Cine e Vídeo Tarumã apresenta semana com filmes de Ettore Scola

Nos dias 15, 17 e 19 de maio o Cine e Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), homenageia o diretor italiano Ettore Scola. Com uma carreira marcada por grandes sucessos do cinema europeu, Scola dirigiu, escreveu e produziu filmes cultuados pelo público e pela crítica. As sessões serão realizadas a partir de 12h30, no Auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), antigo Ichl, Setor Norte do Campus.

Na segunda-feira, dia 15, será exibido ‘Um Dia Muito Especial’, filme de 1977 ganhador na categoria de Melhor Filme estrangeiro no Globo de Ouro e no Oscar. A trama se passa na Itália, no ano de 1938, e gira em torno da relação intensa entre Antonietta (Sophia Loren), uma dona de casa neglicenciada pelo marido facista, e seu vizinho Gabrielle (Marcello Nastroianni), radialista homossexual e depressivo. Eles se conhecem no mesmo dia em que Hitler e Mussolini se reúnem para selar uma união política que acarretaria a 2ª Guerra Mundial, no ano seguinte.

No dia 17, o filme apresentado é ‘O Jantar’, ganhador do Golden Goblets da Itália de Melhor Roteiro, a produção aborda os dramas particulares de vários personagens dentro de um restaurante, incluindo Flora (Fanny Ardant), dona do local, um professor universitário que mantém uma relação amorosa com uma de suas alunas e uma mãe que tem problemas com a filha. A obra ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coajuvante para Stefania Sandrelli e Melhor Ator Coadjuvante dado a todo o elenco nesta categoria na Premiação do Sindicato Nacional de Jornalistas de Cinema.

No dia 19, sexta-feira, o último filme a ser exibido é ‘Que Estranho Chamar-se Federico’ de 2013, último trabalho de Scola, que conta a biografia do diretor Federico Fellini, outro grande nome do cinema italiano. O filme foi indicado ao Golden Globes na categoria de Melhor Fotografia e consagrou Ettore Scola com o prêmio de Melhor Diretor do Sindicato Nacional dos Jornalistas Cinematográficos Italiano.

As sessões do Cine & Vídeo Tarumã, um projeto de extensão da Faculdade de Informação e Comunicação da UFAM (Fic), são sempre gratuitas, com início às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, localizado no setor Norte do Campus Universitário.

 

Informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.