“Segurança alimentar e autossuficiência” será tema da Agroufam nos dias 4 e 5 de maio

Produtos de base familiarProdutos de base familiarPara promover a inclusão social a partir da comercialização de produtos de base familiar, o Núcleo de Socioeconomia da Ufam (Nusec) promove a 37° edição da Agroufam, feira de produção familiar que ocorre durante a primeira semana de cada mês. O evento será realizado nos blocos 1 e 2 da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), localizada no Setor Sul do Campus, nos dias 4 e 5 de maio, em horários distintos:

Dia 4: das 7h às 18h;

Dia 5: das 6h às 16h.

Legumes, frutas, laticínios, doces, plantas ornamentais e medicinais e artesanatos produzidos por famílias de doze munícipios amazonenses podem ser encontrados na feira.

Inclusão social 

O tema “Segurança alimentar e autossuficiência” tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre as condições de bem-estar social propiciadas por esse tipo de agricultura familiar. Um dos diferenciais da Agroufam em relação ao mercado externo é o preço acessível dos produtos, o que contribui para que a população adquira alimentos adequados às suas necessidades, tanto em quantidade quanto em qualidade nutricional e sanitária. A partir disso e da consequente distribuição de renda às famílias agricultoras participantes, surge a noção de inclusão social agregada ao evento.

A interação entre produtores rurais e  a Universidade estabelece um “intercâmbio de saberes” entre as culturas existentes nas realidades rural e urbana, o que resulta nos diversos produtos disponíveis na Agroufam.

Nusec

Sob a liderança da Professora Therezinha Fraxe, também diretora do Centro de Ciências do Ambiente da Ufam (CCA), o Núcleo trabalha desde 2002 junto às organizações familiares nas comunidades rurais para desenvolver estratégias inovadoras que agreguem valor à produção agrícola dos envolvidos no processo.

 

Informações: (92) 99219-6825 (Comunicação Nusec. Falar com Netto)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Fanpage da Agroufam