Biblioteca do Icet/Ufam em Itacoatiara passa a utilizar sistema automatizado de informação

Por Ismael dos Santos (Equipe Ascom) e Biblioteca Central

A Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Icet/Ufam) em Itacoatiara começou a operar com o atendimento de circulação do material informacional, de forma automatizada, utilizando o sistema Pergamum. A automação traz à biblioteca mais agilidade no processamento e disponibilização do acervo, rapidez na recuperação das informações pelos usuários e dinamismo no atendimento.

A equipe da biblioteca dedicou bastante trabalho para que fosse possível disponibilizar o acesso de forma rápida, cômoda e segura aos usuários, bem como um maior controle sobre o acervo por parte da coordenação. Agora a comunidade acadêmica do Icet também pode fazer reservas e renovações de livros pela internet.

“Sabemos que informatizar bibliotecas é um processo desafiador, pelas características dos serviços e a variedade das informações a serem tratadas e dispostas para acesso e uso, bem como pela infraestrutura de tecnologia necessária. Requer planejamento cuidadoso e sistemático, sobretudo quando precisam ser feitas implementações durante o calendário acadêmico em andamento. Porém o beneficio que o serviço trará aos usuários vale o sacrifício”, declarou a Diretora da Biblioteca Central, Célia Lira.