Coordenação de Desenvolvimento Social divulga Informativo em alusão ao Janeiro Branco

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom Ufam

Com o intuito de celebrar o Janeiro Branco, campanha que se dedica a evidenciar temas relacionados à Saúde Mental e Emocional, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Social (CDS), desenvolveu um informativo que promove o conhecimento e convida a refletir sobre o assunto.

O Janeiro Branco é uma campanha sem fins lucrativos idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em 2013, com o objetivo de chamar a atenção da população e das autoridades públicas para questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida para refletirem sobre as suas condições psicológicas e investirem mais em Saúde Mental. A campanha foi concebida e realizada por psicólogos e estudantes, em parceria com demais profissionais do campo da Saúde.

De acordo com Roberta Vieira, psicóloga da CDS, o adoecimento psíquico ainda é negligenciado e, muitas vezes, só é observado e tratado quando toma proporções maiores, que requerem a intervenção terapêutica e medicamentosa. “Focar na divulgação do tema, na elaboração e execução de políticas públicas e na própria mudança individual é fundamental para evitarmos o agravamento dessa realidade. O Janeiro Branco convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos. A campanha objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre o tema e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e à sociedade como um todo”, disse a técnica administrativa.  

 

Confira o informativo em anexo: 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Informativo Janeiro Branco.pdf)Informativo Janeiro Branco.pdf[ ]462 kB