Colaborador do PPGM recebe prêmio internacional para jovens matemáticos

Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Ufam (PPGM), Eduardo Teixeira foi vencedor de prêmio reconhecido internacionalmente, intitulado Ramanujan Prize 2017, por seu trabalho em Análise e Equações Diferenciais Parciais, desenvolvido na Universidade Federal do Ceará (UFC).  

O professor possui graduação e mestrado em Matemática pela UFC (1999/2001) e doutorado em Matemática pela University of Texas at Austin (2005). Atualmente é professor titular do Departamento de Matemática da UFC; pertence ao corpo editorial da revista Interfaces and Free Boundaries; é o editor chefe da Coleção Fronteiras da Matemática (SBM) e o presidente do Comitê para Atividades Paralelas e Eventos Satélites na edição de 2018 do Congresso Internacional de Matemática (ICM). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais elípticas e parabólicas, problemas de fronteira livre, Análise Harmônica e Geométrica, Cálculo das Variações e Teoria Geométrica da Medida.

Sobre o prêmio Ramanujan

Concedido pelo Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) com o suporte do Fundo Abel da Academia de Ciências da Noruega e com a cooperação da União Matemática Internacional (IMU), o prêmio é dado anualmente a um pesquisador de um país em desenvolvimento com menos de 45 anos que tenha realizado pesquisa excepcional no local e recebe este nome em homenagem ao matemático indiano autodidata Srinivasa Ramanujan que, mesmo sem possuir formação acadêmica, contribuiu consideravelmente com avanços científicos na área. O vencedor será convidado a receber a láurea presencialmente e realizar palestra no ICTP.