Departamento de Filosofia promove Seminários “Uma inflexão da Filosofia ao pensamento social”

Aproximações dos pensamentos de Foucault e Lévi-Strauss serão analisadas ao longo de seis encontros

Para discutir as possíveis aproximações teóricas e metodológicas de Foulcault e Lévi-Strauss, o Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas promove uma série de seis encontros a fim de refletir sobre as contribuições dos intelectuais que romperam com técnicas de observação tradicionais ou de análise discursiva para estruturar novas bases para o conhecimento da sociedade e para o desenvolvimento da reflexão filosófica.

O coordenador do projeto, professor doutor Nelson Noronha, destaca que as atividades vão além da possibilidade de aprofundar pesquisas. “Além da relevância acadêmica e da contribuição para o aprofundamento das pesquisas nessas áreas, os seminários serão oportunos para esclarecerem a pertinência da Filosofia e das Ciências Humanas como recursos indispensáveis a uma sociedade intelectualmente autônoma, socialmente plural e politicamente democrática”, declarou ele.

Programação

O primeiro encontro ocorre no dia 29 de agosto, a partir das 18h, com o debate “O uso do BLOG como mediação nas aulas de Filosofia” e terá como conferencistas os professores Joyce Karoline Oliveira Pontes, Soraya de Oliveira Lima e Nelson Matos de Noronha.

O segundo encontro ocorre no dia 16 de setembro, a partir das 16h, em que a temática a ser debatida é “Linguagem e discurso como matéria para a elaboração dos objetos das Ciências Humanas”. Os professores Lileane Portela Aguiar, Andrea Costa de Andrade e Nelson Matos de Noronha conduzem as reflexões. 

Outros encontros ocorrem no dia 28 de outubro, com o tema "Foucault e Lévi-Strauss. Repercussões de suas obras na Filosofia e nas Ciências Humanas"; 31 de outubro, "Lévi-Strauss visto do Brasil"; 25 de novembro, "Lévi-Strauss e a construção dos Saberes no Pensamento Amazônico"; e 16 de dezembro com o seminário "Estrutura e História". (Confira a programação completa no folder em anexo).

Inscrições

Os encontros serão abertos a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas através do link HTTP://filosofiaeseusestudos.blogspot.com.br/

O Departamento de Filosofia emitirá certificado aos participantes. Todas as atividades serão realizadas no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) – Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.