língua Brasileira de Sinais. “Eu me esforcei bastante. Pedi ajuda dos professores, pois eu tinha bastante dificuldade, principalmente em Língua portuguesa, mas eu sempre soube que seria capaz de cursar o ensino superior e, na primeira tentativa, consegui passar. Eu aguardei o resultado ansiosamente e fiquei muito feliz com minha aprovação. Minha expectativa é ser professor do Ensino Fundamental e também penso em cursar o mestrado e doutorado”, declarou o aluno.

Luana Souza, que concluiu o Ensino Médio no Centro Educacional Adalberto Vale, ressalta o esforço que fez para conseguir uma vaga no ensino superior público federal. “Não foi fácil a minha jornada até a aprovação. Passar em medicina, apesar de difícil, é possível com dedicação e consistência. Agradeço, principalmente, o apoio da minha família e dos meus professores, essenciais para essa conquista. Apesar de ainda não ter escolhido uma especialidade, acredito que ao longo dos anos descobrirei do mais gosto, mas, por enquanto, as expectativas são ter uma formação de qualidade e ser uma boa profissional”, afirmou.

Reconhecimento bem-vindo

Também aprovado para o curso de Medicina, Igor de Oliveira, que é egresso do Colégio Militar da Polícia Militar II, obteve a maior média dentre as instituições estaduais. Ele afirmou que o reconhecimento da Ufam à trajetória dele é muito bem-vindo. “É gratificante o reconhecimento de anos de esforço e dedicação, não só meus, como também de minha família, principalmente de minha mãe, que em todos os momentos esteve presente para me ajudar. Ainda que eu não tenha uma especialidade em mente, espero ter uma ótima formação nesta instituição”, declarou o aluno.

 

O Departamento de Assistência Estudantil informa que, em função dos feriados da semana Santa, não haverá funcionamento dos RU's do Campus Universitário (Setores Norte e Sul) de 18 a 20 de abril. 

A professora Vera Lúcia Bentes assumirá a direção do Instituto; o professor Carlos Ramon Brito será o novo coordenador acadêmico e o TAE Paulo Rômulo de Matos o novo coordenador administrativo do ISB.

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

No próximo dia 15 de abril, às 8h30, será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), unidade da Ufam no município de Coari.

A nova diretoria - composta pelos professores Vera Lúcia Bentes (diretora); Carlos Ramon Brito (coordenador acadêmico) e TAE Paulo Rômulo de Matos (coordenador administrativo) - foI eleita para dirigir o ISB durante o quadriênio 2019 – 2023.

A nova diretora, professora Vera Lúcia Bentes, destaca as prioridades da gestão a ser empossada. “Entre as prioridades de nossa gestão estão garantir ensino de qualidade; a aquisição de materiais didáticos de consumo e permanentes; as manutenções preventivas necessárias para a realização das atividades acadêmicas dos cursos de gradução do ISB; o apoio pedagógico aos docentes e TAEs, almejando a garantia de boas notas nas avaliações do MEC para todos os cursos oferecidos pelo Instituto; o incentivo às atividades de Extensão e pesquisa já existentes, além de implantar cursos de pós Graduação (lato sensu e stricto sensu) no Instituto em parceria com outras Universidades”, elencou a gestora.

A solenidade de posse será realizada no Auditório Rio Copeá do Instituto de Saúde e Biotecnologia, a partir das 18h30.

Confira o perfil dos novos gestores

Diretora

Professora Dra.Vera Lúcia Imbiriba Bentes

Natural de Santarém, no Pará. É Doutora em Química Inorgânica (2017), Mestre em Química Ambiental (2008) e Graduada em Química (2005), todos pela Universidade Federal do Amazonas. É professora efetiva do ISB/UFAM desde de 2008. Já foi DIRETORA pró tempore do ISB, por cerca de 5 meses, em 2011. Foi Coordenadora e Vice-Coordenadora do Curso de Ciências - Biologia e Química em diversos períodos (2008-2013, 2017-2019), Coordenadora do Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAP, 2012). Por 2 anos foi representante docente do ISB no CONSUNI e coordenou o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Por 4 anos coordenou laboratórios de ensino de química no ISB. Coordenou o PIBIC (2017-2018) e o XXVI CONIC (2017) no ISB. Atualmente é coordenadora voluntária do PIBID e da Residência Pedagógica e realiza atividades de Ensino (aulas e orientações), projetos e atividades de extensão (experimentação, atividades lúdicas, Olimpíadas de Conhecimento, Ensino-Aprendizagem nas escolas de Coari, Semana de Curso e Liga acadêmica) e Pesquisa, como orientadora de Projetos de Iniciação Científica nas áreas ambiental, materiais sólidos e ensino (2009 -2019).

Coordenador Acadêmico

Professor Dr. Carlos Ramon do Nascimento Brito

Natural de Mossoró - RN.Possui doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na The University of Texas, em El Paso, Texas. Possui mestrado em Ciências da Saúde, habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas e graduação em Farmácia, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Foi professor substituto da UFRN e é professor efetivo do ISB desde 2008 atuando em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como vice-coordenador do curso de Biotecnologia e foi membro efetivo do Comitê de Extensão. Atualmente é coordenador do Comitê Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Coordenador Administrativo

TAE Paulo Rômulo Lima de Matos

Natural de Coari, 35 anos, é casado e tem duas filhas. É Mestre em Engenharia de Produção (2017), Especialista em Gestão de Pessoas (2011) e graduado pela primeira turma do ISB do curso de Ciências: Matemática e Física (conclusão em 2010). É Técnico-Administrativo em Educação desde a implantação do ISB, em Coari, no ano de 2006. Atuou como Secretário da Coordenação Acadêmica por 9 anos, se desligando do cargo quando se afastou para cursar mestrado. Atualmente é Gestor de Contrato e Secretário da Comissão de Concurso para Carreira de Magistério Superior do ISB (2018).