Reitor participa do lançamento da I Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM)

A fesPIM ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam
Com informações da Assessoria da Suframa

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, participou da apresentação da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM). O evento aconteceu na última segunda-feira, 30, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A fesPIM é uma realização da Suframa, em parceria com o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), e ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). A ideia é mostrar o potencial sustentável do PIM na geração de emprego e renda e os impactos positivos dessas atividades para a preservação da floresta e geração de tributos para o Brasil.

De acordo com o reitor Sylvio Puga, a Feira aborda o desenvolvimento econômico, a partir do uso sustentável de recursos naturais. “A fesPIM olha o potencial sustentável do Polo Industrial de Manaus e une agentes ligados ao desenvolvimento da região. Um dos idealizadores é o docente titular da Ufam, professor Alexandre Rivas, e a Instituição também participa com um estande, apresentando à sociedade as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão que podem colaborar com o desenvolvimento econômico e sustentável amazônico’, explicou.

Segundo docente da Ufam e presidente do Instituto Piatam, professor Alexandre Rivas, a Feira conecta a indústria aos recursos existentes na região. “A fesPIM tem como objetivo trazer uma visão onde seja possível identificar as conexões potenciais que existam entre a indústria e todo o conjunto de recursos que temos na região e que tanto precisam interagir para que possamos caminhar em direção a uma nova configuração econômica que prestigia e fortalece o Polo Industrial de Manaus”, afirmou.

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, destacou a importância de se discutir o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e apresentar as vantagens do Polo Industrial de Manaus na atual conjuntura. “O momento que estamos passando é de retomada do crescimento, com vários desafios no campo econômico, político, social e ambiental. Nós amazônidas temos que dar soluções para os nossos problemas, porque somos nós que vivemos aqui e sabemos do tamanho dos desafios que encontramos e a concepção de feira vai ao encontro exatamente dessa proposta”, destacou.

A apresentação da festPIM contou com pronunciamentos do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, do presidente do Instituto Piatam, dr. Alexandre Rivas, do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, do reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, do diretor-presidente do Hospital Samel, Luís Alberto Nicolau, do diretor-presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, do gerente de Relações Institucionais da Moto Honda, Helio Shimpei, do vice-presidente do Codese, Romero Reis.

Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus

Serão 130 estandes distribuídos em uma estrutura feita com materiais reutilizados, bem como uma programação com palestras, fam trip voltada a potenciais investidores, com realização de visitas a fábricas do Polo, e press trip para jornalistas nacionais e internacionais.

Entre os palestrantes já confirmados, estão o ex-presidente Sociedade norte americana de Economia Ecológica, James R. Kahn, o CEO e presidente da Biominas Brasil, Eduardo Emrich Soares, e o diretor de Desenvolvimento de Projetos na Brasil Potash Corp, Guilherme Jácome.

A fesPIM é uma realização da Suframa e Instituto Piatam e conta com patrocínio da Samsung, Amazonas Energia, Coca-Cola, Moto Honda, Samel, Sidia, Fieam, Cieam, Crea-AM, Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas.