II Fientec de Coari é sucesso de público

Reitor na abertura solene da II Fientec em CoariReitor na abertura solene da II Fientec em CoariO Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) de Coari realizou no período de 5 a 10 de novembro a ll Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia, Extensão e Cultura do Médio Solimões (II Fientec). A comunidade acadêmica e da região participaram ativamente das atividades da Feira. A abertura contou com a participação do reitor da Ufam, Sylvio Mário Puga Ferreira, e outras autoridades universitárias que compuseram a mesa de abertura do evento.

O II Fientec reuniu diversos públicos no município de Coari, de 5 a 10, que participaram ativamente de minicursos, palestras, concursos (‘Garota Fientec’, de redação, desenho) culinária, espetáculo de humor, entre outras atividades. O maior evento multitemático de Coari teve mais de 1.500 participantes que puderam ter acesso a conhecimentos científicos, tecnológicos, culturais, além da troca de experiências.

Idealizado pelo diretor do ISB, Josemar Gurgel da Costa, o evento teve como propósito diminuir as perdas sócio-culturais observadas na região do Médio Solimões e, ao mesmo tempo, abrir as portas da Universidade para a população.

A segunda versão da Fientec inovou porque teve o apoio e participação direta da prefeitura municipal de Coari e da Seduc, que forneceram espaço e infraestrutura para que a mesma fosse realizada simultaneamente em dois locais: no ISB, com as atividades científicas e de extensão, atraindo mais de 1500 participantes, entre alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores e acadêmicos e no ginásio de esportes, Geraldo Granjeiro, com as atividades culturais e apresentações de inovações tecnológicas visitadas por quase 2000 pessoas.

“Diferente da versão anterior, a Fientec deste ano foi voltada não apenas ao público acadêmico, como também a professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes estaduais e municipais e moradores de Coari. Com isto, a população local teve a oportunidade, não apenas de se aproximar de inovações científicas, tecnológicas e culturais, como de estimular seus jovens a conhecer suas vocações, mergulhando no mundo da pesquisa, da ciência e da cultura”, disse o diretor do ISB, Josemar Gurgel da Costa.

Diversos eventos compuseram a II Fientec do ISB e contribuíram efetivamente na discussão de vários temas científicos e culturais. A I Mostra de profissões do Médio Solimões; o II Congresso de Iniciação Científica; a II Feira de Inovação e Tecnologia; a II Mostra de Extensão Universitária; a II Mostra Cultural Universitária; o Espaço Pequeno Cientista; I Encontro das Licenciaturas em Ciências e I Encontro de nutrição do Médio Solimões foram os eventos que formaram o evento maior.

“O sucesso da Feira foi resultado do trabalho dos coordenadores e membros de diferentes comissões”, destacou o diretor do ISB, Josemar Gurgel.  "Eu gostaria muito de agradecer à Unidade de Telesaúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas, através da Gerência de Ensino e Pesquisa, e da doutora Adriany Lins, que tem mediado esses trabalhos na II Fientec. É uma satisfação para nós termos a participação desses profissionais que têm participado conosco através de videoconferência. Muito obrigado a todos", finalizou.