Cine & Vídeo Tarumã volta as atividades nesta segunda

O Cine & Vídeo Tarumã  retorna às suas atividades nessa semana com uma programação de três filmes realizados por mulheres cineastas e que alcançaram sucesso de crítica. A semana reúne filmes produzidos na França, Espanha e Alemanha, que demonstram a sensibilidade do olhar feminino sobre diversas questões sociais, emocionais e políticas que as mulheres enfrentam em diferentes fases da vida. Os filmes escolhidos para a programação que recebe o nome “Perfis femininos sob o olhar delas” são: O que está por vir, Ninguém deseja a noite e As mulheres de Rosenstrasse.

Nesta segunda-feira, dia 20, ocorre a exibição do filme O que está por vir, da diretora francesa Mia Hansen-Løve. A professora de filosofia, Nathalie, tem dois filhos que pouco vê e um marido também docente, seu companheiro há 25 anos. Entre trocas de ideias com o pupilo anarquista, ligações insistentes da mãe solitária e piquetes de alunos, ela leva uma vida tranquila. Mas tudo está para mudar.

Na quarta-feira, dia 22, será a vez do filme Ninguém deseja a noite, da diretora espanhola Isabel Coixet. Groenlândia, 1908. Josephine Peary é uma expedicionária que viaja ao Polo Norte em busca de seu marido, desbravador. Dona de fortes convicções sobre a vida e o seu trabalho, ela muda por completo sua visão do mundo após um inesperado encontro com a esquimó Allaka.

Sexta-feira, dia 24, haverá o filme As mulheres de Rosenstrasse da diretora alemã Margarethe Von Trotta. No ano de 2000, após seu pai falecer em Nova York, a jovem judia Sarah passa a se preocupar com Ruth, sua mãe, que começou a se comportar de forma estranha. O mistério aumenta quando uma prima distante aparece para visitá-las, trazendo uma foto que mostra Ruth, ainda criança, ao lado da mulher que a ajudou a escapar da Alemanha durante a Segunda Guerra. Curiosa a respeito dos fatos por trás do retrato, Sarah viaja a Berlim disposta a desvendar os mistérios sobre a infância da mãe, e acaba entrando em contato com uma história emocionante.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais -IFCHS-, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.